SóProvas


ID
2037784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da cultura organizacional, julgue o item subsequente.


Uma cultura organizacional dominante precisa de elevado grau de formalização, isto é, procedimentos e regulamentos que revelem a departamentalização dos processos e meios de documentar as ações da organização.

Alternativas
Comentários
  • Quanto mais dominante menor será o nível de formalização, já que os valores estarão bem internalizados nos atores da instituição.

  • Menos formais, típicas de empresas de pequeno porte.
  • Formalização  = cultura burocratica.

     

  • "Cultura dominante: refere-se aos valores essenciais que a maioria de seus funcionários compartilha"

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • cultura dominante :

    -resistência às mudanças;

    -pouca formalização, o importa é q ela seja profundamente compartilhada pelos membros da organização.

  • Gente, cuidado com o subjetivismo nas respostas, o fato de ser formal ou não, nada tem a ver com a burocracia ...mas sim com os aspectos dos componentes da cultura.

    A Cultura Organizacional possui os seguintes aspectos/dimensões:

    ~> Objetivos/Visívies/formais/abertas - Artefatos (simbolos), criados pela orgaização e instalações físicas que refletem seus valore (logotípos, vestuários, Estrutura da construção)

    ~> Subjetivos/informais - Padrões compartilhados, crenças, suposições e expectativas (heróis, mitos, histórias, tabus, ritos)

    Em contrapartida, uma cultura dominante, nada mais é que a cultura organizaiconal propriamente dita, ou seja, expressa os valores essenciais da organização através dos componentes vistos acima (formal e informal), compartilhada pela maioria de seus membros.

  • A questão solicita conhecimentos sobre a cultura organizacional


    A cultura organizacional refere-se às normas, valores e padrões de comportamento que são compartilhados em uma determinada empresa. São os costumes de como resolver problemas internos e externos, como são transmitidos os hábitos, expectativas entre si, etc.


    Para ser uma cultura dominante, a organização precisa compartilhar normas e valores em comum a todos os membros. Quanto maior a identificação da cultura da empresa com os interesses pessoais dos colaboradores, mais forte e dominante é a cultura.


    Dessa forma, a cultura dominante não relaciona-se a diferentes graus de formalização, mas a compartilhamento de valores pelos quais o sujeito se identifica. Por exemplo, se existe ética, lealdade, valorização do colaborador, há grande possibilidade de o empregado se identificar com essa empresa. 


    Assim, os valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influencia seus comportamentos e expectativas, o que cria um clima interno de alto controle comportamental.

    Gabarito da Professora: ERRADO.