SóProvas


ID
2037772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da cultura organizacional, julgue o item subsequente.


As práticas de socialização possibilitam a adaptação de novos funcionários à cultura organizacional dominante. Como exemplo de práticas socializadoras, podem ser citadas as individuais, as seriadas, as aleatórias, as formais e as informais.

Alternativas
Comentários
  • Para Chiavenato(2010) são sete estratégias que na prática podem ser combinadas de diferentes formas, sendo elas: Estratégias formais e informais de socialização: a formalidade neste processo está relacionada ao ambiente em que ela ocorrerá, se vai ocorrer em dia, horário e local pré-definidos, ou em uma atmosfera social das tarefas que envolvem a sua posição como se fosse pela técnica de ensaio-e-erro através de experiência.
    Estratégias individuais e coletivas de socialização: as estratégias individuais referem-se a socialização individual dos candidatos com uma relação direta do agente socializador com o novo integrante, ao passo que, a coletiva de socialização os novos integrantes são agrupados em conjunto para o início do processo.
    Estratégias sequenciais e não sequenciais de socialização: a socialização sequencial está relacionada aos processos transitórios marcados por uma sequencia de etapas identificáveis por meio das quais um indivíduo passa a ocupar uma posição e a exercer determinado papel no interior da organização. As estratégias não sequencias são realizadas provisoriamente e independem das relações com outras etapas anteriormente realizadas. 
    Estratégias fixas e variáveis de socialização: as estratégias fixas de socialização proporcionam ao novo integrante um conhecimento preciso do tempo que será necessário para completar o processo. Nas estratégias variáveis, o tempo não é padronizado, não tendo início nem fim previamente demarcados, dependendo do desenvolvimento apresentado pelo integrante no processo de socialização. 
    Estratégias de socialização por competição ou por concurso: as estratégias de competição se caracterizam pela distribuição dos novos integrantes em grupos ou diferentes processos de socialização de acordo com as ambições e habilidades de cada sujeito. Já as estratégias por concurso permitem uma cooperação e uma participação maior entre os sujeitos que pertencem ao mesmo grupo de avaliação.
    Estratégias de socialização em série e isoladas: as em série são aquelas em que colaboradores já socializados da organização preparam os novos integrantes para assumir funções similares. Em contrapartida, nas estratégias isoladas o sujeito é socializado ao longo de suas ações e não por uma regra determinada pela organização. 
    Estratégias de socialização através da investidura e do despojamento: buscam confirmar o perfil do novo integrante e o quanto este é viável para seus interesses. Nestas estratégias, busca-se adaptar o perfil do novo integrante aos interesses da organização, fazendo com que os novos integrantes passem por vários testes rigorosos para obter acesso à cultura organizacional.

  • Estratégias de socialização formais e informais de socialização

    A estratégia formal de socialização prepara um novo membro para assumir um cargo específico dentro da organização. Quanto mais formal for a estratégia utilizada, mais o papeldo novato é separado e especificado, e maior é a te nsão sofrida pelo novo membro, o que vai influenciar as atitudes e valores deste. Em uma atmosfera informal, grande parte do aprendizado do novo  membro necessariamente ocorre no interior das redes sociais e das tarefas que envolvem sua posição. Dessa forma, a estratégia formal de socialização é apenas a primeira etapa da socialização. A segunda etapa ocorre quando o novo membro é colocado em seu cargo designado, devendo aprender informalmente as práticas reais em seu setor.

