SóProvas


ID
2037694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à violência contra crianças e adolescentes e aos múltiplos aspectos relacionados a esse assunto, julgue o item subsecutivo.

O diagrama de conceituação cognitiva proposto por Beck é uma ferramenta eficaz no tratamento de indivíduos com histórico de rejeição na infância.

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de conceitualização proposto por Beck visa construir junto com o paciente um modelo amplo de tratamento, descrevendo e explicitando as dificuldades do cliente. A identificação das crenças centrais serão fundamentais nesse processo. 

    Vale destacar que "de acordo com J. Beck (1997), as crenças centrais ou nucleares são desenvolvidas na infância através das interações do indivíduo com outras pessoas significativas e da vivência de muitas situações que fortaleçam essa idéia."

    Sendo assim, pode-se afirmar que" o diagrama de conceituação cognitiva proposto por Beck é uma ferramenta eficaz no tratamento de indivíduos com histórico de rejeição na infância", ou seja, serão trabalhadas as crenças centrais da pessoa. 

  • No levantamento de situações sobre a vida do cliente, é utilizado o Diagrama de conceitualização cognitiva de J. Beck (1997). De acordo com J. Beck (2007), ele é necessário para auxiliar na organização das informações coletadas com o cliente, consequentemente favorecendo a identificação das crenças e estratégias compensatórias, a compreensão dos motivos que levaram ao desenvolvimento dessas crenças e da maneira como as estratégias compensatórias se conectaram às crenças centrais e à organização das metas da terapia. 

    Knapp e Rocha (2003) referem que o Diagrama pode ser utilizado durante a sessão com o cliente, como exercício para o terapeuta, visando realizar avaliação cognitiva do cliente, ou como tarefa de casa. O preenchimento do Diagrama inicia-se assim que houver um levantamento suficiente de dados. Essa suficiência pode ser avaliada objetivamente com base no Mapa de situações por área da vida para conceitualização cognitiva de caso descrito acima.

    FONTE: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872010000200002

  • Troque "rejeição na infância" por quase todos os transtornos, quase todas as questões emocionais, etc e vai tá certo :)