SóProvas



Questões de Ergonomia na Psicologia


ID
201865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de orientação, acompanhamento, readaptação profissional
e saúde do trabalhador, julgue os itens de 95 a 101.

Melhoria dos contextos de trabalho e promoção do bem-estar dos trabalhadores são preocupações da ergonomia da atividade.

Alternativas
Comentários
  • Questão Certa

    "Em agosto de 2000, a IEA - Associação Internacional de Ergonomia adotou a definição oficial apresentada a seguir. A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema. Os ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas." 

    http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia

ID
269911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da ergonomia da atividade, da psicopatologia do trabalho
e da saúde e qualidade de vida no trabalho, julgue os itens
subsequentes.

A qualidade de vida no trabalho é um fenômeno complexo sustentado pela noção de satisfação no trabalho, cuja essência é a percepção afetiva das condições de trabalho de acordo com uma escala de valores individual.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada

    "Qualidade de vida no trabalho (QVT) é o conjunto das ações de uma empresa que envolvem a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho. A construção da qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, o que chamamos de enfoque biopsicossocial. O posicionamento biopsicossocial representa o fator diferencial para a realização de diagnóstico, campanhas, criação de serviços e implantação de projetos voltados para a preservação e desenvolvimento das pessoas, durante o trabalho na empresa" (FRANAÇA/ 1997 apub VASCONCELOS/2001)

    Acesso em: http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/v08-1art03.pdf 
  • Errado

    Fernandes (1996) define QVT como a gestão dinâmica e contingencial de fatores físicos, tecnológicos e sociopsicológicos que afetam a cultura e renovam os climas organizacionais, refletindo-se no bem-estar do trabalhador e na produtividade das empresas. O conceito engloba, além de atos legislativos que protegem o trabalhador, o atendimento a necessidades e aspirações humanas calcadas na idéia de humanização do trabalho e na responsabilidade social da empresa.

    Definição de Albuquerque e Limongi-França (2003, p. 2) para Qualidade de Vida no Trabalho: Um conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnósticos e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho.

    Fonte: http://www.ead.fea.usp.br/semead/12semead/resultado/trabalhosPDF/814.pdf
     



  • Sim, mas... Não entendi o erro da questão. Para mim, ela só traz com outras palavras o que os dois colegas acima escreveram.
  • Repetindo o que a nossa colega Lorena postou: A construção da qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, o que chamamos de enfoque biopsicossocial. 

    Não se refere, portanto, à percepção afetiva das condições de trabalho de acordo com uma escalas de valores individuais.
  • Bom a percepção afetiva ocorre - Em Djours _Psicopatologia do trabalho. E e por essa via que surge de fato o trabalho enquanto resultado não mensurável da subjetividade, no entanto, quando se afirma em escala de valores individuais ta indo na contramão do conceito de QVT - É dentro do equilibrio entre o subjetivo e o social que surgem as possibilidades de maior qualidade de vida, visto que diminui a alienação que se associa também ao surgimento da patogênese.

  • Nesse espaço de equilibrio surgem também as mudanças a nível cultural, social e influencia horizontal nas extruturas administrativas que também fazem parte dessa troca de: dar espaço as subjetividades, para que se contrua o trabalho inteligente. è um constante acordo entre as subjetividades e os acordos sociai, ou seja o coletivo pela subjetividade em acordos pelo bem comum, e isso inclue os níveis administrativos


  • A satisfação no trabalho possui ênfase na percepção cognitiva e afetiva, e não somente afetiva como afirma a questão, pois esta é característica da percepção no clima psicológico.

  • Essência é algo mais central sobre alguma coisa. Assim, a percepção afetiva não pode ser considerada como a essência da Qualidade de Vida no Trabalho por existir também a percepção cognitiva.


    Os aspectos cognitivos se referem à satisfação no trabalho em geral, bem como a satisfação com os superiores, colegas de trabalho e pagamento.


    Os aspectos afetivos dizem respeito às respostas emocionais dirigidas ao contexto do trabalho, que se expressam em sentimentos.

  • Algo que aparece como essência constitui fator determinante.

     

     

    → O que a banca disse? Que aspectos subjetivos são determinantes para a satisfação no trabalho.

    → O que os teóricos dizem? Eles apontam aos aspectos internos e externos como determinantes à satisfação no trabalho.

     

    Assim, a qualidade de vida no trabalho vai além dos fatores subjetivos, como o estilo de gestão, a liberdade e autonomia para tomar decisões, o significado das tarefas (Chiavenato, 2014), as questões relacionadas à ergonomia (Ribas & Salim, 2013) etc.

     

    Portanto, como prefere Chiavenato, "QVT envolve os aspectos intrínsecos (conteúdo) e extrínsecos (contexto) do cargo" (2014, p. 420).

    Ou seja, ambos os aspectos são determinantes para a satisfação no trabalho, e não somente as percepções afetivas (intrínsecos/sibjetivos).

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • Para Julião (2001, p. 04), qualidade de vida no trabalho consiste em um:
    “conjunto de ações de uma empresa, que envolve: diagnósticos e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano, para e durante a realização do trabalho”.

    ERRADO

  • a questão diz que não se levam em conta nada que seja externo ao sujeito. a abordagem é BIO-PSICO-SOCIAL

    E

     

  • Qvt está além da subjetividade. 

  • Q875161

    Psicologia 

     Piscologia e Organizações,  Qualidade de Vida

    Ano: 2018

    Banca: CESPE

    Órgão: ABIN

    Prova: Oficial Técnico de Inteligência - Área 3

    Considerando que, frustrado com os resultados das ações de qualidade de vida empreendidas em um determinado órgão público, o setor competente opte por elaborar um programa preventivo, julgue o item seguinte.O programa preventivo de qualidade de vida no trabalho deverá atuar nas causas que comprometem a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, focar o indivíduo como agente de transformação do contexto psicossocial de trabalho, e advir da percepção do coletivo de trabalhadores da organização.

    Nessa questão o CESPE colocou como ERRADO por considerar que advem de uma percepção individual. Não dá pra entender.

    "A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um tema ainda sem consenso, mas hoje compreendido como um construto multidimensional que visa à humanização do trabalho e cuja percepção depende de paradigmas individuais." http://www.fae.br/mestrado/dissertacoes/2013/Qualidade%20de%20Vida%20no%20Trabalho%20na%20Administra%C3%A7%C3%A3o%20P%C3%BAblica%20concep%C3%A7%C3%B5es%20de%20gestores%20e%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20por%20subordinados..pdf

  • De acordo com Ferreira (2011), um programa preventivo entende que a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) engloba duas perspectivas interdependentes. Sob a ótica das organizações, ela é um preceito de gestão organizacional que se expressa por um conjunto de normas, diretrizes e práticas no âmbito das condições, da organização e das relações socioprofissionais de trabalho que visa à promoção do bem-estar individual e coletivo, o desenvolvimento pessoal dos trabalhadores e o exercício da cidadania organizacional nos ambientes de trabalho. Sob a ótica dos sujeitos, ela se expressa por meio das representações globais que estes constroem sobre o contexto de produção no qual estão inseridos, indicando o predomínio de vivências de bem-estar no trabalho, de reconhecimento institucional e coletivo, de possibilidade de crescimento profissional e de respeito às características individuais. 

    Tal concepção pretende uma inversão de perspectiva de análise e de ação que contempla dois aspectos complementares: 

    (a) ao invés de agir sobre os efeitos negativos, busca atuar sobre as causas que comprometem a Qualidade

    de Vida no Trabalho; 

    (b) ao invés de focar no indivíduo, busca transformar as variáveis do contexto organizacional que estão na origem do mal-estar dos trabalhadores.

    Referência: Ferreira, M.C. (2011). Qualidade de Vida no Trabalho. Em A.D. Cattani, & L. Holzmann

    (orgs.). Dicionário: Trabalho e Tecnologia (pp. 285-289). Porto Alegre, RS: Zouck Editora.

    gab: errado.


ID
269914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da ergonomia da atividade, da psicopatologia do trabalho
e da saúde e qualidade de vida no trabalho, julgue os itens
subsequentes.

Um psicólogo pratica a análise ergonômica do trabalho quando compatibiliza os produtos e as tecnologias com as características dos usuários e humaniza o contexto sociotécnico do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Item CERTO.

    Questão retirada de Mendes (2007, p.95 citando Ferreira, 2003):  "A ergonomia pode ser definida como [...] uma abordagem científica antropocêntrica que se fundamenta em conhecimentos interdisciplinares das ciências humanas para, de um lado, compatibilizar os produtos e as tecnologias com as características dos usuários e, de outro, humanizar o contexto sociotécnico de trabalho, adaptando-o tanto aos objetivos do sujeito e /ou grupo, quanto às exigências das tarefas"

    Fonte: Mendes, A. M. (2007). Psicodinâmica do Trabalho: Teoria, métodos e pesquisas. São Paulo: Casa do Psicólogo.


ID
318070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a processos de gestão de pessoas e psicologia organizacional e do trabalho.

O psicólogo organizacional e do trabalho, ao avaliar o bem-estar dos trabalhadores nas situações de trabalho, adota uma abordagem embasada em aspectos ergonômicos.

Alternativas
Comentários
  • O trabalho do psicólogo organizacional e do trabalho adota sim uma abordagem embasada em aspectos ergonômicos, ou seja, além de aspectos estritamente psicológicos e institucionais, esse profissional  também "focaliza um sistema formado por um complexo relacionamento de componentes que  interagem entre si. O centro desse sistema é o homem (educação, motivação, dados antropométricos) sendo imediatamente influenciado pela
    tarefa (análise da postura, vibração, aplicação de forças, repetição, ritmo e métodos de trabalho, movimentos de flexão e torção); instrumento (peso, tamanho, manejo e controles, localização) e posto de trabalho (alcance dos movimentos, espaço de trabalho, altura da superfície de trabalho, mobiliário). Circundando finalmente esse sistema estão os fatores físicos (ruído, iluminação, temperatura) e os aspectos éticos, legais e administrativos, que podem estar influenciando direta ou indiretamente os outros componentes." http://www.scielo.br/pdf/rlae/v6n4/13881.pdf

  • Errei a resposta, pois  entendi é que a questão resumiu ou colocou como atividade base do psicólogo organizacional a aspectos ergonômicos. O que não é verdade, conforme artigo abaixo.

    fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931990000100005

  •  

    O problema dessa questão é que ao mencionar "bem-estar dos trabalhadores nas situações de trabalho", ela dá uma referência com sentido muito abrangente. Se ela falasse em bem-estar do ponto de vista da saúde ocupacional do trabalhador, aí daria pra matar a questão numa boa.

     

    Abçs.

  • Concurso, algumas vezes, emburrece... kkkkk questão limitada


ID
318073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a processos de gestão de pessoas e psicologia organizacional e do trabalho.

Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho podem ser descritos como um conjunto de sintomas ou patologias que atingem o aparelho músculo esquelético, normalmente resultando em lesão tecidual.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Dort - (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho) - São movimentos repetidos de qualquer parte do corpo que podem provocar lesões em tendões, músculos e articulações, principalmente dos membros superiores, ombros e pescoço devido ao uso repetitivo ou a manutenção de posturas inadequadas resultando em dor fadiga e declínio do desempenho profissional tendo como vítimas mais comuns os: digitadores, datilógrafos, bancários telefonistas e secretárias. O termo Dort - (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho), adotado no Bradil não é mais utilizado preferindo-se atualmente a denominação Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT).

  • Eu peço ajuda para os universitários (rsrsrs).

    Eu respondi errado. Agora eu fiquei na dúvida: por que podemos dizer que DORT pode ser "um conjunto de patologias"?
    Não é uma única patologia? Tudo bem eu concordo que pode ser "um conjunto de sintomas" mas patologias ...
  • Pensei na sua pergunta e acredito que seja porque a própria sigla diz "DoençaS....." Não é apenas tendinite, por exemplo. Podem haver várias. Não sei se ajudei, mas foi a explicação que encontrei!
  • A doença física pode trazer como consequências  outros distúrbios sociais, psicológicos.
  • Fiquei com dúvida na assertiva considerar que "normalmente resulta em lesão tecidual". Por isso marquei "Errado".

