SóProvas


ID
2037712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à avaliação psicológica e ao psicodiagnóstico, julgue o item que se segue.

A hora do jogo terapêutica é um instrumento técnico utilizado no processo psicodiagnóstico com o intuito de conhecer o contexto e a realidade da criança.

Alternativas
Comentários
  • Cunha (2000) pag 99 fala sobre a diferença entre a hora do jodo diagnóstico e a hora do jogo terapêutico.

  • Hora do Jogo Diagnóstica: um recurso técnico muito interessante que o psicólogo pode utilizar com crianças em uma entrevista diagnóstica. O objetivo de tal técnica é conhecer a realidade da criança a partir do seu brincar livre e espontâneo...

    Mas não confundam a hora do jogo terapêutica, com a Hora do jogo diagnóstica. A primeira ocorre continuamente e surgem novos aspectos e modificações estruturais devido a intervenção do terapeuta, cuja mediação ocorre por meio da linguagem verbal. A segunda tem começo, desenvolvimento e fim em si mesma, é precedida por entrevistas realizadas com os pais, mediada pela atividade lúdica, e cada hora do jogo diagnóstica representa uma experiência singular tanto para o psicólogo, como para a criança.

    https://intervencaopsi.wordpress.com/2014/06/02/a-hora-do-jogo-diagnostica/ 

  • ERRADA. Esse conceito remete a hora do jogo diagnóstica que se fundamenta principalmente por teóricos psicanalistas, é um recurso e instrumento técnico que possibilita a compreensão da realidade e do funcionamento psicológico da criança. Nesta atividade o brinquedo se torna um mediador que possibilita à criança representar suas fantasias, projetar seus conflitos e atualizar suas relações no aqui e agora.

    a “hora de jogo diagnóstica” (conceito trazido por ABERASTURY(1982, p. 111) como “a primeira hora de jogo”, que é o primeiro momento em que a criança tenha contato com os brinquedos e jogos, no consultório), deve ser uma sessão livre, na qual a criança vai brincar com
    aquilo que mais lhe chama a atenção, e da forma mais conveniente a retratar o seu conflito

  • hora do jogo terapêutica= ocorre continuamente e surgem novos aspectos e modificações estruturais devido a intervenção do terapeuta, cuja mediação ocorre por meio da linguagem verbal

    Hora do jogo diagnóstica= em começo, desenvolvimento e fim em si mesma, é precedida por entrevistas realizadas com os pais, mediada pela atividade lúdica, e cada hora do jogo diagnóstica representa uma experiência singular tanto para o psicólogo, como para a criança.

     

  • Cada hora do jogo diagnóstica é uma experiência nova que deve ser realizada em um ambiente espaçoso, que possibilite uma boa movimentação, deve ter pouca mobília e de preferência com paredes e piso laváveis. Deve ser permitida a brincadeira com água e materiais diversos. Esses materiais podem estar dentro de uma mesa, não devem estar organizados em agrupamentos de classes. Os brinquedos não devem ser escolhidos aleatoriamente, mas em função das respostas específicas que provocam. Outro ponto importante é a quantidade que não deve ser exagerada. (instrumento psicológico)

    A hora do jogo terapêutica não é estruturada como a da diagnóstica... o próprio termo "diagnóstico" remete a clínica ou avaliação clínica.. É metódico, parecido com teste psicológico, requer precisão, validade... Já a terapêutica é estruturada, mas tem a finalidade terapêutica, útil e flexível.

  • GABARITO: ERRADO

  • A questão solicita conhecimentos a respeito da hora do jogo terapêutica.

    Aqui vemos uma pegadinha que muitos podem cair. A hora do jogo terapêutica não é destinada ao processo psicodiagnóstico, e sim a hora do jogo diagnóstica!

    A hora do jogo terapêutica é um processo contínuo, onde o terapeuta tem como função intervir em aspectos da criança para possíveis modificações estruturais e geralmente ocorre por meio da linguagem verbal. É a terapia em si.

    Já a hora do jogo diagnóstica - que seria a resposta correta da questão - tem como objetivo realizar o psicodiagnóstico infantil a partir da prática do lúdico, o qual existe um início, meio e fim.

    Gabarito da Professora: ERRADO.