SóProvas


ID
203929
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Analise a concordância nominal dos períodos:

I. É mais do que clara a necessidade de falarmos sobre temas e matérias diversos.

II. Ao meio-dia, de cabelos ruivos e unhas rosa, ela pisou firme no salão.

III. Para que se tenha como fraude à execução a alienação de bens de que trata o art. 593 do Código de Processo Civil é necessário a presença concomitante de alguns elementos.

IV. Fica óbvia, então, que a maioria dos casos de gripe suína, a despeito de o governo se manter em alerta, é reveladora da falta de condições socioambiental.

Alternativas
Comentários
  • I. É mais do que clara a necessidade de falarmos sobre temas e matérias diversos.

    II. Ao meio-dia, de cabelos ruivos e unhas rosa, ela pisou firme no salão.

    III. Para que se tenha como fraude à execução a alienação de bens de que trata o art. 593 do Código de Processo Civil é necessário a presença concomitante de alguns elementos.

    IV. Fica óbvia, então, que a maioria dos casos de gripe suína, a despeito de o governo se manter em alerta, é reveladora da falta de condições socioambiental

  • I. É mais do que clara a necessidade de falarmos sobre temas e matérias diversos. ( CORRETO) 

    II. Ao meio-dia, de cabelos ruivos e unhas rosa, ela pisou firme no salão. (CORRETO)

    III. Para que se tenha como fraude à execução a alienação de bens de que trata o art. 593 do Código de Processo Civil é necessário a presença concomitante de alguns elementos.  (ERRADO)

    IV. Fica óbvia, então, que a maioria dos casos de gripe suína, a despeito de o governo se manter em alerta, é reveladora da falta de condições socioambiental. (ERRADO)

  • III - (...) é necessária a presença....  expressões do tipo: "é preciso, é necessário, é proibido" flexionam quando estão diante de substantivo determinado por artigo ou pronome.

     

  • Não entendi o "unhas rosa" como sendo uma das alternativas corretas... 

    Não seriam "unhaS rosaS"?
  • Aristides: Estando subentendida a expressão cor de, o adjetivo mantém-se invariável: toalhas (cor de) pérola, ternos (cor de) cinza, vestidos (cor de) rosa, uniforme (cor de) oliva, carros (cor de) vinho, colares (cor de) marfim, embalagens (cor de) carmim.
    Abraço!
  • Corrigindo as erradas...

    III. Para que se tenha como fraude à execução a alienação de bens de que trata o art. 593 do Código de Processo Civil é necessária a presença concomitante de alguns elementos.

    IV. Fica óbvio, então, que a maioria dos casos de gripe suína, a despeito de o governo se manter em alerta, é reveladora da falta de condições socioambientais.
  • Caro Aristides:
    O adjetivo quando se refere a cor torna-se invariável: Ex: Unhas rosa

    Mas pode haver confusões. " E cabelos ruivos por que variou e unhas rosa não? Por um motivo por vezes não óbvio: RUIVO NÃO É COR.

    Abs