SóProvas


ID
2040928
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito da evolução da Administração pública, considere:

I. Na histórica separação entre as esferas da política e da administração, coube à primeira, ao menos teoricamente, a formulação das políticas públicas e à segunda sua implementação.

II. As reformas no serviço público, no início do século XX, notadamente a norte-americana, intentaram a aplicação dos princípios da chamada Administração científica.

III. A adoção do princípio Taylorista da “unidade de comando”, passa a fazer parte da estrutura organizacional pública de diversos países, a partir do pós-guerra.

IV. A adoção de regras racionais e impessoais possui referências na teoria weberiana da burocracia.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A única alternativa errada é a III, as demais estão corretas. 

    Acredito que o erro da III quando fala na unidade de comando se refere a uma prática centralizadora, quando o que vemos no pós-guerra é um processo de descentralização.

    Gabarito: letra D

     

     

  • Item III (pós-guerra ocorreu a partir de 1945) 

     

    Traçando-se um paralelo entre a Administração Científica e a Administração Clássica, conclui-se que enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção, Fayol a estudava privilegiando as tarefas da organização. A ênfase dada pelo primeiro era sobre a adoção de métodos racionais e padronizados e máxima divisão de tarefas, enquanto o segundo enfatizava a estrutura formal de empresa e a adoção de princípios administrativos pelos altos escalões.

    Na história da evolução da Administração não se pode esquecer a valiosa contribuição de Elton George Mayo, o criador da Teoria das Relações Humanas, desenvolvida a partir de 1940, nos Estados Unidos e mais recentemente, com novas idéias, com o nome de Teoria do Comportamento Organizacional. Ela foi, basicamente, o movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração, com ênfase centrada nas pessoas. Teve como origem: a necessidade de humanizar e democratizar a administração, o desenvolvimento das chamadas ciências humanas (psicologia e sociologia), as idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin e as conclusões do Experimento de Hawthorne,  já bastante estudado e discutido nas escolas de administração. Em 1932, quando a experiência foi suspensa, estavam delineados os princípios básicos da Escola de Relações Humanas, tais como: o nível de produção como resultante da integração social, o comportamento social do empregado, a formação de grupos informais, as relações interpessoais, a importância do conteúdo do cargo e a ênfase nos aspectos emocionais.

    A partir de 1950 foi desenvolvida a Teoria Estruturalista, preocupada em integrar todas as teorias das diferentes escolas acima enumeradas, que teve início com a Teoria da Burocracia de Max Weber, que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins), para que se obtenha o máximo de eficiência.

     

    Fonte: http://www.sobreadministracao.com/historia-e-evolucao-da-administracao/

  • Acredito que outro erro da questõa III é o fato de que o Princípio da Unidade de Comando foi proposto por Fayol, e não por Taylor. Me corrijam se eu estiver errado! 

    Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/teoria-classica-da-administracao-segundo-henri-fayol/13239/

  • Sobre a D:

    Apresentação dos Princípios de Gestão de Henri Fayol

    Princípio da autoridade única ou da unidade de comando: significa que cada subordinado deve receber ordens e responder apenas perante um superior hierárquico.

  • Unidade de comando é um princípio de Fayol.

  • Gabarito: D

    Unidade de comando é princípio da Teoria Clássica de Henry Fayol