-
ERRADO
Elementos estruturais e interacionais NNNÂÂÂOOOO
A ergonomia da atividade se interessa pela qualidade de vida no trabalho.
-
Acredito que o erro esteja em dizer que integra apenas ergonomia cognitiva e física, esquecendo-se de considerar a ergonomia organizacional.
-
Acredito que a ergonomia do trabalho não busca integrar a ergonomia física ("o foco é direcionado para as características da anatomia, antropometria, fisiologia e biomecânica do ser humano e sua relação com a atividade física") e a ergonomia cognitiva ( foco nos processos mentais, como percepção, memória, raciocínio).
A ergonomia do trabalho é uma disclipina diferente e mais abrangente do que as supracitadas, na medida em que "(...) investiga a relação entre os indivíduos e o contexto de produção de bens e serviços. Analisa as contradições presentes nesta inter-relação e, em consequência, as estratégias operatórias individuais e coletivas de mediação que são forjadas para responder à diversidade de exigências existentes nas situações de trabalho". (Ferreira, 2003)
-
A questão está ERRADA por estar incompleta:
A ergonomia da atividade integra os elementos físicos, cognitivos e organizacionais.
Além disso, apresenta como fundamentos os elementos estruturais, interacionais e prescritos.
Fonte: O trabalho e as orgaizações - Lívia Borges e Luciana Mourão - p. 564 e 568
-
Para a banca muitas vezes questões incompletas estão certas. Essa questão tem pessoas com argumentos diferentes para explicar a questão. Para termos um estudo mais efetivo, seria bom o comentário do professor, quem puder solicitar o comentário do professor, agradeço. (já solicitei também)
-
A questão solicita conhecimentos sobre ergonomia.
“A ergonomia (ou o estudo dos fatores humanos) tem por objetivo a compreensão fundamental das interações entre os seres humanos e os outros componentes de um sistema. Ela busca agregar ao processo de concepção teorias, princípios, métodos e informações pertinentes para a melhoria do bem-estar do humano e a eficácia global dos sistemas." (Associação Internacional de Ergonomia)
Nesse sentido, a ergonomia reflete diretamente na qualidade de vida do trabalhador
Os principais tipos de Ergonomia são:
Ergonomia Física:
Está relacionada às características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação com a atividade física.
Ergonomia Cognitiva:
Se refere aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.
Ergonomia Organizacional:
Concerne à otimização dos sistemas sócio-técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos.
Portanto, a questão está incompleta, e essa banca costuma considerar a questão como incorreta quando está incompleta.
Gabarito da Professora: ERRADO.
fonte: Site Ergocop - Os 3 Principais Tipos de Ergonomia