    Fui pesquisar sobre e fiquei mais confusa.

    Encontrei a seguinte referência:

    "Dos pacientes diagnosticados como portadores de LER, a grande maioria é representada por quadros indeterminados de dor regional ou difusa, sendo que apenas uma pequena parcela dos casos apresenta alguma evidência histopatológica de “lesão tecidual’’."

    Caso alguém possa auxiliar...

    Fonte: https://www.marilia.unesp.br/Home/cipa/boletim-5---fevereiro-2019.pdf


ID
327844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desde meados da década de 1950, pesquisadores têm
buscado, por meio de diferentes metodologias, compreender o
significado atribuído ao trabalho por pessoas de diferentes países.
Os resultados obtidos por pesquisadores do grupo Meaning of Work
International Research Team
(MOW, 1987) mostraram que o
trabalho pode assumir desde a condição de neutralidade até a de
centralidade na identidade pessoal e social. O objetivo dessa
pesquisa é apresentar dados qualitativos acerca dos sentidos do
trabalho para jovens executivos brasileiros, a partir da abordagem
desenvolvida por Morin. Os resultados preliminares da pesquisa
indicam, para a amostra pesquisada, que o trabalho é essencial na
vida das pessoas. Para esse grupo, o trabalho tem sentido
principalmente porque permite a sobrevivência. Além disso, os
dados da pesquisa indicam que valores como variedade na natureza
das tarefas, aprendizagem, autonomia, reconhecimento e segurança
também são fundamentais para que o trabalho tenha sentido.

E. Morin; M. J. Tonelli e A. L. V Pliopas. O trabalho e seus sentidos. In: Psicologia &
Sociedade
, v.19 n.º esp. Porto Alegre, URGS, 2007 (com adaptações).

A referida pesquisa tem como base teórica

Alternativas
Comentários
  • O sentido da atividade de trabalho pode assumir desde uma condição de neutralidade até a de centralidade na identidade pessoal e social. Nesta pesquisa adota-se a perspectiva desenvolvida por Morin, fortemente influenciada pelas pesquisas desenvolvidas pelo grupo MOW, bem como por psiquiatras da linha existencialista, como Viktor Frankl, para quem as ações das pessoas precisam ter sentido. A análise dos sentidos do trabalho não é uma questão unânime e, por este motivo, é necessário colocar os limites deste trabalho.

  • Gabarito: E.


ID
481960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a subseqüentes, que versam sobre duas
abordagens da transformação do trabalho e seus consecutivos
temas de estudo: a ergonomia e a psicodinâmica do trabalho.

Constituem temas de estudo da ergonomia: a prevenção da fadiga; a adequação dos ambientes, das máquinas e das ferramentas; os ritmos humanos e a organização dos tempos de trabalho.

Alternativas

ID
481969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a subseqüentes, que versam sobre duas
abordagens da transformação do trabalho e seus consecutivos
temas de estudo: a ergonomia e a psicodinâmica do trabalho.

A adequação do trabalho para populações diversas, incluindo a questão do gênero e do envelhecimento e o reforço do processo de identificação como sujeito participante de um grupo de trabalho, constitui objeto de estudo da ergonomia.

Alternativas
Comentários
  • O objeto de estudo da ergonomia é a análise da atividade humana, a fim de compreender as interações que se manifestam entre o ser humano e o seu envolvimento nas atividades de trabalho e pessoal.

    Fonte: 
    http://www.ieduv.com.br/blog/objeto-de-estudo-da-ergonomia/
  • Errado

     

    Esses não são os temas de estudo da ergonomia.

     

    A ergonomia não tem um enfoque genério, ou seja, ela se volta para a dimensão concreta de cada caso específico. Para o estudo das adaptações ergonômicas, o ambiente é analisado de forma individualizada, a partir da posição de cada trabalhador.

     

     

     


ID
786142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Estudos em ergonomia da atividade e em psicopatologia do trabalho evidenciam que a reestruturação produtiva em voga nos dias atuais

Alternativas
Comentários
  • Psicopatologia do Trabalho

     

      Este campo enfatiza o papel das defesas adotadas pelos trabalhadores como mecanismos de manutenção do equilíbrio psíquico. Elege como categoria de análise o sofrimento mental, distanciando-se, assim, das concepções teóricas que tem por referencial psicopatológicos baseados na nosologia psiquiátrica. 

     

    O sofrimento do trabalho se expressa, de acordo com a presente perspectiva, através de sentimentos de insatisfação e ansiedade, derivados da falta de significado do conteúdo do trabalho para o sujeito.

    https://trabalhoesaude.wordpress.com/2011/06/24/psicopatologia-do-trabalho-definicao/

     

    Hold on...

  • -> Embora se tente tornar as Organizações mais democráticas e participativas; pensando em estruturas flexíveis (tipo em rede), o sistema econômico vigente ainda exige uma atuação competitiva; o que aponta a Organizações com foco em resultados, recompensas salariais, alta produção em menos tempo e etc


ID
855154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca da ergonomia da atividade.

Ao modelo de ergonomia francófona, que é focada na tendência comportamental e nas subjetividades do trabalhador como indivíduo, não importam os aspectos relativos à produtividade nem a interface homem-tarefa.

Alternativas
Comentários
  • Em Ergonomia há duas grandes correntes de pensamento: a americana e a francófona.

     

    Na corrente americana, o sujeito é considerado como uma peça do sistema, ou seja, faz parte do próprio sistema, enquanto que na corrente francófona, o sujeito é considerado como um ator no sistema, interagindo com o mesmo.


ID
855157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca da ergonomia da atividade.

A ergonomia da atividade é uma disciplina científica interdisciplinar por definição, porque permite e promove o trabalho conjunto entre psicólogos e profissionais técnicos, como engenheiros de rede, para viabilizar conforto ao trabalhador na execução de sua atividade, buscando maior qualidade da tarefa enquanto preserva a saúde do trabalhador.

Alternativas

ID
855160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca da ergonomia da atividade.

Para alcançar os objetivos empresariais, o psicólogo usa técnicas da ergonomia que permitem treinar respostas motoras finas e grossas do trabalhador, de modo que ele se adapte à demanda da atividade a ser executada.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em afirmar que para alcançar objetivos empresariais o psicólogo faz uso de técnicas da ergonomia

    O objetivo prático da ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem. A realização de tais objetivos, ao nível industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano 

  • Discordo da colega acima! O erro não é esse! O erro está em afirmar que o trabalhador tem de se adaptar à demanda de trabalho. A principal característica da ergonomia está no sentido de ser um contraponto da escola taylorista, onde o homem se adapta ao trabalho. O estudo da ergonomia é o trabalho que se adapta ao homem.

  • Para alcançar os objetivos empresariais, o psicólogo usa técnicas da ergonomia que permitem treinar respostas motoras finas e grossas do trabalhador, de modo que ele se adapte à demanda da atividade a ser executada.

    Na Ergonomia é o trabalho que se adapta ao homem e não o contrário como colocou a questão...

    gab: errado.


ID
997558
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A especificidade da ergonomia reside na tensão entre dois objetivos: um centrado na organização e o outro,

Alternativas
Comentários
  • A especificidade da ergonomia reside em sua tensão entre dois objetivos. De um lado, um objetivo centrado nas organizações e no seu desempenho. Esse desempenho pode ser apreendido sob diferentes aspectos: eficiência, produtividade, confiabilidade, qualidade, durabilidade etc. De outro, um objetivo centrado nas pessoas, este também se desdobrando em diferentes dimensões: segurança, saúde, conforto, facilidade de uso, satisfação, interesse do trabalho, prazer etc. (FALZON, 2007, p.8).

    http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Ergonomia/40467553.html




ID
1192162
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando os aspectos teóricos desenvolvidos por Wisner para analisar ergonomicamente um trabalho em sua relação com o sofrimento psíquico, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.

( ) A sobrecarga psíquica da própria tarefa pode ser percebida nas dificuldades relativas à tomada de decisão.
( ) A dimensão cognitiva de trabalho revela os níveis de conflito no interior da representação das relações entre a pessoa e a situação de trabalho.
( ) Todas as atividades, inclusive o trabalho, apresentam os aspectos: físico, cognitivo e psíquico.
( ) A sobrecarga cognitiva do trabalho aparece, por exemplo, nas dificuldades perceptivas; dificuldades de memória.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
1215430
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um projeto ergonômico de uma empresa deve levar em conta parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    ERGONOMIA é o estudo científico de adaptação dos instrumentos, condições e ambiente de trabalho às capacidades psicofisiológicas, antropométricas e biomecânicas do homem.


    Fonte: http://www.sogab.com.br/saudebiosseg.htm

ID
1217887
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Ergonomia da Atividade é um modo de enfocar o trabalho e de produzir conhecimento sobre ele e suas relações, com base em alguns pressupostos apresentados nas alternativas abaixo, EXCETO:

Alternativas

ID
1224850
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com

Alternativas
Comentários
  • http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia

  • Ergonomia (ou "fatores humanos") é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. 1 2 Os ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ergonomia


  • c) as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.


ID
1224868
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na abordagem dejouriana, para que uma investigação da relação trabalho-saúde mental seja possível, é necessário, inicialmente, uma ruptura com modelos médicos e psiquiátricos clássicos, por acreditar que retiram o indivíduo do referencial social-histórico e propõe uma abordagem que considera renovadora, na qual se vá além da pesquisa escolhida pela ergonomia, considerando no trabalho, também a dimensão

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

  • A psicodinâmica trabalha sob dois conceitos fundamentais:

    dimensão de contexto:

    organização do trabalho (a maneira como ele é organizado)

    condições de trabalho

    relações sociais

    dimensões de conteúdo:

    dinâmicas

    vivências (prazer-sofrimento)

    estado (saúde-adoecimento)


ID
1228105
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicologia Organizacional compreende seis subespecialidades, uma das quais se preocupa com a integração e a satisfação do trabalhador no trabalho e é denominada

Alternativas
Comentários
  • pra quem errou errou: azar para esta prova!!!! pior prova de toda história do INSS; 

  • Não entendi essa questão minha gente!

     

  • ??????????????????????????????????????

  • Muchinsky (1990) divide a Psicologia Organizacional em seis áreas ou subespacialidades:


    4. Aconselhamento de Carreira e Vocacional: esse ramo preocupa-se com a integração da pessoa com o trabalho, visando a satisfação do trabalhador. O aconselhamento e utilizado para ajudar a pessoa a escolher atividades compatíveis com suas habilidades e interesses.


  • Tatiana Conceição e Paula Souza, Muchinsky (90) divide em subunidades: ¨PECAR D¨ :

    P - Psi de Pessoal

    E - ergonomia

    C - comportamento organizacional

     A - aconselhamento de carreira ou vocacional

    R - relações industriais

    D - Desenvolvimento Organizacional

    Está correto a definição do colega. A questão é que a Banca é decoreba, então cai questões desse tipo para confundir as pessoas...

    Boa sorte a nós todos!!

  • Questão bizarrérrima!

     

  • Acho que não exclui o fato de que o Comportamento Organizacional também se ocupe dessas questões.

  • Marquei B e não entendi


ID
1480069
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os estudos ergonômicos apresentam tanto descrições dos motivos dos conflitos vividos pelos trabalhadores quanto recomendações e orientações práticas para transformar as situações de trabalho para que correspondam às possibilidades e às capacidades dos

Alternativas

ID
1651123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da rotatividade de pessoal e absenteísmo, julgue o item subsecutivo.

A análise ergonômica do trabalho auxilia na diminuição das condições patogênicas, o que influencia a qualidade de vida dos colaboradores e reduz o absenteísmo laboral.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A análise ergonômica do trabalho tem como objetivo avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. Cabe à empresa realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma oferecer, no mínimo, as condições de trabalho. As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos, às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.

    Tem como objetivo a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores.


ID
1797652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o próximo item, com relação à psicodinâmica do trabalho e à prevenção da saúde do trabalhador.

