A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à interpretação de problemas numéricos, à multiplicação, à divisão, à adição e à regra de 3 (três) dos números.
Tal questão apresenta os seguintes dados os quais devem ser utilizados para a sua resolução:
1) Na maioria dos aviões, a distância entre duas poltronas em filas consecutivas da classe econômica é 79 cm.
2) Para oferecer mais conforto aos seus passageiros, uma empresa aérea decidiu aumentar essa distância para, no mínimo, 86 cm.
3) Desse modo, o espaço antes ocupado por 25 filas de poltronas passará a ter n filas.
Por fim, frisa-se que a questão deseja saber qual será o maior valor de n.
Resolvendo a questão
Sabendo que a distância entre duas poltronas em filas consecutivas da classe econômica é 79 cm e que tal valor ocupa um espaço de 25 filas de poltronas, para se descobrir o valor de n destacado acima referente ao aumento da distância para, no mínimo, 86 cm, deve ser feita a seguinte regra de 3 (três):
79 cm ------ 25 filas
86 cm -------- n filas
* Por se tratar de grandezas inversamente proporcionais, não deve ser feita a multiplicação em cruz, sendo que a multiplicação a ser feita, neste caso, é em "linha reta". Isso deve ser feito, pois, no caso em tela, quando se aumenta a distância, em cm, tem-se uma queda na quantidade de filas, ou seja, o número de filas irá diminuir.
Fazendo a multiplicação em "linha reta", tem-se o seguinte:
86 * n = 79 * 25
86n = 1.975
n = 1.975/86
n = 22,96 filas (aproximadamente).
Por se tratar de um número decimal (22,96), no caso em tela (quantidade máxima), tal valor deve ser arredondado para baixo. Isso deve ser feito, pois, caso haja 23 filas, não será possível se ter uma distância mínima de 86 cm, já que ocorrerá uma falta de espaço. Entretanto, se houver 22 filas, embora até possa sobrar espaço, será atendido o critério da distância mínima de 86 cm.
Gabarito: letra "c".