Sobre a questão de interesses em conflito:
1) Em um mesmo Órgão Público a tendência é que os integrantes de cada departamento considerem como prioritárias a demandas de seu próprio departamento (recursos materiais, financeiros, de pessoas etc);
2) Na destinação de recursos da União para os Estados e DF, cada um tende a puxar a sardinha mais para o seu lado etc.
3) Sempre há interesses em conflito em tudo, por exemplo. Você quer que os políticos eleitos destinem os recursos em prol da sociedade, mas eles querem destinar para a própria conta. :'P
Gabarito “A”.
A gestão de pessoas no setor público pode se beneficiar da abordagem trazida pela Ciência Política PORQUE (CORRETA)
Sim, pode se beneficiar da abordagem da Ciência Política. Por exemplo, no desenvolvimento, na retenção e na motivação do capital humano para desempenhar suas funções, tanto no setor público como privado.
--------------------------
a Ciência Política constitui-se como campo privilegiado para a compreensão dos mecanismos de exercício de poder E PORQUE (CORRETA)
A Ciência Política é o estudo da política, do exercício de poder, das estruturas e dos processos de governo. Uma forma rica de informação para gestão de pessoas. Justifica a 1° afirmativa.
--------------------------
no espaço organizacional público figura uma complexa rede de demandas setoriais e interesses em conflito. (CORRETA)
A Ciência Política envolve o estudo da estrutura e dos processos de governo ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. Dessa forma, ela abrange uma complexa rede de demandas setoriais e interesses em conflito. Justifica a 1° afirmativa.
Um exemplo seria quando o legislador (setor público) cria direitos ou obrigações a uma determinada classe, que consequentemente pode afetar diversos outros setores da sociedade e causar um conflito de interesses, como ocorreu em 2017 com a Reforma Trabalhista e como está em votação, hoje, em 2019, a Reforma da Previdência.