A ergonomia da atividade e a psicodinâmica do trabalho estudam a relação entre indivíduo e ambiente de trabalho, bem como as ferramentas, os métodos e a organização de trabalho que constituem o contexto de atuação profissional e produtivo.

Alternativas
Comentários
  • Ergonomia se preucupa com a adequação do trabalho ao homem. Exige conhecer as tarefas e desafios para chegar ao desempenho.

     

    PSicodinâmica investiga os mecanismos de defesa dos trabalhadores frente às situações causadoras de sofrimento decorrentes da organização do trabalho. Para a psicodinâmica, torna-se inaceitável a separação entre trabalhador e ser humano, ou seja, o indivíduo dentro do trabalho e o individuo fora do trabalho. 

     

     

    Fatores de ANALISE

    Organização do trabalho    divisão de tarefas entre os trabalhadores, 

    Condições de trabalho   referem-­se ao ambiente físico 

    Relações de trabalho  ferem-­se às relações entre as pessoas

     

     

    Mobilização subjetiva do trabalhador

     

    Vivências de prazer e  sofrimento: o sofrimento pode ser criativo ou patogênico

    criativo:  o indivíduo mobiliza-­se na transformação do seu sofrimento em algo benéfico para ele mesmo.Flexibilidade organizacional. 

    patogênico : ausência de flexibilidade da organização do trabalho

     

     

    Estratégias defensivas e espaço de discussão coletiva: as estratégias de defesa têm como função adaptar o sujeito às pressões de trabalho com o objetivo de conjurar o sofrimento. Diferenciam­‐se dos mecanismos de defesa do ego por não serem interiorizados e persistirem a partir da presença de uma situação externa.

    O espaço público de fala significa a construção de um espaço de fala e escuta em que podem ser expressas opiniões contraditórias e/ou baseadas nas crenças, valores e posicionamento ideológico dos participantes do espaço.

     

    Inteligência prática: a inteligência prática, enquanto estratégia de enfrentamento coletiva auxilia o trabalhador a resistir ao que é prescrito, utilizando recursos próprios e sua capacidade inventiva, pressupondo a ideia de astúcia, mobilizando­‐se a partir do surgimento de situações imprevistas. A partir do enfrentamento destas situações, desenvolve um saber particular que ao tornar­‐se coletivo, transforma-­se em ação de cooperação. Este recurso apresenta a finalidade de minimizar o sofrimento e transformá-­lo em prazer.

     

    Cooperação: a cooperação como estratégia de mobilização coletiva, representa uma maneira de agir de um grupo de trabalhadores para resinificar o sofrimento, fazer a gestão das contradições do contexto de trabalho e transformar em fonte de prazer a organização do trabalho, a qual seria possível a sua realização a través do espaço público de discussão e pela cooperação entre os sujeitos.

    Wikipedia

  • A questão mostrou que a Ergonomia e a Psicodinâmica são sinônimos. Mas seus objetivos são diferentes, enquanto a Ergonomia atua em adaptar o trabalho ao colaborador, promovendo a melhor qualidade de vida possível.

    A psicodinâmica vai atuar no contexto da relação do individuo com o trabalho. As mobilizações causadas pelo sofrimento no trabalho.

    GABARITO: ERRADO.

  • Antes de mais nada, é importante lembrar que a Psicodinâmica do Trabalho e a Ergonomia da atividade visam coisas diferentes.

    O foco da primeira é investigar as estratégias de defesa individuais e coletivas adotadas pelos trabalhadores para evitar o adoecimento, ou seja, ela quer saber como as pessoas não adoecem. Por sua vez, a Ergonomia, a partir da constatação dos efeitos nocivos produzidos pela ACT e de uma perspectiva antropocêntrica (adaptar o trabalho ao homem e não o contrário), visa humanizar o contexto de trabalho, adaptando-o tanto aos objetivos do sujeito quanto às exigências de trabalho.


ID
1797655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o próximo item, com relação à psicodinâmica do trabalho e à prevenção da saúde do trabalhador.

Para a ergonomia da atividade, o trabalho constitui o meio físico no qual o indivíduo é sujeito ativo que pensa, age, sente, constrói e desconstrói a experiência de trabalho no cotidiano.

Alternativas
Comentários
  • Questão difícil! Depois de errar três vezes esta questão fui pesquisar.

     

    Conclusão: O trabalho não constitui o meio físico. A questão se refere ao Contexto de Trabalho.

     

    De acordo com a Ergonomia da Atividade, existem os seguintes traços teóricos:

     

    Contexto de trabalho: designa o meio físico, instrumental e social onde se realiza a atividade de trabalho;

     

    Indivíduo: ele assume em ergonomia da atividade contornos singulares, cuja designação já é um distintivo de qual indivíduo se fala: o trabalhador ou a trabalhadora. Em ergonomia da atividade, o indivíduo é sujeito ativo que pensa, age e sente;

     

    Trabalho: comporta dois eixos, cujos sentidos são complementares. Em primeiro lugar, o trabalho assume um sentido macro em função de seu caráter histórico e antropogenético como traço distintivo da espécie humana. Em poucas palavras, o trabalho é, historicamente, o "modo de ser" que possibilitou a espécie a sua acepção humana stricto sensu. Em segundo lugar, o trabalho é ação humana de mediação adaptativa (regulação) por meio do qual os trabalhadores respondem às contradições (problemas, dificuldades, limites, indicadores críticos) existentes nos contextos de trabalho com o objetivo (finalismo) de cumprir as tarefas prescritas e, ao mesmo tempo, garantir o próprio bem-estar. O trabalho-atividade ocupa lugar epistemológico fundamental no diagnóstico da interação indivíduo-ambiente.

     

    Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172008000100007

  • Eu também não estava conseguindo achar o erro dessa questão até ver o comentário do J.C. Realmente. é o contexto de trabalho que é o meio físico, não o trabalho.


ID
1809769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito à ergonomia, julgue o item subsequente.

A ergonomia busca a padronização no contexto sociotécnico do trabalho, com base nas noções abstratas de trabalhador médio e de desempenhos iguais.

Alternativas
Comentários
  • O indivíduo para a ergonomia é o(a) trabalhador(a) que integra um dado contexto sociotécnico de trabalho. Ele é singular, contrapon- do-se às noções, de filiação taylorista, de “trabalhador médio” e do “homem como variável de ajuste”. Esta singularidade assume valor heurístico central em ergonomia e se expressa sob a forma das va- riabilidades interindividual (gênero, idade, dimensões corporais, ex- periência, competências) intra-individual (transformações físicas e mentais do próprio trabalhador em função das variações temporais em curto, médio e longo prazo) que estruturam as condutas dos su- jeitos nas situações de trabalho. Assim, o indivíduo em ergonomia da atividade não é um ente abstrato, mas um ser humano que pensa, age e sente em um ambiente de trabalho, buscando responder aos imperativos do contexto sociotécnico de trabalho.

     

  • "Caracterizam atividades de estudo e adaptação do ambiente de trabalho ao trabalhador. Para o estudo das adaptações ergonômicas, o ambiente é analisado de forma individualizada, ou seja, a partir da posição de cada trabalhador."

     

    Professor Alysson Barros

  • A questão solicita conhecimentos sobre ergonomia.

    A ergonomia refere-se à disciplina que estuda os aspectos físicos, cognitivos e organizacionais que visam  melhorar ou trazer conforto ao trabalhador.Se dedica aos estudos teóricos e práticos que possibilitem a qualidade de vida do trabalhador na organização.

    Para seu alcance, é necessário o entendimento que não só os indivíduos e os grupos sociais diferem entre si, mas a própria cultura das organizações não são semelhantes e isso reflete diretamente no estudo e na intervenção ergonômica.

    Portanto, não se pode dizer que a ergonomia trata de padrões de contextualização de trabalho, tendo em vista que as diferenças encontradas do nível individual ao organizacional influenciam na qualidade de vida do trabalhador e, consequentemente, na ergonomia do trabalho.

    Gabarito da Professora: ERRADO.

ID
1809772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito à ergonomia, julgue o item subsequente.

O objetivo da ergonomia é a adaptação do homem ao trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A ergonomia pode ser definida como a adaptação do trabalho ao homem ou mais, precisamente, como a aplicação de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários para conceber ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficácia (Falzon, 2007,p.3)

    Erro da questão: O objetivo da ergonomia é a adaptação do trabalho ao homem (inverteram).

  • Ergonomia - Adaptacao do Trabalho ao Homem
  • É o contrário. Ergonomia: é a adaptação das condições de trabalho ás características psicofisiológicas dos trabalhadores.

    gab: errado!

    Foco e fé naquilo que vc tanto quer, vai dar certo!


ID
1811698
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A ação ergonômica decorre, geralmente, de uma demanda e o trabalho de análise e reformulação da demanda representa um aspecto essencial da condução do processo. Os problemas expressos na demanda refletem em geral somente uma parte dos que se relacionam à situação de trabalho. Desse modo, a análise da demanda deverá considerar:

Alternativas
Comentários
  • "A perspectiva metodológica da ergonomia possui algumas especificidades: o ponto de partida da intervenção é sempre uma demanda social (queixa, problema, acidente...) que orienta e estrutura o processo de análise e de transformação das condições de trabalho; a distância entre o trabalho prescrito (formal ou informal) e o trabalho efetivamente executado é uma dimensão privilegiada de análise das situações de trabalho; a variabilidade inter-individual (sexo, medidas corporais, experiência etc.) e intra-individual (ritmo biológico, envelhecimento, estado de saúde etc.) é fonte de investigação para se compreender o processo, os produtos e os impactos do trabalho. Tais dimensões são determinantes para a análise ergonômica do trabalho e condicionam sobremaneira os seus resultados.

    Como conseqüência, o sucesso da intervenção ergonômica depende: (a) da participação dos sujeitos, pois são eles que efetivamente conhecem o trabalho que realizam e serão os protagonistas principais das mudanças propostas; (b) do acesso às informações que direta ou indiretamente elucidam a situação-problema ou a demanda dos sujeitos; e (c) do acesso às situações reais de trabalho como momento privilegiado para compreender os fatores e a dinâmica que estão determinando os problemas constatados. É neste processo que se constrói a solução de compromisso visando responder satisfatoriamente os imperativos do bem-estar, segurança, eficiência e eficácia no trabalho."

    Fonte: http://ergopublic.com.br/arquivos/1253626559.53-arquivo.pdf

     


ID
1811701
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O analista do trabalho sempre se confronta com a singularidade de uma pessoa que, no ato profissional, manifesta sua vida pessoal e social. A dimensão pessoal do trabalho se expressa concretamente nas estratégias usadas pelos operadores para realizar sua tarefa. Estas são objeto real da análise ergonômica da atividade. Das alternativas a seguir, assinale a que melhor define tarefa e atividade.

Alternativas
Comentários
  • Análise ergonômica da tarefa: envolve a análise dos ambientes físicos, das condições posturais e antropométricas dos trabalhadores, dos aspectos psicológicos dos trabalhadores, da análise organizacional, das condições ambientais. Trata-se de um conjunto de objetivos prescritos, que os trabalhadores devem cumprir. A AET analisa a discrepância entre a tarefa que é prescrita (descrição de cargos) e a que é executada.

     

    Análise da atividade: refere-se ao comportamento do trabalhador na realização de uma tarefa. A atividade é influenciada por fatores internos e externos. Os fatores internos estão relacionados ao próprio trabalhador, caracterizado pelas suas experiências, idade, sexo, motivação, sono e fadiga. Já os fatores externos referemse às condições em que a atividade é executada: i) conteúdo do trabalho (objetivos, regras e normas); ii) organização do trabalho (constituição de equipes, horários, turnos); iii) meios técnicos (máquinas, equipamentos, posto de trabalho, iluminação, ambiente térmico).

    Fonte: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/mostraucsppga/mostrappga2014/paper/viewFile/3724/1161

     

     


ID
1811740
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia as seguintes afirmações

I. Resultado antecipado fixado em condições determinadas.

II. Realização da tarefa.

III. Unidade da atividade de trabalho, das condições reais e dos resultados efetivos.

Os itens I, II e III correspondem a três realidades postuladas pela Ergonomia para análise do trabalho. Faça a correlação entre as realidades descritas e as conceituações correspondentes propostas pela Ergonomia. 

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o motivo pelo qual o gabarito é a letra A, em vez da C...

     

  • Rejane, porque o trabalho prescrito faz menção às condições que se espera que o trabalho tenha, que, na maioria das vezes, são diferentes do trabalho real (como efetivamente se dá na prática).


ID
1913749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      A indústria de alimentos Y, preocupada em preservar a saúde de seus empregados, elaborou um amplo programa de qualidade de vida no trabalho, fundamentado na abordagem da ergonomia da atividade e em cinco grandes pilares de ação: organização do trabalho, relações socioprofissionais do trabalho, condições de trabalho, reconhecimento e crescimento profissional e elo entre trabalho e vida social. 

Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

O programa deve ser norteado pelos princípios da organização do trabalho: interações hierárquicas, coletivas intra e intergrupos e interações externas.

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia de alguma referência teórica disto?

  • Acredito que a explicação esteja no próprio cabeçalho da questão, a assertiva não condiz que o planejamento feito na situação

  • Interações hierárquicas, coletivas intra e intergrupos e interações externas não são príncipios da organização do trabalho, mas sim uma definição de relações socioprofissionais de trabalho.

    Relações Socioprofissionais de Trabalho (RST): elementos interacionais que expressam as relações profissionais de trabalho. São integrantes dessa dimensão: (a) as interações hierárquicas; (b) as interações coletivas entre membros da equipe de trabalho e membros de outros grupos; e (c) as interações externas com usuários, consumidores, fornecedores.

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbso/v31n114/12.pdf

    GAB. E


ID
1913752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      A indústria de alimentos Y, preocupada em preservar a saúde de seus empregados, elaborou um amplo programa de qualidade de vida no trabalho, fundamentado na abordagem da ergonomia da atividade e em cinco grandes pilares de ação: organização do trabalho, relações socioprofissionais do trabalho, condições de trabalho, reconhecimento e crescimento profissional e elo entre trabalho e vida social. 

Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

O programa de qualidade de vida no trabalho deve ter como objetivo minimizar os impactos do contexto de trabalho na saúde do trabalhador.

Alternativas

ID
1913755
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      A indústria de alimentos Y, preocupada em preservar a saúde de seus empregados, elaborou um amplo programa de qualidade de vida no trabalho, fundamentado na abordagem da ergonomia da atividade e em cinco grandes pilares de ação: organização do trabalho, relações socioprofissionais do trabalho, condições de trabalho, reconhecimento e crescimento profissional e elo entre trabalho e vida social. 

Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

O crescimento profissional implementado pela indústria de alimentos deve envolver aspectos como oportunidades, incentivos e carreiras.

Alternativas

ID
1913758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      A indústria de alimentos Y, preocupada em preservar a saúde de seus empregados, elaborou um amplo programa de qualidade de vida no trabalho, fundamentado na abordagem da ergonomia da atividade e em cinco grandes pilares de ação: organização do trabalho, relações socioprofissionais do trabalho, condições de trabalho, reconhecimento e crescimento profissional e elo entre trabalho e vida social. 

Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

O programa indica que as relações sociais de trabalho são constituídas por elementos formal ou informalmente prescritos, que denotam as diretrizes práticas do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Será que está errado pq os elementos prescritos seriam sempre informais?


ID
1913761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

      A indústria de alimentos Y, preocupada em preservar a saúde de seus empregados, elaborou um amplo programa de qualidade de vida no trabalho, fundamentado na abordagem da ergonomia da atividade e em cinco grandes pilares de ação: organização do trabalho, relações socioprofissionais do trabalho, condições de trabalho, reconhecimento e crescimento profissional e elo entre trabalho e vida social. 

Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

O referido programa apresenta as condições de trabalho compostas por elementos estruturais presentes no contexto de trabalho, tendo na infraestrutura organizacional, no apoio institucional e nas práticas administrativas, a representatividade.

Alternativas

ID
2029087
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A higiene do trabalho está relacionada com as condições ambientais de trabalho que assegurem a saúde física e mental e com as condições de saúde e bem estar das pessoas. Do ponto de vista de saúde mental, o ambiente de trabalho deve envolver condições psicológicas e sociológicas saudáveis. Neste contexto, preencha as lacunas abaixo com as palavras mais apropriadas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

“Relacionamentos humanos agradáveis, estilo de gerencia democrático e participativo remetem-se à/ao __________; já as instalações bem como máquinas e mesas que reduzam a necessidade de esforço físico correspondem à/ao _____________; iluminação, ventilação, temperatura e ruídos remetem à/ao _____________; já a saúde ocupacional esta atrelada a lei que exige o exame médico pré admissional dentre outros diretamente ligados à proteção da saúde dos funcionários. Neste contexto, uma definição mais ampla de saúde é _________.”

Alternativas

ID
2037802
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente ao bem-estar no trabalho e aos temas associados à saúde do trabalhador.

A ergonomia da atividade, abordagem científica que integra a ergonomia cognitiva e a ergonomia física, apresenta como fundamentos os elementos estruturais e os interacionais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Elementos estruturais e interacionais NNNÂÂÂOOOO

    A ergonomia da atividade se interessa pela qualidade de vida no trabalho.

  • Acredito que o erro esteja em dizer que integra apenas ergonomia cognitiva e física, esquecendo-se de considerar a ergonomia organizacional.

  • Acredito que a ergonomia do trabalho não busca integrar a ergonomia física ("o foco é direcionado para as características da anatomia, antropometria, fisiologia e biomecânica do ser humano e sua relação com a atividade física") e a ergonomia cognitiva ( foco nos processos mentais, como percepção, memória, raciocínio).

    A ergonomia do trabalho é uma disclipina diferente e mais abrangente do que as supracitadas, na medida em que "(...) investiga a relação entre os indivíduos e o contexto de produção de bens e serviços. Analisa as contradições presentes nesta inter-relação e, em consequência, as estratégias operatórias individuais e coletivas de mediação que são forjadas para responder à diversidade de exigências existentes nas situações de trabalho". (Ferreira, 2003)

  • A questão está ERRADA por estar incompleta:

    A ergonomia da atividade integra os elementos físicos, cognitivos e organizacionais. 

    Além disso, apresenta como fundamentos os elementos estruturais, interacionais e prescritos.

    Fonte: O trabalho e as orgaizações - Lívia Borges e Luciana Mourão - p. 564 e 568

  • Para a banca muitas vezes questões incompletas estão certas. Essa questão tem pessoas com argumentos diferentes para explicar a questão. Para termos um estudo mais efetivo, seria bom o comentário do professor, quem puder solicitar o comentário do professor, agradeço. (já solicitei também)

  • A questão solicita conhecimentos sobre ergonomia.

    “A ergonomia (ou o estudo dos fatores humanos) tem por objetivo a compreensão fundamental das interações entre os seres humanos e os outros componentes de um sistema. Ela busca agregar ao processo de concepção teorias, princípios, métodos e informações pertinentes para a melhoria do bem-estar do humano e a eficácia global dos sistemas." (Associação Internacional de Ergonomia)

    Nesse sentido, a ergonomia reflete diretamente na qualidade de vida do trabalhador

    Os principais tipos de Ergonomia são:

    Ergonomia Física: 

    Está relacionada às características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação com a atividade física. 

    Ergonomia Cognitiva:

    Se refere aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.

    Ergonomia Organizacional: 

    Concerne à otimização dos sistemas sócio-técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos. 

    Portanto, a questão está incompleta, e essa banca costuma considerar a questão como incorreta quando está  incompleta.

    Gabarito da Professora: ERRADO.

    fonte: Site Ergocop - Os 3 Principais Tipos de Ergonomia



ID
2185396
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando os pressupostos da ergonomia, está INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c) se constituiu, dada a importância de se analisar o fenômeno do trabalho humano, como área do conhecimento autônoma, passando a dispensar o diálogo com outras disciplinas.   ( Errado, ela não dispensa outras disciplinas pelo contrário como afirma na alternativa e) ela é interdisciplinar. 


ID
2200111
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Qual a dimensão analítica central da Ergonomia?

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

    A atividade real, concreta, ou o que faz cada trabalhador e como faz em cada situação de trabalho, constitui a dimensão analítica central da Ergonomia (daí a denominação Ergonomia da Atividade), pois ela integra, numa dada situação, a diversidade de fatores que deve ser considerada pelo trabalhador para bem executar o trabalho prescrito. Ou seja, a evolução de estado pessoal (desgaste), as condições disponibilizadas de trabalho (materiais, suporte), as variações da situação (fluxo do produto, de clientes, funcionamento dos equipamentos), as interações sociais de trabalho (colegas, chefias, clientes ou usuários) e a atividade assumem, portanto, na AET, um lugar epistemológico nuclear mais importante na análise.

     

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572011000100002


ID
2261023
Banca
FCC
Órgão
CETAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem que procura fazer aproximações da ergonomia ao estudo das exigências afetivas das tarefas, aponta que a ergonomia dá fundamental contribuição para que os trabalhadores possam desenvolver e expressar afetos positivos e para explicar

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: "D" - quando e porque eles sofrem.


ID
2313289
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Estudos mostram que no Brasil o grupo das lesões por esforços repetitivos persistiu ocupando o primeiro plano das atenções em saúde do trabalhador, que continuam voltadas para disfunções e incapacidades que atingem membros superiores, ombro e pescoço. Uma vertente acredita que para uma abordagem ergonômica se torne eficaz é essencial que sejam consideradas as características da organização do trabalho e os aspectos psicossociais e enfatizase uma ergonomia participativa, envolvendo uma equipe multidisciplinar, sendo que os esforços preventivos devem caminhar no sentido de uma detecção

Alternativas
Comentários
  • O enunciado já pontua: "sendo que os esforços preventivos devem caminhar no sentido de uma detecção...":

     

    e) precoce

  • sendo que os esforços preventivos devem caminhar no sentido de uma detecção precoce


ID
2313292
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para compreendermos como se dá a ação ergonômica e suas escolhas metodológicas é importante realizar a análise sobre as quais se fundamentam a sua prática. São três os pressupostos que norteiam a ação em ergonomia: a interdisciplinaridade, o envolvimento dos sujeitos e a análise de situações

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D


ID
2328793
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, a qual deve abordar, no mínimo, as condições de trabalho, que incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho, ao

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    Características psico-fisiológicas trabalhadores. Análise ergonômica do trabalho deve abordar (NR17):

    - Levantamento, transporte e descarga individual materiais;

    - Mobiliário dos postos de trabalho;

    -Equipamentos postos de trabalho;

    - Condições ambientais de trabalho;

    - Organização do Trabalho;


ID
2355883
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia organizacional caracteriza-se pela aplicação da teoria e da metodologia psicológica aos problemas das organizações e aos problemas de grupos e de indivíduos em ambientes organizacionais. Dentro da psicologia organizacional existem relevantes áreas de especialização. Acerca do tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Psicologia de pessoal é a área que lida com recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação do desempenho e análise de cargos de pessoal. Geralmente, os psicólogos dessa área trabalham em departamento de recursos humanos.
( ) Psicologia organizacional propriamente dita: o foco recai nas influências do grupo sobre os empregados considerados individualmente. O empregado considerado individualmente ainda é de interesse, mas o principal tema de estudo é a influência que o grupo exerce sobre ele. Os psicólogos desta área podem estar interessados na estrutura da organização, nos padrões de comunicação, no efeito da diversidade entre os empregados, no clima e na cultura organizacional e nas tomadas de decisão em grupo. O psicólogo que trabalha nessa área, muitas vezes, atua como consultor que se incorpora a uma organização para um determinado projeto, em vez de ser empregado permanentemente, tal como seria um membro do RH.
( ) A terceira área de especialização é a engenharia dos fatores humanos ou ergonomia, que focaliza a interação entre o ser humano e a máquina no ambiente de trabalho. Essa área pode incluir o local de trabalho e o design de equipamentos, bem como problemas como programas de segurança. A utilização cada vez maior da tecnologia, como o computador, aumentou a necessidade de psicólogos organizacionais treinados em fatores humanos. Frequentemente o profissional que atua nessa área tem conhecimento tanto em engenharia quanto em psicologia.
A sequência está correta em 

Alternativas
Comentários
  • Essa banca é sofrível na parte de gestão de pessoas, comparado com outras bancas mais tradicionais. Termos bizarros que não são conhecidos pela doutrina, que é majoritariamente da administração. 

  • No segundo item: Dizer que o foco é no individual e no Grupo ? eu achei absurdo

    O Foco é na organização da empresa como um todooooo

    de onde eles tiraram isso??

     

  • GABARITO A

  • Essa banca é péssima.

  • Essa banca é péssima.


ID
2355955
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito do ambiente de trabalho numa organização, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A


    a) Não é possível utilizar escalas não tradicionais de trabalho para atender a necessidades da organização e dos empregados.


ID
2362903
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Diante dos temas: condições de trabalho, segurança no trabalho e saúde ocupacional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os fatores estressantes no trabalho, a ambiguidade e o conflito de papéis, além de uma elevada sobrecarga de trabalho, podem comprometer a saúde do trabalhador.

  • Por que a B estaria errada?

  • Thiago Oliari

    Turnos LONGOS podem potencializar o adoecimento.


ID
2364805
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Ergonomia estuda

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c) as condições de trabalho ligadas à pessoa e fundamenta-se na medicina, na psicologia, na motricidade e na tecnologia industrial, visando ao conforto e ao desempenho nas diversas posições de trabalho.

    A ergonomia da atividade esteve claramente articulada com o movimento operário, buscando transformar as situaçãoes de trabalho e, em consequência, atender às demandas sindicais na perspectiva de promover a melhoria das condições de trabalho e garantir a saúde dos trabalhadores.

  • A Ergonomia estuda as condições de trabalho ligadas à pessoa e fundamenta-se na medicina, na psicologia, na motricidade e na tecnologia industrial, visando ao conforto e ao desempenho nas diversas posições de trabalho.


ID
2382358
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A análise ergonômica do trabalho é realizada pelo empregador para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a) psicofisiológicas dos trabalhadores.

    A ergonomia da atividade esteve claramente articulada com o movimento operário, buscando transformar as situações de trabalho e, em consequência, atender às demandas sindicais na perspectiva de promover a melhoria das condições de trabalho e garantir a saúde dos trabalhadores. 

  • A análise ergonômica do trabalho é realizada pelo empregador para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores


ID
2403661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à ergonomia da atividade e da psicopatologia, julgue o item subsecutivo.

O objetivo principal da ergonomia da atividade é atender às prescrições e necessidades dos trabalhadores, gestores, usuários e consumidores, evitando o desenvolvimento de patologias no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • o objetivo da ergonomia é Adequar o TRABALHO ao HOMEM

  • Também tem a questão da ergonomia da atividade possuir um enfoque preventivo; diagnóstico de causas dos problemas e a prevenção. A palavra "evitar" está mal empregada. Além disso, o principal objetivo da Ergonomia da atividade é adequar o trabalho ao homem, e não o contrário.

  • No que se refere à ergonomia da atividade e da psicopatologia, julgue o item subsecutivo.

    O objetivo principal da ergonomia da atividade é atender às prescrições e necessidades dos trabalhadores, gestores, usuários e consumidores, evitando o desenvolvimento de patologias no trabalho.


ID
2403664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à ergonomia da atividade e da psicopatologia, julgue o item subsecutivo.

Os eventos críticos são fundamentais para a análise ergonômica, uma vez que consistem em uma ruptura no curso normal de uma atividade de trabalho.

Alternativas

ID
2403667
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à ergonomia da atividade e da psicopatologia, julgue o item subsecutivo.

Entre os fatores fundamentais à análise ergonômica do contexto de trabalho inclui-se a atividade em situações reais de trabalho.

Alternativas

ID
2403670
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à ergonomia da atividade e da psicopatologia, julgue o item subsecutivo.

As estratégias operatórias individuais e coletivas de mediação que são elaboradas pelos indivíduos, de forma inconsciente, para responder às diversidades das situações de trabalho e reduzir a dimensão negativa do sofrimento e as patologias sociais são analisadas pela abordagem científica denominada ergonomia da atividade.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro está no fato de a descrição refere-se a estratégias defensivas e não operatórias.

  • ERRADO

    A Ergonomia da Atividade visa "compreender os problemas (contradições) que obstaculizam a interação (mediação) dos trabalhadores com o ambiente de trabalho, cuja perspectiva é promover o bem-estar de quem trabalha e o alcance dos objetivos organizacionais"

    A análise da evolução das definições de ergonomia coloca em evidência algumas de suas características, que autorizam inferir sua importância para uma abordagem de qualidade de vida no trabalho preventiva. Nesse sentido, cabe destacar:

    (a) o caráter multidisciplinar e aplicado, convocando outros saberes e profissionais para produção de conhecimento sobre um mesmo objeto;

    (b) o foco no bem-estar dos trabalhadores e na eficácia dos processos produtivos;

    (c) a adaptação do contexto de trabalho a quem nele trabalha;

    (d) a transformação dos ambientes de trabalho, buscando conforto e prevenção de agravos à saúde dos trabalhadores.

     

    O mais importante: o objeto de estudo, análise e intervenção da ergonomia da atividade é a interação entre os indivíduos e um determinado contexto de trabalho. Tais características habilitam a ergonomia como uma área científica, mesmo uma “ferramenta”, para atuar na temática de qualidade de vida no trabalho. Pode-se depreender que a razão de ser da ergonomia é compreender os problemas (contradições) que obstaculizam a interação (mediação) dos trabalhadores com o ambiente de trabalho, cuja perspectiva é promover o bem-estar de quem trabalha e o alcance dos objetivos organizacionais. Tal horizonte pode ser interpretado como a busca também por qualidade de vida no trabalho.

     

    Fonte: http://ergopublic.com.br/arquivos/1252860601.97-arquivo.pdf

  • A ergonomia procura o bem estar e não reduzir a dimensão negativa do sofrimento e as patologias sociais são analisadas pela abordagem científica denominada ergonomia da atividade.

  • Acredito que o texto se refere a atribuição da PSICODINÂMICA DO TRABALHO, que analisa, fundamentalmente, a fala dos trabalhadores e como os mesmos promovem a resignificação do sofrimento no trabalho, A ERGONOMIA foca mais no aspecto da observação e na melhora da qualidade e promoção de vida no trabalho.

  • As estratégias operatórias individuais e coletivas de mediação que são elaboradas pelos indivíduos, de forma inconsciente, para responder às diversidades das situações de trabalho e reduzir a dimensão negativa do sofrimento e as patologias sociais são analisadas pela abordagem científica denominada ergonomia da atividade (conceito refere-se a PSICODINÂMICA DO TRABALHO)


ID
2526217
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O ciclo típico de intervenção ergonômica engloba quatro macros etapas distintas e complementares. Na etapa de “Avaliação e Replanejamento”, o trabalho, comumente, consiste em realizar uma avaliação das soluções implantadas em termos de impactos para o bem-estar no trabalho/satisfação dos usuários, a eficiência e a eficácia de produtos e serviços;

Alternativas
Comentários
  • Passos que precisam ter em mente para resolver essa questão:

    1 - conhecer a demanda, letra E

    2 - investigar a demanda, letra A

    3 - projetar soluções com base na análise dos resultados da investigação, integrando-os com os elementos da demanda inicial, com as questõesque orientaram o percurso metodológico da intervenção inicial e as questões que orientaram o percurso metodológico da intervenção ergonômica, letra D

    4 - aplicar as soluções desenhadas de maneira participativa, letra B

    5 - Avaliação e Replanejamento, LETRA C - GABARITO

     

  • O ciclo típico de intervenção ergonômica engloba quatro macros etapas distintas e complementares. Na etapa de “Avaliação e Replanejamento”, o trabalho, comumente, consiste em realizar uma avaliação das soluções implantadas em termos de impactos para o bem-estar no trabalho/satisfação dos usuários, a eficiência e a eficácia de produtos e serviços; 

    efetuar os ajustes técnicos, operacionais e administrativos que se revelem necessários; e prospectar a necessidade de replanejamento da intervenção ergonômica diante da evolução do sistema sociotécnico de trabalho ou das situações de uso de produtos. 

  • Alguma sugestão de bibliografia para esta questão?

  • Intervenção Ergonômica

    Avaliação e Replanejamento: efetuar os ajustes técnicos, operacionais e administrativos que se revelem necessários; e prospectar a necessidade de replanejamento da intervenção ergonômica diante da evolução do sistema sociotécnico de trabalho ou das situações de uso de produtos.

    1- Conhecer a demanda: conhecer e instruir a demanda de intervenção (objeto, foco, problemas) e estabelecer objetivos, os passos metodológicos, os instrumentos a serem empregados, os produtos a serem alcançados.

    2- Investigar a demanda: acessar as fontes primárias e secundárias de informação disponíveis por meio de instrumentos diversos de investigação (análise documental, entrevistas, observações) e coletar as informações essenciais para construir as bases de compreensão elucidativa do problema de avaliação e/ou concepção.

    3-  Projetar soluções: projetar o desenho de soluções e tratar e analisar os resultados obtidos, correlacionando-os com os elementos constitutivos da demanda inicial e as questões que orientaram o percurso metodológico da intervenção inicial e as questões que orientaram o percurso metodológico da intervenção ergonômica.

    4- Aplicar soluções: aplicar de forma participativa com os atores envolvidos e implicados, as soluções desenhadas e validadas na etapa de diagnóstico, formulando soluções de caráter aplicado.

  • Acertei a questão;

    Mas bati a cabeça demais entre ""C, D"

    (Aliás, não me convenci bem do erro da "d")


ID
2649733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca do adoecimento do trabalhador, das competências do psicólogo de gestão de pessoas e de sua relação com as diferentes equipes de saúde.


A ergonomia é um dos aspectos da psicologia do trabalho que mais podem se beneficiar de equipes interdisciplinares, porque visa preservar a saúde do trabalhador e, ao mesmo tempo, incrementar a produtividade e o bom uso de equipamentos.

Alternativas
Comentários
  • Esse vídeo é muito interessante para entender melhor esse conceito, recomendo que deem uma olhada:

    https://www.youtube.com/watch?v=ccaXnRQhD_U


ID
2700133
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRO - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Teoria, dados e métodos contribuindo para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas para torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas é a

Alternativas
Comentários
  • O Que é a Ergonomia 

    Ciência que estuda a relação entre o Homem e o trabalho que executa, procurando desenvolver uma integração perfeita entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência do sistema produtivo.

  • GABARITO B

    ERGONOMIA: estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no modo como um e outra interagem.Otimização das condições de trabalho humano, por meio de métodos da tecnologia e do desenho industrial.


  • GAB: C

    ERGONOMIA

  • Só complementando, a antropometria é o estudo das medidas e dimensões das diversas partes do corpo humano. E a ergonomia utiliza técnicas da antropometria para adaptar o ambiente de trabalho ao ser humano, por exemplo: criando objetos (cadeiras e mesas) que se adaptem ao corpo humano.

    GABARITO: C

  • LETRA C

  • O que tem isso com Planejamento?


ID
2761138
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Por se tratar de um ramo complexo a Ergonomia possui subdivisões. A Ergonomia cognitiva refere-se aos processos mentais, que inclui itens de

Alternativas
Comentários
  • ergonomia cognitiva - tomada de decisão, desempenho de habilidades, interação humano-computador, conflitos e treinamento.

  • Salientando nas alternativas o que não é cognitivo:

    a) manipulação de materiais

    b) postura

    c) ruído

    d) gabarito

    e) trabalho manual.

    Acredito que existem outros fatores, mas com isso já é possível resolver a questão.

  • A ERGONOMIA é uma área que se dedica ao estudo da relação entre os seres humanos e seu ambiente de trabalho. Trata-se de uma disciplina que tem o objetivo de melhorar a maneira que o profissional executa suas tarefas dentro da organização em que trabalha, sendo dividida em três domínios básicos de especialização: física, organizacional e cognitiva.

