-
II-ERRADA: Difere sim! Na fase de recrutamento é possível tanto o setor público como o privado utilizar os mesmos meios de comunicação para divulgação da necessidade de contratar novos profissionais. No entanto, na parte de seleção, o buraco é mais embaixo! kk. Em caso prático, o setor público recruta candidatos divulgado a realização de concurso público e, posteriormente, seleciona aqueles que ficarem dentro das vagas ofertadas. Na esfera privada é diferente, a seleção acontece por meio de entrevistas e escolhe aqueles que mais se adequarem aos quesitos dos postos de trabalhos vagos.
IV- ERRADA: É o inverso- a fase subsequente do recrutamento é a seleção.
-
III - "ajustes em caráter precário" faz menção à possibilidade de nomeação de cargo em comissão , de livre nomeação e exoneração, os quais possuem caráter PRECÁRIO (PODEM SER EXONERADOS SEM MOTIVAÇÃO ).
-
Em relação ao íten IV
FASES:
Recrutamento -> Seleção-> Treinamento -> Desenvolvimento
-
Gabarito: I e III letra e
-
Comece pela mais simples!
IV: A fase subsequente à seleção é o recrutamento. FALSO. É o inverso! A fase subsequente ao recrutamento é a seleção.
Elimina A, B, D. A resposta ou é C ou é E (e as duas têm em comum a I como verdadeira, ou seja, ela é mesmo verdadeira haha).
III: Embora a legislação preveja o suprimento de pessoas no serviço público como um processo devidamente planejado, ocorre a possibilidade de ajustes em caráter precário pela Administração pública. VERDADEIRA. Lembrei do art. 37, IX, CF: a lei estabelecerá os casos de contrratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excpecional interesse público.
Gabarito: I e III (E)
-
III. Embora a legislação preveja o suprimento de pessoas no serviço público como um processo devidamente planejado(edital, concurso público) ocorre a possibilidade de ajustes em caráter precário (processo seletivo simplificado para contratar por tempo determinado, cargo em comissão) pela Administração pública.
Art 37. Inciso IX a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.
-
I. Certo. A afirmação apresenta as três ações básicas da gestão de pessoas. Em geral, opta-se por uma abordagem mais analítica a partir dos processos de gestão de pessoas (Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar), porém isso não invalida a afirmativa.
II. Errado. O processo de recrutamento e seleção na esfera pública é sensivelmente diferente. O recrutamento, em regra, é realizado por meio da publicação de um edital de concurso público e a seleção é feita por meio de um teste de conhecimento (prova de concurso). Na esfera privada, não existe um formato tão engessado e as empresas possuem maior liberdade de adotar outras ferramentas tanto para recrutar quanto para selecionar.
III. Certo. Os ajustes em caráter precário na esfera pública podem ser realizados por meio de provimento de cargos em comissão (não precisam de concurso) e ainda por movimentação de pessoal (relotação, remoção, etc).
IV. Errado. A seleção é feita após o recrutamento.
Gabarito: E