SóProvas


ID
2037739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Adulto, Luís sofreu um grave acidente automobilístico e teve de amputar o braço esquerdo. Um mês após a amputação e a alta médica, ele foi levado ao hospital por ter sofrido um colapso: isolado da família, havia passado dias bebendo, sem se alimentar adequadamente, e com comportamento violento. Na semana anterior ao colapso, Luís havia se queixado de forte dor no membro amputado, tendo-a descrito como paralisante, aguda e ardente. Como Luís sentia fortes dores no braço desde a infância, em decorrência de outro acidente, e como estava constantemente embriagado desde a amputação, sua família não deu importância a sua queixa, tendo acreditado que ela poderia ser uma memória do acidente ocorrido na infância.

Considerando as teorias do manejo e enfrentamento da dor e do estresse, julgue o item a seguir, acerca da situação hipotética apresentada.


O abuso de álcool por Luís constitui estratégia de enfrentamento do estresse pouco eficaz e mal adaptativa a longo prazo.

Alternativas
Comentários
  • Nas estratégias individuais centradas na emoção, o indivíduo para conviver ou suportar a situação estressante, utiliza de recursos pessoais como estratégias de enfrentamento. Neste sentido se destacaram as ações como: esquiva, confronto, afastamento, reavaliação positiva, o ato de chorar, o uso do álcool, drogas, fumo e fármacos. Trindade, Lautert e Beck (2009) citam que as estratégias centradas na emoção, são frequentemente utilizadas frente a situações avaliadas como perduráveis ou imodificáveis. No entanto quando um individuo tem sentimentos de impotência perduráveis pode recorrer ao abuso de álcool, drogas, fumo e fármacos. Por este motivo e por ser um estratégia de fuga esta forma de enfrentamento é considerada como pouco efetiva, por não amenizar, eliminar ou alterar o fator estressor o que acaba por agravar o estresse e gerar consequente sofrimento. 

    http://www7.bahiana.edu.br/jspui/bitstream/bahiana/585/1/TCC%20-%20Estrategias%20de%20Enfrentamento%20do%20Estresse%20Utilizadas%20pela%20Equipe%20de%20Enfermagem.pdf

  • Enfrentamento são formas cognitivas, comportamentais e emocionais pelas quais as pessoas administram situações estressantes.

    As estratégias de enfrentamentamento centrada na emoção a pessoa tenta controlar a resposta emocional a um estressor. O alcóol ou outras substâncias escondem o estresse, mas fazem nada para acabar com eles. Esses comportamentos são mal-adaptativos, pois não confrontam diretamento o estressor e é provável que piorem a situação. (Straub, 2014, p. 109).

  • Lembrei do llivro do Ramachandran - Fantasmas no cérebro. Muito bom!