    Cada uma dessas áreas trabalha um aspecto do indivíduo. O aspecto orgânico dos colaboradores é abordado pela ergonomia física, envolve questões como biomecânica e anatomia e tem o objetivo de preservar a saúde física dos funcionários. Já a ergonomia organizacional diz respeito à influência da organização no bem-estar geral de seus funcionários por meio de sua cultura e políticas internas.

    ERGONOMIA COGNITIVA

    Os processos que envolvem a ergonomia cognitiva abordam o raciocínio, memória, concentração e a atenção do colaborador com o intuito de entender as respostas emocionais e mentais dos indivíduos dentro da corporação.

    Esta área se dedica especialmente em aprimorar o desempenho, a capacidade de tomar decisões, a satisfação individual e a motivação profissional. Isso é feito por meio de treinamentos e ações que promovem um melhor relacionamento entres os colegas e gestores, minimizando os fatores estressores existentes no ambiente de trabalho.

    Quais são os benefícios da Ergonomia Cognitiva?

    Aumento da memória e da atenção;

    Aumento da satisfação dos profissionais;

    Melhoria nos processos de tomadas de decisão;

    Aumento da produtividade e eficiência dos colaboradores;

    Melhoria da harmonia dentro da organização;

    Redução das chances de os funcionários desenvolverem quadros depressivos ou de ansiedade;

    Diminuição da incidência de demissões.

    Um ambiente saudável melhora a saúde dos colaboradores e, por consequência, aprimora o desempenho de toda a equipe. Empresas que se preocupam em aplicar processos contínuos de desenvolvimento e que investem em adequações para aplicar a ergonomia em seus processos geralmente notam uma melhoria significativa não apenas na vida de seus colaboradores, mas nos resultados organizacionais de maneira geral.

  • GABARITO: D


    Ergonomia cognitiva refere-se a tomada de decisão, desempenho de habilidades, interação humano-computador, conflitos,treinamento,raciocínio, memória e concentração.


  • A Associação Internacional de Ergonomia divide a ergonomia em três domínios de especialização. São eles:


    Ergonomia Física: que lida com as respostas do corpo humano à carga física e psicológica. Tópicos relevantes incluem manipulação de materiais, arranjo físico de estações de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetição, vibração, força e postura estática, relacionada com lesões músculo-esqueléticas. (veja lesão por esforço repetitivo).

    Ergonomia Cognitiva: também conhecida engenharia psicológica, refere-se aos processos mentais, tais como percepção, atenção, cognição, controle motor e armazenamento e recuperação de memória, como eles afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Tópicos relevantes incluem carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação humano-computador e treinamento.

    Ergonomia Organizacional: ou macroergonomia, relacionada com a otimização dos sistemas sócio-técnicos, incluindo sua estrutura organizacional, políticas e processos. Tópicos relevantes incluem trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética.

  • Por se tratar de um ramo complexo a Ergonomia possui subdivisões. A Ergonomia cognitiva refere-se aos processos mentais, que inclui itens de tomada de decisão, desempenho de habilidades, interação humano-computador, conflitos e treinamento.

    Ergonomia

    --> se dedica ao estudo da relação entre os seres humanos e seu ambiente de trabalho.

    --> tem o objetivo de melhorar a maneira que o profissional executa suas tarefas dentro da organização em que trabalha

    --> é dividida em três domínios básicos de especialização:

    a) Ergonomia Física: que lida com as respostas do corpo humano à carga física e psicológica. Tópicos relevantes incluem manipulação de materiais, arranjo físico de estações de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetição, vibração, força e postura estática, relacionada com lesões músculo-esqueléticas. (veja lesão por esforço repetitivo).

    b) Ergonomia Cognitiva: também conhecida engenharia psicológica, refere-se aos processos mentais, tais como percepção, atenção, cognição, controle motor e armazenamento e recuperação de memória, como eles afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Tópicos relevantes incluem carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação humano-computador e treinamento.

    c) Ergonomia Organizacional: ou macroergonomia, relacionada com a otimização dos sistemas sócio-técnicos, incluindo sua estrutura organizacional, políticas e processos. Tópicos relevantes incluem trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética.

  • Do grego Ergon (trabalho) e nomos (normas, regras, leis), a Ergonomia trata-se de uma disciplina orientada para uma abordagem sistêmica de todos os aspectos da atividade laboral humana. Se aprofunda na relação entre o homem moderno e as atividades operacionais que ele executa, buscando promover a perfeita integração entre as condições de trabalho, contemplando as limitações físicas e psicológicas do indivíduo e do sistema produtivo, e assim, objetivando aumentar a eficiência organizacional, a saúde, segurança e conforto do funcionário.

    A fim de contemplar toda a complexidade do mundo do trabalho humano, faz-se necessário uma abordagem holística de todo o campo de ação da disciplina, tanto em seus aspectos físicos e cognitivos, como sociais, organizacionais, ambientais, etc. Assim, os domínios de especialização da ergonomia são:

    - Ergonomia física | está relacionada com as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação a atividade física. Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.

    - Ergonomia cognitiva | refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, stress e treinamento conforme esses se relacionem a projetos envolvendo seres humanos e sistemas.

    - Ergonomia organizacional | concerne à otimização dos sistemas sóciotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos. Os tópicos relevantes incluem comunicações, gerenciamento de recursos de tripulações (CRM - domínio aeronáutico), projeto de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede, tele-trabalho e gestão da qualidade.

    GABARITO: D

ID
2795815
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A ergonomia é a ciência que estuda as relações entre o homem e as atividades operacionais que ele executa. Um exemplo clássico da não observância dos princípios da ergonomia no trabalho é

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) representam uma síndrome de dor nos membros superiores que podem causar lesões no sistema tendíneo, muscular e ligamentar, causadas principalmente por atividades que exigem movimentos repetitivos, em alta frequência e em postura forçada

  • Gab D

    As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) representam uma síndrome de dor nos membros superiores que podem causar lesões no sistema tendíneo, muscular e ligamentar,


ID
2795905
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A ergonomia organizacional é fator importante na busca pelas melhorias das condições de trabalho.


Assinale a opção que apresenta os tipos de ergonomia que se destacam na análise do funcionamento organizacional.

Alternativas
Comentários
  • A associação internacional de ergonomia divide a ergonomia em três domínios de especialização:

    – Ergonomia Física: diz respeito às características Humanas anatômicas, antropométricas, fisiológicas e biomecânicas que se relacionam com a atividade física.

    – Ergonomia Cognitiva: diz respeito aos processos mentais, como a percepção, memória, que afetam as interações entre Humanos e outros elementos de um sistema.

    – Ergonomia Organizacional/participativa ou macro-ergonomia, relacionado com a optimização dos sistemas sociotécnicos, estrutura organizacional, politicas e processos.

    Fonte: https://segurancadotrabalhoacz.com.br/tipos-de-ergonomia

     

  • Ergonomia Física - Ocupa-se das características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica, relacionados com a atividade física. Os tópicos

    relevantes incluem a postura no trabalhno, manuseio de materiais, movimentos

    repetitivos, distúrbios músculo-esqueléticos relacionados ao trabalho, projeto de

    postos de trabalho, segurança e saúde do trabalhador.

    Ergonomia Cognitiva Ocupa-se dos processos mentais, como a percepção, memória, raciocínio e resposta motora, relacionados com as interações entre as pessoas e outros elementos de um sistema. Os tópicos relevantes incluem a carga mental,

    tomada de decisões, interação homem-computador, estresse e treinamento.

    Ergonomia Organizacional - Ocupa-se da otimização dos sistemas sócio-técnicos, abrangendo as estruturas organizacionais, políticas e processos. Os tópicos

    relevantes incluem comunicações, projeto de trabalho, programação do trabalho

    em grupo, projeto participativo, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede, teletrabalho e gestão da qualidade.

  • Gab A

    – Ergonomia Física: diz respeito às características Humanas anatômicas, antropométricas, fisiológicas e biomecânicas que se relacionam com a atividade física.

    – Ergonomia Cognitiva: diz respeito aos processos mentais, como a percepção, memória, que afetam as interações entre Humanos e outros elementos de um sistema.

    – Ergonomia Organizacional/participativa ou macro-ergonomia, relacionado com a optimização dos sistemas sociotécnicos, estrutura organizacional, politicas e processos.


ID
2809732
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à psicodinâmica do trabalho.


A formulação de programas de qualidade de vida no trabalho, na perspectiva da ergonomia da atividade, consiste não só na identificação de problemas macro e microergonômicos do trabalho, mas também na forma como estes serão tratados pela organização.

Alternativas
Comentários
  • http://www.ergopublic.com.br/arquivos/1361295898.52-arquivo.pdf


    Errado.


    A identificação de problemas ocorre na fase de diagnóstico, não de formulação do programa.


    Seguem as seis etapas:

    "1 -Diagnóstico dos problemas existentes e, sobretudo, identificando os fatores que ameaçam a saúde dos trabalhadores e eliminam a QVT nos ambientes de trabalho.


    Com base no diagnóstico, gerar dois produtos interdependentes:


    2- Concepção de uma política de Qualidade de Vida no Trabalho, explicitando conceito de QVT, princípios e diretrizes.


    3- Formulação de um Programa de QVT, indicando projetos e ações que serão implementados, avaliados e replanejados com base numa linha do tempo. 


    4- Execução, coordenação e monitoramento das atividades previstas no Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT), sobretudo, zelando pelo seu alinhamento com a política e os resultados balizadores do diagnóstico.


    5- Avaliação longitudinal da implementação da Política e do Programa de QVT, identificando suas virtudes, limites e perspectivas.


    6- Reciclagem da Política e do Programa de QVT, aprimorando sua concepção e execução."

  • O erro da questão está em levar em consideração em como a Ergonomia vai ser tratada pela organização. Capital Humano sempre em primeiro lugar

  • A abordagem intitulada Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (EAA_QVT) possui natureza descritiva e contempla níveis analíticos, fatores estruturadores e métodos voltados para a avaliação da QVT sob a ótica da Ergonomia da Atividade. Os modelos em ergonomia, caracterizam-se por um corpo de conhecimentos datados, logo provisórios, que servem de instrumento de inferência para a validação de dados empíricos coletados e que têm uma finalidade heurística para explicar o mecanismo e os fatores que influenciam as condutas dos indivíduos em situação de trabalho. O modelo teórico em EAA_QVT tem a pretensão de contribuir para descrever os elementos constituintes -chave para uma avaliação da QVT. Ele é de natureza mais descritiva que explicativa. Assim, contempla apenas a identificação de problemas macro e micro ergonômicos do trabalho, ficando a forma como estes serão tratados para uma outra etapa e outra metodologia.


    Ferreira, Mário César Ergonomia da Atividade aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho: lugar, importância e contribuição da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Revista Brasileira de Saúde Ocupacional [online]. 2015, v. 40, n. 131 [Acessado 16 Outubro 2021], pp. 18-29. 


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
3006562
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a Ergologia, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3064318
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Ergologia é uma abordagem da clínica do trabalho desenvolvida pelo filósofo francês:

Alternativas
Comentários
  • A ergologia, inspirada pelas Comunidades Científicas Ampliadas (Oddone, 1981),tem na ergonomia da atividade uma propedêutica (Schwartz, 1987). De ambas as abordagens clínicas do trabalho, herda-se a hipótese da existência de uma atividade que faz a experiência operária dos modos de produção, cujo desvelamento somente é possível no diálogo entre pesquisadores e trabalhadores. Os percursos metodológicos na ergologia sempre buscaram dimensionar esse “ser inteiro” através da noção de “corpo-si” – homem, ser singular, vivo esociocultural – nas situações de trabalho.

    Fonte: Cunha, Daisy M. Ergologia e psicossociologia do trabalho:desconforto intelectual, interseções conceituais etrabalho em comum. Cad. Psicol. Soc. Trab., São Paulo, v. 17, n. spe. 1, p. 55-64, 2014 – DOI: 10.11606/issn.1981-0490.v17ispe1p55-6

    Gabarito letra C

  • psicodinâmica do trabalho é uma abordagem científica, desenvolvida em França na década de 1980, por Christophe Dejours. Dejours tem pesquisado a vida psíquica no trabalho há mais de 30 anos, tendo como foco o sofrimento psíquico e as estratégias de enfrentamento utilizadas pelos trabalhadores para a superação e transformação do trabalho em fonte de prazer.