    VAN MAANEN (1996)

  • A questão foi construída com base na teoria de Van Maanen e Schein (1979). Segundo esses autores, a socialização pode ocorrer de acordo com seis dimensões:

    Coletiva ou individual: experiência em grupo ou sozinho;

    Formal ou informal: separando o funcionário do resto da organização ou "on the job";

    Sequencial ou randômica: estágios claros/definidos ou aleatórios;

    Fixa ou variável: exata noção do tempo necessário ou com variabilidade desse tempo;

    Seriada ou descontínua: seguem modelos de ação (de outros mais experientes) ou não;

    Construtiva ou destrutiva: recebem reforço social positivo ou negativo;

    Fonte: CALDAS, Miguel Pinto. Socialização de novatos e ritos de passagem: o caso de um programa de" trainee" em auditoria no Brasil. Sumários Revista da ESPM, v. 2, n. 2, p. 87-99, 2013.

     

    Tecconcursos.

     

    GAB CERTO (chutometro a gente se ver por aqui)

  • A questão solicita conhecimentos sobre a socialização organizacional.

    A socialização nas organizações é uma estratégia realizada para permitir que os colaboradores aprendam as normas, regras, valores e comportamentos esperados permitindo que se tornem membros efetivos da organização. De forma resumida, permite a integração adequada do colaborador, principalmente para aquele que é novo na empresa.

    Existem sete estratégias existentes de socialização:

    1 Estratégias de socialização formais e informais de socialização 


    Prepara um novo membro para assumir um cargo específico dentro da organização. Quanto mais formal for a estratégia utilizada, mais o papel do novato é separado e especificado, e maior é a tensão sofrida pelo novo membro, o que vai influenciar as atitudes e valores deste. Em uma atmosfera informal, grande parte do aprendizado do novo membro necessariamente ocorre no interior das redes sociais e das tarefas que envolvem sua posição. 

    2 Estratégias individuais e coletivas de socialização 

    Os novos membros são reunidos e processados pelas mesmas em forma de grupo permitindo desenvolver uma consciência coletiva. Essa forma grupal de estratégia pode gerar comportamentos desfavoráveis, pois os indivíduos do grupo podem desenvolver interesses divergentes aos da organização. Por este motivo, algumas organizações preferem utilizar estratégias individuais. 

    3 Estratégias sequenciais e não sequenciais (aleatórias) de socialização 

    A socialização sequencial caracteriza-se por processos transitórios marcados por uma série de etapas identificáveis, abordadas dentro de uma progressão. As técnicas não sequenciais são realizadas provisoriamente e independem das relações com outras etapas anteriormente realizadas. 

    4 Estratégias fixas e variáveis de socialização

    As estratégias de socialização fixas proporcionam a um novo membro um conhecimento necessário para completar determinado estágio e, deste modo, o tempo de mudança é padronizado, possuindo início e fim determinados. Nas estratégias de socialização variáveis, o tempo não é padronizado, esta estratégia não tem início nem fim previamente 

    demarcados, pois depende do desenvolvimento apresentado pelo novo membro no processo de integração (logo, os indivíduos não conhecem a duração do período de mudanças).

    5 Estratégias de socialização por competição ou por concurso 

    As estratégias de socialização por competição caracterizam-se pela distribuição dos novos membros em grupos ou diferentes programas de socialização, de acordo com as habilidades e ambições de cada. Já as estratégias por concurso permitem uma participação e uma cooperação maior entre os indivíduos que pertencem ao mesmo grupo de avaliação. 

    7 Estratégias de socialização por meio de investidura e despojamento 

    Objetivam aprovar ou adaptar a identidade do novato na organização, onde a organização busca confirmar o perfil do novo membro, quando este é viável para seus interesses. Já na estratégia de despojamento, procura adaptar o perfil do novo membro aos interesses da organização, fazendo com que os novos membros passem por vários testes rigorosos para obter acesso às posições na estrutura da organização. 

    Nesse sentido, a questão citou três dos sete tipos de estratégias da organização: individuais/ seriadas e não seriadas (aleatórias) / formais e não formais. Questão está correta.

    Gabarito da Professora: CERTO.

    Fonte: SILVA, Adriana Oliveira da., et. al. Estratégias de Socialização: a forma mais eficaz para a integração entre indivíduo e organização. SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Unigranrio - on-line.