SóProvas


ID
2037343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à gestão da qualidade, julgue o item a seguir.


A implementação de um departamento de qualidade tem como objetivo básico a ênfase na correção de defeitos.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O departamento de qualidade busca verificar se o que está sendo feito está dentro dos padrões de qualidade adotados pela organização, avaliando em diferentes aspectos. Caso não esteja, aí sim serão tomadas ações corretivas. Corrijam-me se estiver errado.

  • Errado. Um departamento de qualidade deve buscar, numa visão contemporânea, a construção da qualidade em todas as ações, produtos e serviços da organização, e não a mera correção de defeitos. Até porque um investimento num departamento específico para apenas essa finalidade oneraria a organização. A qualidade precisa estar presente em todos os processos da organização. 

    Fonte: Prof. Carlos Xavier (Estratégia) +  acréscimos meus

  • Na era do controle estatístico sim, atualmente NÃO.

  • GABARITO: Errado.

      

    Prova comentada - Comentário do Prof Carlos Xavier

         

    Um departamento de qualidade deve buscar, numa visão contemporânea, a construção da qualidade em todas as ações, produtos e serviços da organização, e não a mera correção de defeitos.

          

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-comentada-tcepa-cargo-37-administracao/

  • Na verdade torna-se desnecessária a implementação de um departamento de qualidade, visto que a qualidade é uma responsabilidade de todos.

  • Gabriela Rodrigues, eu também pensava como você, que não seria necessário um departamento de qualidade ja que esta é uma responsabilidade de todos. 

    No entanto, veja esta questão da CESPE: Uma das principais ideias e contribuições para a gestão da qualidade é a criação dos departamentos de controle da qualidade com a atribuição principal de preparar e ajudar a administração do programa de qualidade. 

    Tal questão foi considerada correta. Dessa forma, não acho que falar que a criação de um departamento de qualidade seja desnecessário. 

  • "A implementação de um programa de gestão de qualidade envonve MUITO mais do que correção de defeitos.As ideia principais que baseiam o significado atual da qualidade são,basicamente,as seguintes:

     

    -Atender ás expectativas,requisitos e desejos dos clientes;

    -Executar as tarefas da melhor forma possível;

    -Preocupação constante em melhorar os processos do trabalho;

    -Não desperdiçar esforços e recursos;

    -Fazer correto o trabalho desde o pricípio;

    Deste modo,o trabalho deve estar voltado para a entrega de bens e serviços dentro do que é esperado pelos clientes,o que chamamos de conformidade ao padrão desejado.O gabarito é questão errada."  -Comentário retirado do estratégia concursos.

  • GAB: E

    Acrescentando..

    Foco hoje é muito mais preventivo que corretivo.

  • Ênfase na prevenção . No passado o foco era na localização de defeitos.

  • Segundo  Marly Carvalho e Edson Paladini:

    ''[...] o departamentode qualidade é responsável por prover a habilidade e os procedimentos necessários para que o sistema funcione como um todo, ou seja, a qualidade passa a ter uma abordagem que vai além do conhecimento trivial.''

     

    Fonte: Gestão da Qualidade: Teoria e Casos

  • lAguns comentários não tem a fonte, por gentileza, revele a fonte das informações. 

  • Errado, não é só orreção de defeitos!!! e sim a constraução da qualidade como todo.

     

  • Foco essencial no cliente e na qualidade dos processos.

  • Essa questão é daquele tipo que estando incompleta está errada. Porém, incompleta também pode estar certo para a CESPE. 

    Questão de sorte! ehehhee 

     

  • ERRADO

     

    Conforme os colegas já disseram, o foco na correção de defeitos é característica da era do controle estatístico. Nessa época surgiu o departamento de controle, o qual fazia inspeção por amostragem. Atualmente, a qualidade é responsabilidade de todos da organização e o objetivo maior já não é mais corrigir defeitos, e sim, prevení-los.

  • Armand Feigenbaum >> pretendia mudar a ênfase da correção para a prevenção de defeitos, ou seja, fazer certo da primeira vez.
     

  • sem contexto é osso

  • Gab: Errado

     

    Armand Feigenbaum - conhecido como o primeiro a falar em Controle da Qualidade Total (TQC) - afirmava que deveria haver um Departamento de controle da qualidade conduzido por especialistas.

    Com isso ele pretendia mudar a ênfase da correção para a prevenção de defeitos, buscando fazer certo desde a primeira vez.

     

    Logo, o foco do departamento de qualidade é previnir a ocorrência de defeitos, e não esperar que os defeitos aconteçam para depois

    corrigí-los.

  • Prevenção!!!

  • Gabarito - Errado.

    A implementação de uma área/departamento de qualidade em uma organização contemporânea pode ter diversos objetivos mas, o principal objetivo seria a construção da qualidade, e não a correção de defeitos.

  • A evolução que tivemos no conceito de qualidade ao longo do tempo provocou mudanças também na atuação dos departamentos de qualidade. 

    Se durante a era da inspeção o objetivo era realizar inspeções e adotar uma ênfase no controle. Com a qualidade total, os departamentos de qualidade assumiram um papel estratégico com ênfase na satisfação das necessidades do mercado e dos clientes. 

    Gabarito: ERRADO

  • marquei certo por conta do "BÁSICO";