SóProvas


ID
2044072
Banca
Quadrix
Órgão
CREMAM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Hospitais do Amapá estariam sem ambulâncias por falta de pagamento

Servidores contam que transporte de pacientes foi interrompido.

Falta do serviço atinge HE, HCAL e PAI, em Macapá.

Ambulâncias que atendem a hospitais públicos estaduais do Amapá teriam sido retiradas por falta de pagamento do governo à empresa responsável pela locação dos veículos. A informação foi confirmada por funcionários que atuam na rede hospitalar. Em nota enviada, o governo informou que foi "surpreendido" com a atitude da empresa e que foi à Justiça para buscar o retorno dos veículos.

"No dia 10 de dezembro a Sesa foi surpreendida com a suspensão dos serviços sem prévio aviso. Imediatamente a secretaria entrou com pedido de liminar, uma vez que o atraso alegado extraoficialmente pela empresa não é superior a 90 dias do atual exercício financeiro, como prevê a Lei Geral de Licitações nº 8.666, para que o contratado interrompa os serviços", disse a nota, acrescentando que a Justiça deu 24 horas para a empresa voltar com as ambulâncias para as unidades.

A falta das ambulâncias estaria afetando os hospitais de Clínicas Alberto Lima (HCAL) e de Emergências (HE) e Pronto Atendimento Infantil (PAI), todos em Macapá. O G1 percorreu as unidades e constatou que não havia ambulâncias em nenhum dos prédios. No HCAL, a vaga destinada ao veículo estava ocupada por um carro particular.

De acordo com a enfermeira Sandra Pereira, de 49 anos, os funcionários receberam a informação de que o retorno das ambulâncias aconteceria somente mediante a efetuação dos pagamentos. “As ambulâncias foram todas retiradas. Não temos nenhuma no HCAL e nem no HE. Se o governo do estado não liberar o dinheiro para pagar as ambulâncias, elas vão continuar fora dos hospitais”, disse.

Um técnico em enfermagem do Hospital de Emergências, que preferiu manter a identidade em sigilo, relatou que a retirada dos veículos atinge diretamente o transporte de pacientes entre uma unidade e outra. “Os pacientes que quiserem fazer algum exame têm que ir em algum carro particular por conta própria. Se ele entra, não sai mais do hospital, se depender das ambulâncias”, comentou o funcionário do HE de Macapá. [...]

Motoristas das ambulâncias dizem que tiveram que ser remanejados para outros hospitais após o primeiro caso de retirada dos veículos. “As [ambulâncias] da UPA e da maternidade nunca mais voltaram. Nós fomos até transferidos para outros hospitais porque elas não retornaram”, contou um motorista, que pediu para manter a identidade em sigilo.

(g1.globo.com)

Veja:
“O G1 percorreu as unidades e constatou que não havia ambulâncias em nenhum dos prédios.”

A oração em destaque:

Alternativas
Comentários
  • Classifica-se como subordinada substantiva objetiva direta. (C)

    Oração Subordinada Objetiva Direta:
    Ex
    : Desejo que todos estudem
    Desejo= VTD / que= Conj. integrante / que todos estudem = OD
    Desejo Isto (que todos estudem)

  • O G1 percorreu as unidades e constatou (constatou o quê?)
    que não havia ambulâncias em nenhum dos prédios.

    subordinada substantiva objetiva direta.
     

  • GABARITO C

     

    “O G1 percorreu as unidades e constatou que não havia ambulâncias em nenhum dos prédios.

    QUEM constata, CONSTATA alguma coisa . "...que não havia ambulâncias em nenhum dos prédios."

     

    Logo, exerce função de objeto direto. Oração subordinada substantiva objetiva direta.

  • a)é reduzida e coordenada, já que não apresenta conectores e não exerce função de termo da primeira. ERRADÍSSIMA --> para ser reduzida tem que ser subordinada e não apresentar conector; apresenta o conector “que”

     b)é coordenada em relação à primeira, já que não se liga semanticamente a ela. ERRADO --> CONSTATOU O QUÊ??

     c)classifica-se como subordinada substantiva objetiva direta. CERTO--> SUBSTANTIVA, USA-SE O “ISSO” ... CONSTATOU ISSO.; OBJETIVA DIRETA à CONSTATOU O QUÊ?? que não havia ambulâncias em nenhum dos prédios.

     d)é introduzida por uma conjunção subordinativa adverbial causal.ERRADO -->O.S.A.CAUSAL à INTRODUZ A CAUSA E O CONECTIVO SOZINHO É O “SE”

     e)apresenta-se ligada à anterior por meio de pronome, não de conjunção. ERRADO -->É UMA CONJUNÇÃO. NÃO CONSEGUIMOS SUBSTITUIR O “QUE” por “O QUAL”.

  • Minha contribuição.

    “O G1 percorreu as unidades e constatou que não havia ambulâncias em nenhum dos prédios.

    Oração subordinada substantiva: São classificadas em subjetiva, predicativa, objetiva direta, objetiva indireta, completiva nominal e predicativa. Uma característica marcante delas é que quando estão desenvolvidas iniciam por uma conjunção subordinativa integrante neste caso (que).

    Oração subordinada substantiva objetiva direta: Exerce a função de objeto direto.

    Ex.: Eu espero o estudo de todos. (Sujeito + VTD + OD)

    Ex.: Eu espero que todos estudem. (Sujeito + VTD + Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta)

    Abraço!!!

  • constatou isso