SóProvas


ID
2037709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, julgue o item que se segue.

O processo psicodiagnóstico é um instrumento eficaz na avaliação diagnóstica e prognóstica.

Alternativas
Comentários
  • PROGNÓSTICA? 

  • o prognóstico, de acordo com Cunha, busca determinar o provável curso do caso. além disso, constitui um dos objetivos da avaliação psicológica.

    Fonte: Psicologia Nova

  • O processo de psicodiagnóstico tem como objetivo descrever e compreender a PERSONALIDADE TOTAL do sujeito, bem como aspectos do passado, presente (diagnóstico) e futuro (prognóstico)

  • Livro Psicodiagnóstico V (n lembro o ano), também coloca que como objetivo o "Prognóstico"

  • Mas jesus, não é um instrumento, é um processo científico!

  • GABARITO: CERTO

  • A questão requer conhecimentos específicos acerca do psicodiagnóstico.  

    O psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica com propósitos clínicos com objetivo de identificar forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com um foco na existência ou não de psicopatologia. 

    O psicodiagnóstico pode ser utilizado em várias finalidades, tais como: 

     

     Classificação nosológica: visa testar hipóteses e classificar o sujeito em critérios nosológicos como no DSM V ou no CID10. 

      

    Diagnóstico diferencial: visa sanar dúvidas de quadro sintomático do sujeito. Serve para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia. 

     

     Avaliação compreensiva: via explorar e conhecer o nível de funcionamento da personalidade do sujeito, como funções do ego, nível de insight e as condições do sistema de defesas, por exemplo. Facilita a indicação de terapias. 

     

    Entendimento dinâmico: visa explorar aspectos comportamentais que nem sempre aparecem na entrevista, ajudando a definir projetos terapêuticos e planos de intervenção. 

     

     Prevenção: Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis e estressantes. 

     

     Prognóstico: Determina o curso provável do caso 

      

    Perícia forense: visa atender demanda judiciária, respondendo questionamentos específicos, como capacidade, patologia, competências específicas. 

     

    No psicodiagnóstico o diagnóstico e o prognóstico são apresentados na última etapa que é a entrevista de devolução de resultados. O profissional retoma os motivos da avaliação e explica ao paciente como foi conduzido o processo e apresenta os resultados, indicando a terapêutica a ser adotada, finalizando o processo.

    Gabarito da Professora: CERTO.