    Max Pagès defende a abordagem dialógica, isto é, a associação entre biológico, psique e social para identificar um indivíduo. Ele procura teorizar o grupo com base no trabalho de Lewin.

    Jean Dubost e Andre Levy - Psicossociologia e análise social e intervenção


ID
3079606
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na Ergonomia da Atividade, o Contexto de Produção de Bens e Serviços (CPBS) é o espaço material, organizacional e social em que se realiza a atividade do trabalho e está composto por três dimensões, a saber,

Alternativas
Comentários
  • E

    as condições de trabalho, as relações socioprofissionais e a organização do trabalho.


ID
3192592
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito à atuação do profissional de Psicologia do Trabalho, quanto à ergonomia, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O que tem a ver ergonomia com conflitos interpessoais???

  • ERGONOMIA:

    Análise do trabalho e de suas cargas físicas e mentais;

    Avaliação ergonômica do contexto de trabalho (ambiente);

    Avaliação ergonômica de equipamentos e ferramentas do trabalho;

    Planejamento, implementação e avaliação de intervenções ergonômicas e

    Análise de interação homem-computador.

    Referencia: Livro: Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. (Zanelli, Borges-Andrade e Bastos, 2014) - Cap: 15. Pg. 570.

    A) Analisa da interação homem-computador (CORRETO)

    B) Avalia a ergonomia do contexto de trabalho (CORRETO)

    C) Regula conflitos interpessoais (INCORRETO)

    D) Analisa o trabalho e suas cargas físicas e mentais (CORRETO)

    RESPOSTA: C


ID
3233602
Banca
CESGRANRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Diante de queixas de problemas auditivos e lombalgias, uma empresa adquire e oferece protetores de ouvido e promove treinamento postural. Em outra ocasião, diante do aumento no número de acidentes do trabalho, essa mesma empresa contrata uma equipe que ministra para os funcionários uma formação específica em segurança do trabalho.

Do ponto de vista da ergonomia da atividade, a empresa

Alternativas

ID
3304996
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A norma regulamentadora nº 17 do Ministério do Trabalho e Emprego tem como objetivo estabelecer os parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Essa norma visa diminuir qual tipo de risco no ambiente de trabalho?

Alternativas
Comentários
  • NR 17 Ergonomia

    17.1 Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e d desempenhoeficiente.

  • Risco ergonômico é todo fator que possa interferir nas características psicofislológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômicos levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho.


ID
3357208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho, de acordo com a ergonomia da atividade, a principal ação que o psicólogo deve adotar inclui

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    desenvolver um programa fundamentado em uma avaliação realizada pelos próprios trabalhadores a respeito da sua qualidade de vida no trabalho.

  • Essa questão fala da diferença existente entre a QVT pensada a partir da Ergonomia da Atividade e o Ofurô Corporativo.

    A QVT da Ergonomia vai observar os trabalhadores , vai ouvi-los. Ela se expressa por normas, diretrizes, práticas e relações socioprofissionais. É articulada e contínua. Por sua vez, o Ofurô Corporativo visa apenas amenizar o estresse provocado pela organização do trabalho, não mexe nela. São ações pontuais. 

    Sendo assim, é possível eliminar as alternativas A, B, C e D.


ID
3461050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à ergonomia e à psicodinâmica do trabalho, julgue o item que se segue.

Na perspectiva da psicodinâmica do trabalho, a saúde no trabalho não significa ausência de sofrimento, mas o potencial que cada trabalhador possui de utilização dos recursos internos e externos para transformação do sofrimento na busca pelo prazer e pela realização. As organizações que adotam essa perspectiva não são causadoras reais de sofrimento, pois o colaborador dispõe de autonomia e reações de defesa que o protegem, mesmo em contextos adversos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    "Na perspectiva da psicodinâmica do trabalho, a saúde no trabalho não significa ausência de sofrimento, mas o potencial que cada trabalhador possui de utilização dos recursos internos e externos para transformação do sofrimento na busca pelo prazer e pela realização. As organizações que adotam essa perspectiva não são causadoras reais de sofrimento, pois o colaborador dispõe de autonomia e reações de defesa que o protegem, mesmo em contextos adversos."

    Fiquei meio confusa com essa questão, acredito que por uma leitura rápida que fiz da parte final. Acho que foram justamente alguns pedaços dessa última parte frase (marquei de vermelho) que tornaram a questão errada. Para Dejours, o trabalho não é o causador de doenças mentais, podendo, no máximo, desencadeá-las e só sob certas circunstâncias. Beleza. No entanto, acredito que é uma extrapolação da teoria a questão dizer que as organizações que adotam a Psicodinâmica do Trabalho não são causadoras reais de sofrimento, visto que as pessoas sofrem dentro delas (como de qualquer outra organização) e por fatores como o próprio contexto organizacional no qual estão inseridas. Claro que dentro de organizações que adotam a Psicodinâmica do Trabalho haveria mais espaço para a autonomia dos colaboradores e para a transformação do sofrimento (que vai existir em qualquer trabalho) em sofrimento criativo. Mas aí dizer que essa mobilização protege sujeito mesmo em contextos adversos é demais pra o "pób" do trabalhador, logo seria mais uma extrapolação da teoria.

    Enfim, pensei nisso. O que vocês acham?

  • Na perspectiva da psicodinâmica do trabalho, a saúde no trabalho não significa ausência de sofrimento, mas o potencial que cada trabalhador possui de utilização dos recursos internos e externos para transformação do sofrimento na busca pelo prazer e pela realização. As organizações que adotam essa perspectiva não são causadoras reais de sofrimento, pois o colaborador dispõe de autonomia e reações de defesa que o protegem, mesmo em contextos adversos.

    Sempre vai existir sofrimento (ou patológico ou criativo). 

    Para a Psicodinâmica do trabalho o sofrimento é inerente ao processo de trabalho. !

  • Segundo o sofrimento é inerente ao trabalho, ou seja, ele sempre provocará sofrimento, agora se ele será patológico ou criativo, ai é outra história.

    Gabarito: Errado.


ID
3493504
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os ergonomistas contribuem para o planejamento, o projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com:

Alternativas

ID
3493510
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A aplicação da Ergonomia, enquanto uma abordagem interdisciplinar no âmbito da atividade do trabalho, é essencial para as finalidades abaixo, exceto para: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    "A aplicação da Ergonomia, enquanto uma abordagem interdisciplinar no âmbito da atividade do trabalho, é essencial para a produção de produtos mais competitivos e amigáveis e para a melhoria da produtividade organizacional (...), a avaliação do efeito da tarefa e do ambiente nas pessoas."

    Fonte: http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia#:~:text=A%20aplica%C3%A7%C3%A3o%20da%20Ergonomia%2C%20enquanto,a%20melhoria%20da%20produtividade%20organizacional.&text=Atualmente%20ainda%20n%C3%A3o%20existem%20cursos,doutorado%20em%20ergonomia%20no%20Brasil.


ID
3548323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TERRACAP
Ano
2004
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de ergonomia da atividade, julgue o item subseqüente.

Profissionais que atuam em organizações com enfoque teórico-metodológico da ergonomia da atividade privilegiam os aspectos de produtividade, colocando em segundo plano o bem-estar das pessoas.

Alternativas
Comentários
  • É o contrário do que trouxe a questão: foca o bem-estar das pessoas, adaptando o ambiente de trabalho as pessoas, com isso terá mais bem-estar e consequentemente trabalhará melhor e produzirá melhor...

    gab: errado


ID
3560572
Banca
MOVENS
Órgão
ADEPARÁ
Ano
2008
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A ergonomia do trabalho tem apresentado contribuições teóricas e metodológicas relevantes para a compreensão do trabalho e da sua relação com a saúde dos trabalhadores. Acerca dos conceitos apresentados por essa abordagem metodológica, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3579760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2010
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da ergonomia da atividade, da psicopatologia do trabalho e da saúde e qualidade de vida no trabalho, julgue o item subsequente.


 Um psicólogo pratica a análise ergonômica do trabalho quando compatibiliza os produtos e as tecnologias com as características dos usuários e humaniza o contexto sociotécnico do trabalho.

Alternativas

ID
3663712
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEEERS
Ano
2010
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Limonge França (2007), a prática de julgamento e apreciação, a partir dos objetivos da gestão de pessoas da organização que permite avaliar se eles foram alcançados com o uso eficiente dos recursos, denomina-se? 
 

Alternativas

ID
3682081
Banca
MOVENS
Órgão
SEPAQ-PA
Ano
2007
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A ergonomia pode ser definida como uma abordagem científica antropocêntrica que se fundamenta em conhecimentos interdisciplinares das ciências humanas para, de um lado, compatibilizar os produtos e as tecnologias com as características dos usuários e, de outro, humanizar o contexto sociotécnico do trabalho, adaptando-o tanto aos objetivos do sujeito e/ou grupo, quanto às exigências da tarefa.


Com referência a esse assunto, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas

ID
3711925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Disciplina
Psicologia
Assuntos

  A Norma Regulamentadora 17 — Ergonomia (Portaria n.º 3.751/1990, do Ministério do Trabalho e Emprego) — tem sua origem em 1986, quando surgiram numerosos casos de tenossinovite ocupacional entre digitadores que trabalhavam em empresas de processamento de dados em São Paulo. A norma visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Com base nas temáticas de segurança no trabalho e de saúde ocupacional, julgue o item que se seguem.


 Uma das características psicofisiológicas do ser humano consiste no fato de que ele tolera mal as tarefas fragmentadas, com tempo exíguo para execução, e, pior ainda, quando esse tempo é imposto por uma máquina, pela gerência, pelos clientes ou colegas de trabalho. Em geral, o ser humano prefere impor sua própria cadência ao trabalho.

Alternativas

ID
3712594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Disciplina
Psicologia
Assuntos

  A Norma Regulamentadora 17 — Ergonomia (Portaria n.º 3.751/1990, do Ministério do Trabalho e Emprego) — tem sua origem em 1986, quando surgiram numerosos casos de tenossinovite ocupacional entre digitadores que trabalhavam em empresas de processamento de dados em São Paulo. A norma visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Com base nas temáticas de segurança no trabalho e de saúde ocupacional, julgue o item que se seguem.


 Uma das características psicofisiológicas do ser humano consiste no fato de que ele tolera mal as tarefas fragmentadas, com tempo exíguo para execução, e, pior ainda, quando esse tempo é imposto por uma máquina, pela gerência, pelos clientes ou colegas de trabalho. Em geral, o ser humano prefere impor sua própria cadência ao trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Uma das características psicofisiológicas do ser humano consiste no fato de que ele tolera mal as tarefas fragmentadas, com tempo exíguo para execução, e, pior ainda, quando esse tempo é imposto por uma máquina, pela gerência, pelos clientes ou colegas de trabalho. Em geral, o ser humano prefere impor sua própria cadência ao trabalho.

    GABARITO: CERTO

  • Cadência= ritmo

    gab: certo


ID
4090861
Banca
Quadrix
Órgão
TERRACAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A ergonomia da atividade é uma abordagem multiprofissional que tem como objeto a relação entre o trabalho, o sujeito e suas estratégias operatórias e a saúde do trabalhador. Acerca desse tema, é correto afirmar que

Alternativas

ID
5005852
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a estrutura da atuação profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho, associe corretamente o campo intradisciplinar com a(s) disciplina(s) que o constitui.


CAMPOS INTRADISCIPLINARES

(1) Gestão de Pessoas

(2) Psicologia do Trabalho

(3) Psicologia organizacional


DISCIPLINAS

( ) Ergonomia.

( ) Saúde no trabalho.

( ) Relações de trabalho.

( ) Desenho organizacional.

( ) Orientação profissional e de carreira.


A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    ( Psicologia do Trabalho ) Ergonomia.

