-
A questão erra ao definir o conceito do efeito halo, visto que ele define-se pela postura do avaliador quanto a tendência de gostar do avaliado e parcialiazar a avaliação e definindo com notas mais elevadas do que realmente ele mereça, enquanto que caso seja um avaliado a qual o avaliador não goste dele independente de seu desemepenho real é considerado com avaliação baixo do nível.
-
Inverteu os conceitos.
-
O efeito Halo é a tendência que uma pessoa tem de generalizar avaliações positivas. Há autores que dizem que ele é efeito de generalização em geral, desconsiderando o efeito Horn.
O erro de tendência central é a tendência de atribuir notal nem muito altas, nem muito baixas para um candidato, tendendo sempre a uma avaliação média na escala adotada.
Fonte: Prof. Carlos Xavier
-
ERRADO
ERROS
EFEITO HALO - GENERALIZAÇÃO (GERAL) - Pode ser considerada também GENERALIZAÇÃO POSITIVA
EFEITO HORN - GENERALIZAÇÃO NEGATIVA
EFEITO TENDÊNCIA CENTRAL - AVALIAÇÃO NA "MÉDIA" ( NOTAS NEM MUITO ALTAS NEM MUITO BAIXAS)
-
A banca inverteu os conceitos.
O efeito de halo é a generalização, a tendência de nivelar o julgamento de uma pessoa por cima ou por baixo. o avaliador generaliza um aspecto do desempenho, bom ou ruim, e aplica para todos os quesitos.
Tendência central: o avaliador não assume valores extremos na avaliação por medo de prejudicar os fracos e assumir responabilidades pelos excelentes, marcando sempre valores medianos para não se comprometer.
-
Há uma inversão de definições!
-
Corrigindo: O efeito de halo, que diz respeito à generalização, e o efeito de tendência central, que se refere à média para todos, estão incluídos entre os principais erros de avaliação.
-
O efeito de halo, que se refere à média para todos, e o efeito de tendência central, que diz respeito à generalização, estão incluídos entre os principais erros de avaliação.