-
D) O planejamento é o processo administrativo que influencia todos os outros (direção, organização, controle). Ele é o passo inicial – quando definiremos o que a organização quer fazer, quando e como ela o fará.
Como o futuro é sempre incerto, temos de procurar reduzir essa incerteza quando estamos administrando uma organização. Assim, o planejamento é o processo que utilizamos para reduzir a incerteza e aumentar a chance de a organização ter sucesso.3
Organizar é o processo de alocar pessoas e outros recursos para atingir um objetivo. Envolve tanto a divisão de trabalho como a coordenação desses trabalhos para alcançar um resultado desejado.
O processo de organização define quem deve fazer o quê, quem é responsável por quem e como as diferentes partes da organização devem se relacionar e trabalhar juntas.
Após a definição da estratégia organizacional e do início da execução, será necessária a utilização de ferramentas de controle estratégico. Atualmente, a principal ferramenta para o controle estratégico é o Balanced Scorecard. De acordo com Lobato et al.,42
Na gestão estratégica competitiva, o alinhamento e controle estratégicos são suportados pela ferramenta Balanced Scorecard (BSC), pela qual se elaboram medidas financeiras e não financeiras que possibilitam o desdobramento das estratégias a serem implementadas.
Dessa maneira, os gestores poderão acompanhar os resultados da organização de acordo com a estratégia traçada, de modo a corrigir os desvios e aprender, gerando conhecimento com todo o processo
-
De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE.
Planejamento: Dentro desta função, totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo de controle sobre o futuro, colocam-se atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos.
Organização: Dentro desta função, estão as atividades de definição da estrutura: unidades orgânicas a serem criadas, para desempenhar as diversas finalidades; a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada uma dessas unidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.
Direção: Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação e desenvolvimento de pessoal.
Controle: Como as organizações não operam na base da improvisação e nem ao acaso,elasprecisamserdevidamentecontroladas.Elasrequeremconsiderável esforço decontrole emsuas várias operações eatividades.Ocontrole constitui a última das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.
-
(1) Planejamento
(2) Organização
(3) Direção
(4) Controle
( 2 ) Estruturar e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e suas atribuições. Além de assegurar a divisão e a coordenação das atividades dos seus membros.
( 1 ) Definir objetivos e decidir sobre os resultados e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. É a tomada de decisão antecipada, algo que podemos fazer antes de agir.
( 4 ) Monitorar e avaliar as atividades e os resultados para assegurar que os objetivos sejam alcançados, tomando as medidas necessárias para a correção de possíveis desvios.
( 3 ) Interpretar os planos para as pessoas e dar as instruções e orientação sobre como executá-los e garantir o alcance dos objetivos, após ter estabelecido o planejamento e estruturando a organização.
d) 2, 1, 4, 3
PLANEJAMENTO: define as atividades a serem realizadas e os resultados a serem alcançados.
ORGANIZAÇÃO: organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado.
DIREÇÃO: é a função de dirigir a execução do planejamento, para atingir os objetivos da organização.
CONTROLE: analisa-se os resultados obtidos, se foram os planejados.
http://federalconcurseira.blogspot.com.br/2015/07/conceitos-importantes-administracao-e.html
-
(ORGANIZAÇÃO) Estruturar e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e suas atribuições. Além de assegurar a divisão e a coordenação das atividades dos seus membros.
( PLANEJAMENTO) Definir objetivos e decidir sobre os resultados e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. É a tomada de decisão antecipada, algo que podemos fazer antes de agir.
(CONTROLE) Monitorar e avaliar as atividades e os resultados para assegurar que os objetivos sejam alcançados, tomando as medidas necessárias para a correção de possíveis desvios.
(DIREÇÃO) Interpretar os planos para as pessoas e dar as instruções e orientação sobre como executá-los e garantir o alcance dos objetivos, após ter estabelecido o planejamento e estrutura da organização.
-
Uma boa revisão das funções administrativa. Bom para manter o conteúdo fresquinho na mente rsrs.
-
LETRA D CORRETA
P.O.D.C
PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.
ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor
DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas
CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões
-
respondi certo na minha mente...por isso q tem q descansar o cerebro as vezes
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as funções administrativas. Neste caso, associemos as duas colunas, ou seja, cada função ao seu conceito.
Cada função consiste no seguinte:
- Planejamento: é a função administrativa responsável pela definição dos objetivos e metas organizacionais e seus desdobramentos, assim como a definição das estratégias que serão usadas pela organização no decorrer das suas atividades.
- Organização: refere-se, basicamente, à divisão dos recursos (humanos, materiais, financeiros, tecnológicos etc.) na organização. É a função que vai esclarecer quais atividades serão desenvolvidas, como ocorrerá a relação de hierarquia, autoridade e competência; assim como a disposição da estrutura adotada.
- Direção: volta sua atenção para o elemento humano que integra as organizações. Chiavenato (2000, p. 279) leciona que para o Planejamento e a Organização funcionem de modo eficaz, é preciso que sejam complementados pela orientação a ser dada às pessoas por meio da comunicação e habilidade de liderar e motivar.
- Controle: tem a responsabilidade de estabelecer padrões de desempenho, fazer a medição e comparação do desempenho obtido por um processo com o que se esperava. E em caso de desvios consideráveis, ações corretivas devem ser tomadas imediatamente. De acordo com Chiavenato (2004. p. 16) o controle é o “processo de assegurar que as atividades atuais das organizações estejam em conformidade com as atividades planejadas.
Tendo dito isso, relacionemos as colunas:
- (2) Organização: Estruturar e integrar os recursos e órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles e suas atribuições. Além de assegurar a divisão e a coordenação das atividades dos seus membros.
- (1) Planejamento: Definir objetivos e decidir sobre os resultados e tarefas necessários para alcançá-los adequadamente. É a tomada de decisão antecipada, algo que podemos fazer antes de agir.
- (4) Controle: Monitorar e avaliar as atividades e os resultados para assegurar que os objetivos sejam alcançados, tomando as medidas necessárias para a correção de possíveis desvios.
- (3) Direção: Interpretar os planos para as pessoas e dar as instruções e orientação sobre como executá-los e garantir o alcance dos objetivos, após ter estabelecido o planejamento e estruturad31o a organização.
Concluímos, portanto, que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fontes:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. n 2° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 8° ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
FENILI, Renato. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.