    ( Psicologia do Trabalho ) Saúde no trabalho.

    ( Gestão de Pessoas ) Relações de trabalho.

    ( Psicologia organizacional ) Desenho organizacional.

    (  Psicologia do Trabalho ) Orientação profissional e de carreira.


ID
5017093
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere uma paciente de 23 anos de idade, oriunda de um contexto de baixa renda, que mora com os pais, ambos desempregados, sendo o trabalho dela a única fonte de renda e subsistência da casa. Ela trabalha como vendedora de seguros em uma grande empresa da própria cidade. A forma de remuneração da paciente tem base no cumprimento de metas, que se tornam mais expressivas cada vez que ela consegue cumpri-las. Relata que a respectiva relação com seu chefe é pacífica e que se sente respeitada, contudo expressa fortemente o próprio desconforto quando lhe são apresentadas novas metas de trabalho. Ela trabalha na empresa há três anos e conta que, nos últimos 10 meses, tem sentido cada vez mais dificuldade em bater as metas de vendas, o que tem gerado um estado generalizado de ansiedade. Relata que, quando está no trabalho, sente-se tonta e enjoada e, quando volta para casa, não consegue se desconectar das suas obrigações com o cotidiano laboral. Expressa que o simples fato de pensar em trabalhar já lhe causa um conjunto de sentimentos e sensações desconfortáveis. Afirma não gostar da atual ocupação e caracteriza o trabalho como sendo um contexto de muita pressão e cobranças; além disso, diz que não se sente desafiada e que não vê as próprias potencialidades sendo exploradas pela organização. Não percebe incentivos mais específicos para o incremento das vendas que não o ganho financeiro, o qual acredita ser baixo para o esforço despendido. No entanto, por ser a única provedora material da própria família, sente que não há alternativas de mudanças em um curto prazo. Sonha em se formar em contabilidade e espera ter menos pressão em seu contexto de trabalho para iniciar esse sonho. 

Com relação a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


No contexto da organização em que a paciente é empregada, é correto afirmar que intervenções com base na psicodinâmica do trabalho e na ergonomia da atividade poderiam gerar benefícios para o bem-estar geral dos trabalhadores daquele contexto.

Alternativas

ID
5096659
Banca
Quadrix
Órgão
CRP -MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da psicodinâmica do trabalho e da prevenção de saúde do trabalhador, julgue o item.


A abordagem de qualidade de vida no trabalho (QVT) é contrária ao que preconiza a ergonomia, que possui um enfoque assistencialista e é de natureza paliativa.

Alternativas
Comentários
  • A abordagem de qualidade de vida no trabalho (QVT) e a ergonomia fazem parte da atuação do psicólogo organizacional e ambas estão interligadas se complementando...

    Questão errada!

  • A questão solicita conhecimentos sobre qualidade de vida no trabalho e ergonomia.


    A qualidade de vida no trabalho refere-se a preocupação da organização no bem estar e saúde dos seus colaboradores no cotidiano de suas atividades. Acredita-se que, proporcionando melhorias na saúde física, psicológica, ambiental e social, possa melhorar o desempenho do colaborador.


    A ergonomia refere-se à disciplina que estuda os aspectos físicos e cognitivos que visam  melhorar ou trazer conforto ao trabalhador, como disposição do maquinário, cadeiras ergonômicas, posição e altura de meses e mousepads, etc. Um ambiente ergonômico possibilita eliminar o cansaço e evitar fadigas desnecessárias, proporcionando maior desempenho geral.


    Nesse sentido, a ergonomia reflete diretamente na qualidade de vida do trabalhador


    Por isso não são conceitos antagônicos, pois para se ter qualidade de vida no trabalho, deve-se considerar as dimensões física, psicológica e ergonômica. Além disso, a ergonomia não trata-se de aspectos paliativos, mas corretivos.



    Gabarito da Professora: ERRADO.



ID
5439625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a ergonomia da atividade e psicopatologia do trabalho, julgue o item que se segue.

Para a ergonomia da atividade, o ergonomista deve observar e analisar a atividade de trabalho de um indivíduo, em situação real, e propor transformações que atendam tanto aos trabalhadores quanto aos gestores.

Alternativas
Comentários
  • Em ergonomia da atividade:

     O indivíduo é sujeito ativo que pensa, age e sente; por meio de sua atividade de trabalho, constrói e reconstrói sua experiência de trabalho.

    Ergonomia é o conjunto de regras e procedimentos que visam os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do seu ambiente de trabalho. ... Não só a saúde física, mas também a saúde mental das pessoas, sendo fundamental inclusive no ambiente de trabalho.

    Fonte: Ergonomia: conceito, tipos e benefícios no trabalho - Beecorp


ID
5439634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a ergonomia da atividade e psicopatologia do trabalho, julgue o item que se segue.

Caso, após um erro grave na organização, o ergonomista seja solicitado a elaborar ações de melhoria do trabalho, ele deve buscar compreender as estratégias de mediação utilizadas pelos trabalhadores e os elementos da complexidade da atividade para subsidiar a sua proposta.

Alternativas
Comentários
  • Gab: CERTO

    A questão fala, basicamente, que após verificado o erro da organização, o Ergonomista terá que avaliar, estudar, diagnosticar e definir uma estratégia com base na medição antes utilizada. Ou seja, ele realizará a etapa do Controle organizacional, que consiste em avaliar se os resultados, as tarefas e as operações determinadas estão de acordo com o planejamento inicial e após isso aplicar técnicas que ajudem a subsidiar a sua proposta de melhoria. Seria realizar o cara-crachá.

    Erros, mandem mensagem :)

  • JUSTIFICATIVA CEBRASPE: CERTO. Para uma melhor compreensão da relação existente entre sujeito-contexto da atividade, é importante a identificação de eventos críticos. Assim como esses eventos, elementos de complexidade também atuam no sentido de mobilizar as estratégias de mediação dos trabalhadores. 

  • De acordo com Ferreira e Mendes (2003), a Ergonomia da Atividade é definida como uma abordagem científica que investiga a relação entre os indivíduos e o contexto de produção de bens e serviços, analisa as contradições presentes nesta inter-relação, e, em consequência, as estratégias operatórias individuais e coletivas de mediação que são forjadas para responder à diversidade de exigências existentes nas situações de trabalho e reduzir a dimensão negativa do custo humano vivenciado pelos trabalhadores. 
    FERREIRA, M. C.; MENDES, A. M. Trabalho e riscos de adoecimento: o caso dos auditores-fiscais da previdência. Brasília: Edições Ler, Pensar, Agir (LPA), 2003.

    GABARITO: CERTO 

ID
5439637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a ergonomia da atividade e psicopatologia do trabalho, julgue o item que se segue.

Os trabalhadores desenvolvem estratégias de mediação individual e coletiva para gerir o custo humano do trabalho e, se forem eficientes e eficazes, podem transformar o custo humano no trabalho em vivências de bem-estar.

Alternativas
Comentários
  • Gab: CERTO

    A Medição Individual pode ser percebida na autoavaliação, já a Coletiva, na percepção dos pares e da organização. No tocante à eficiência, podemos definir um atendimento ao público em quantidade superior ao que normalmente se atende, mas mantendo-se a qualidade e a proatividade do indivíduo. Já a eficácia, seriam os resultados que esse atendimento alcançou, isto é, a eficiência do atendimento somado à qualidade e à entrega de resultados.

    • Nesse contexto, pode haver a transformação do custo humano no trabalho (proporcional aos seus esforços) em vivências de bem-estar quando o indivíduo compreende ou aprende a reter benefícios desse aprendizado.

    -- Não pesquisei fundamentação teórica, mas acredito que possa ser nessa linha de raciocínio pela dedução das palavras.

    Erros, mandem mensagem :)

  • CERTO

    Estamos diante da teoria da Psicodinâmica do Trabalho

    • É objeto da psicodinâmica do trabalho o estudo das relações dinâmicas entre organização do trabalho e processos de subjetivação, que se manifestam nas vivências de prazer-sofrimento, nas estratégias de ação para mediar contradições da organização do trabalho (defesas), nas patologias sociais, na saúde e no adoecimento. 

    Assim, a Psicodinâmica do trabalho estuda as estratégias de defesa individual e coletiva dos sujeitos, buscando compreender como as pessoas conseguem suportar o ambiente adoecedor de trabalho e transformar tais vivências em formas de prazer.

    Uma questão CESPE ajuda a firmar tal entendimento:

    CESPE 2015 CERTA - A ressignificação do sofrimento no trabalho desdobra-se em prazer quando é possível transformar o prescrito da organização do trabalho e a carga psíquica envolvida na atividade desenvolvida pelo trabalhador.

  • CERTA

    o CEBRASPE apresentou a seguinte justificativa para a questão:

    JUSTIFICATIVA: CERTO. As exigências do contexto de produção de bens e serviços podem obstaculizar ou mesmo desafiar a inteligência dos trabalhadores. Para responder a tais exigências, os trabalhadores utilizam as estratégias de mediação individual e coletiva. Quanto mais eficientes e eficazes as estratégias de mediação, mais a carga humana no trabalho torna-se sinônimo de vivências de bem-estar.

  • A questão solicita conhecimentos acerca da Psicodinâmica do trabalho.


    Dejours é um teórico da Psicodinâmica do Trabalho, que compreende uma abordagem focada na saúde do trabalhador a partir de um viés psicanalítico. O trabalho desempenha papel central na vida do sujeito e as complexidades das relações e modos de trabalho experienciados na organização podem ser geradores de sofrimento para o indivíduo. Para a psicodinâmica, o trabalho gera confronto entre o mundo interno do sujeito (sua subjetividade e singularidade) com o mundo externo (a realidade objetiva, com as regras, valores e desafios organizacionais) que pode acarretar em sofrimento para o sujeito. Assim, é preciso estabelecer  estratégias para a busca constante do prazer, visando manter o equilíbrio psíquico em situações patogênicas de trabalho.

    Em busca de evitar ou diminuir o sofrimento, tanto o indivíduo como as relações grupais estabelecem estratégias defensivas. As estratégias defensivas quando não são efetivas para a ressignificação desse sofrimento constitui-se em trabalhos mecanizados e aceitação da lógica insalubre da organização, acarretando a alienação no trabalho. O trabalhador passa a culpar-se pelos modos de produção da organização, atribuindo a si mesmo sua condição. De posse desse sofrimento e consequente doenças psicossomáticas, para esconder sua condição utiliza-se de ideologias defensivas, que nada mais são aquelas que os trabalhadores utilizam para mascarar o sofrimento e as angústias vivenciadas no cotidiano do trabalho.

    Caso sejam efetivas, as estratégias tanto individuais quanto grupais possibilitam a ressignificação do sofrimento e, consequentemente, a busca do prazer e indicação de saúde para o sujeito. 

    Gabarito da professora: CERTO.



ID
5654104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido
Assuntos

O uso da ergonomia da atividade e da aplicação do seu método — a análise ergonômica do trabalho (AET) — tem-se revelado promissor nos contextos corporativos e normativos. Transformar a própria AET em objeto de reflexão mais aprofundada certamente contribui para aprimorar a sua aplicação nos contextos corporativos. Acerca da ergonomia da atividade e da psicopatologia do trabalho, julgue o item subsequentem.


Para a ergonomia da atividade, o bem-estar do trabalhador é preponderante em relação à eficiência organizacional, o que significa que essa eficiência não é mensurada pelos estudos da área. 

Alternativas

ID
5654110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido
Assuntos

O uso da ergonomia da atividade e da aplicação do seu método — a análise ergonômica do trabalho (AET) — tem-se revelado promissor nos contextos corporativos e normativos. Transformar a própria AET em objeto de reflexão mais aprofundada certamente contribui para aprimorar a sua aplicação nos contextos corporativos. Acerca da ergonomia da atividade e da psicopatologia do trabalho, julgue o item subsequentem.


A AET é realizada sob uma perspectiva de progressividade e seletividade, desdobrando-se em cinco etapas: análise da demanda; análise da tarefa; análise da atividade; diagnóstico; e recomendações. 

Alternativas