SóProvas


ID
2037808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente ao bem-estar no trabalho e aos temas associados à saúde do trabalhador.


A psicodinâmica do trabalho busca dialogar com áreas como a ergonomia e a psicometria, a partir do prisma da complementaridade, na tentativa de recuperar a dialética, de construir caminhos para uma psicologia concreta e de superar a compreensão de percepções de prazer e sofrimento no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • por quê Psicometria ?

  • Creio que pelo processo de mensuração da psicometria...

  • "Apresentam-se, na próxima seção, o método clássico de pesquisa em psicodinâmica e as contribuições metodológicas da ergonomia da atividade e da psicometria, na perspectiva de demonstrar como é possível diferentes modos de aprender o mesmo objeto serem complementares e produzirem uma visão dialética, na qual não há espaço para dicotomia entre quantitativo e qualitativo, visísel e invisível, objetivo e subjetivo, sujeito e realidade."

    Psicodinâmica do Trabalho: Teoria, Método e Pesquisas, Ana Magnólia Mendes (org.)

  • Cespe sendo cespe.

  • Achei que a questão estivesse incorreta pela afirmativa "superar a compreensão de percepções de prazer e sofrimento no trabalho", sendo que esse é um dos pressupostos básicos da Psicodinâmica do Trabalho.

  • Pensei exatamente igual o colega Gabriel.

    Não vejo a Psicodinâmica querendo "SUPERAR a compreensão de percepções de prazer e sofrimento no trabalho"

  • A questão solicita conhecimentos acerca da Psicodinâmica do trabalho.


    A Psicodinâmica do trabalho é uma abordagem focada na saúde do trabalhador a partir de um viés psicanalítico. O trabalho desempenha papel central na vida do sujeito e as complexidades das relações e modos de trabalho experienciados na organização podem ser geradores de sofrimento para o indivíduo. Para a psicodinâmica, o trabalho gera confronto entre o mundo interno do sujeito (sua subjetividade e singularidade) com o mundo externo (a realidade objetiva, com as regras, valores e desafios organizacionais) que pode acarretar em sofrimento para o sujeito. Assim, é preciso estabelecer  estratégias para a busca constante do prazer, visando manter o equilíbrio psíquico em situações patogênicas de trabalho.

    As estratégias de enfrentamento podem ser evidenciadas em diversas aplicações no trabalho. A ergonomia, por exemplo, permite compreender as interações entre os seres humanos e os outros componentes de um sistema com objetivo de melhoria do bem-estar do humano e a eficácia da organização. 

    A psicometria é a ciência da psicologia dedicada aos estudos de inventários e testes quantitativos que buscam compreender fenômenos a partir de um viés quantitativo e estatístico.

    Apesar da psicodinâmica envolver os modos de subjetivação entre os trabalhadores, existem estudos, principalmente de Ana Magnólia Mendes que destacam as contribuições da psicometria para a psicodinâmica do trabalho.

    Dessa forma, é possível estabelecer inter-relações entre as duas áreas para compreensão da saúde e doença vivenciados no trabalho

    Gabarito da Professora: CERTO.