-
Custo de captação pode ser entendido como juros sobre recursos captados, sendo reconhecidos como despesa, reduzindo o lucro.
-
Certo
Jose Parim = "Custo de captação pode ser entendido como juros sobre recursos captados, sendo reconhecidos como despesa, reduzindo o lucro."
-
O custo do capital pode ser representado pela taxa de juros que as empresas usam para calcular, descontando ou compondo, o valor do dinheiro no tempo (Atkinson et. al.,2000).
-
Complementando... É bom saber que o Lucro Residual é importante para empresa pois a companhia não deve se preocupar apenas com o crescimento dos lucros, mas também o retorno que esses proporcionam sobre o capital empregado. Logo, se houve aumento no custo de captação, consequentemente haverá diminuição sobre esse retorno.
-
E se o NOPAT aumentar acima das novas despesas financeiras calculadas com base nesse custo?
-
Lucro residual é sinônimo de EVA (Economic Value Added)
"O EVA é representado pela fórmula:
EVA = Lucro Operacional – (Custo de Oportunidade do Capital Total x Capital Total)
Onde:
- Lucro Operacional: lucro proveniente dos ativos da empresa (investimento). Aqui entram as receitas financeiras (atenção: despesas financeiras não se enquadram aqui).
- Custo de Oportunidade do Capital Total: é também conhecido como Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) ou WACC, do inglês Weighted Average Capital Cost. O CMPC é a média ponderada entre o custo de capital de terceiros e o custo de capital próprio, ou seja: a composição de recursos que estão à disposição da empresa. O resultado desse cálculo vai indicar o nível de atratividade mínima do investimento.
- Capital Total: soma das dívidas onerosas com o patrimônio líquido, a preço de mercado."
FONTE:https://www.treasy.com.br/blog/eva-valor-economico-adicionado/
Assim, percebe-se que o aumento do custo de captação reduz o seu lucro residual (EVA).