SóProvas


ID
2043808
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sistema de adestramento promete
ensinar gatos a usarem vaso sanitário

Um pet shop online está vendendo um produto que pode ser a solução para quem tem gatos e gosta da casa organizada ou mora em lugares pequenos: é um sistema de adestramento para treinar os bichanos a usarem o banheiro e evitarem o uso de caixa de areia. O veterinário e fundador do pet shop, Márcio Waldman, explica que o sistema consiste em aros de tamanhos diferentes, que são colocados no assento até que o animal se adapte a usar o vaso sanitário.
"O produto é aplicado em fases e contém vários tamanhos de aros para serem diminuídos aos poucos até chegarem ao tamanho real do vaso sanitário. Para facilitar a adaptação, a areia é colocada neste recipiente, durante as fases", explica Márcio.
No início da adaptação, recomenda o especialista, os donos devem retirar a tradicional caixa de areia do alcance do animal por algumas horas e inserir o assento no vaso sanitário. É importante "aumentar gradativamente o período sem a caixa sanitária e com o assento no banheiro até que o gato perceba que o local a ser utilizado é o vaso sanitário", afirma.
O veterinário relata que não existe uma média de tempo para o animal se adaptar. "Alguns gatos se adaptam em poucos dias. Outros podem demorar algumas semanas para mudarem de hábito", explica. O profissional alerta que esse período de adaptação é um dos pontos negativos do produto. Como vantagem, ele ressalta a ausência de areia sanitária e da necessidade de retirar essa areia em grumos da caixa.
Márcio afirma que é muito difícil que o gato caia dentro do vaso sanitário, já que os bichanos têm um senso espacial e de equilíbrio muito maior que o dos humanos.
(g1.globo.com)

Quanto às regras de acentuação gráfica, o que podemos afirmar corretamente sobre as palavras "ausência" e "sanitária" (destacadas no penúltimo parágrafo do texto)?

Alternativas
Comentários
  • (E)

    Pois, Paroxítonas – São aquelas em que a sílaba tônica se evidencia na penúltima sílaba.

    Ex.: útil – tórax – táxi – ausência- sanitária.

    Separação das sílabas: sa-ni-tá-ria.
    Separação das sílabas: au-sên-cia.

     

  • Gab E) são acentuadas Paroxítonas terminadas em: 

    - ditongo oral:

    memória – falência – advérbio ..

     

    Assim como também:

    - i, is:

    júri – lápis....


    - us, um, uns:

    Vênus – médium -  álbuns...


    - l, n, r, x, ps: 

    retrátil – próton – tórax -  fêmur – fórceps...


    - ã, ãs, ão, ãos:

    ímã – órfãs – sótão – órgãos...

  • Palavras terminadas em encontro vocálico átono ( podem ser entendidas como DITONGOS quanto como HIATOS): Podem ser consideradas tanto paroxítonas quanto propatoxítonas, e devem ser todas acentuadas.

    Sa - ni - tá - ri - a / Sa - ni - tá - ria

    Au - sên - ci - a / Au - sên - cia

  • Ambas as palavras são paroxítonas, Gab.: E

  • As duas são paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

  • Novo acordo: proparoxítonas aparente.

  • Ausência e Sanitária são paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

  • PAROXÍTONAS

  • Isaias TRT.

  • Ambas paroxítonas terminadas em ditongo

    GAB: E

  • Gabarito E

    Ambas são paroxítonas terminadas em ditongo.

  • "ausência" e "sanitária" - São acentudas por serem  paroxítonas terminadas em ditongo crescente (semivogal i-u) mais (vogal a-e-o), por isso são acentudas pelo mesmo motivo.

    GABARITO: E

  • As palavras “au-sên-cia” e “sa-ni--ria” são acentuadas por
    serem paroxítonas terminadas em ditongo oral.
    Assim, a alternativa (E) é a correta.
    Gabarito: E

  • GABARITO: LETRA E

    Regra de Acentuação para Paroxítonas

    Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam, enxáguem;fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus,fórceps.

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA