-
bela questão
-
CERTO
Trade off inflação e desemprego no curto prazo - no curto prazo, a redução da inflação eleva o desemprego. Com uma política contracionista, as pessoas consomem menos, as empresas passam a produzir menos e demitem funcionários, impactando o desemprego.
Se um banco central sofre interferência política, não irá adotar uma política contracionista para combater a inflação, pois o custo político do desemprego é muito alto. Basicamente é a crise que o Brasil vive desde 2015.
-
Bela questão!
Se é verdade que temos relação inversa de curto prazo entre inflação e desemprego (a Curva de Phillips diz que sim), então o governante possui incentivos políticos para exigir do Banco Central estímulos monetários para que a economia cresça mais e gere mais emprego e renda, o que lhe trará maior prestígio enquanto político.
No final de um ciclo eleitoral, por exemplo (no último ano de mandato), reduzir significativamente a taxa de juros pode trazer grandes benefícios políticos e o custo econômico por meio da inflação pode ficar para mais tarde, embora este custo tenda a chegar com ainda mais força mais adiante.
Resposta: C
-
Curva de Phillips
A curva de Phillips rege a interação entre desemprego e inflação no curto prazo.
"Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de Economia em 2001, e ex-vice-presidente do Banco Mundial, se opõe à autonomia dos bancos centrais porque esses “tomam decisões que afetam todos os aspectos da sociedade, incluindo as taxas de crescimento econômico e do desemprego. Porque existem trade-offs, essas decisões somente podem ser feitas como parte de um processo político”."
Fonte da questão: https://painel.isaebrasil.com.br/independencia-ao-banco-central-fora-de-tempo-e-de-lugar/
-
TRADE OFF
É o nome que se dá a uma decisão que consiste na escolha de uma opção em detrimento de outra. Para se tratar de um trade off o indivíduo deve, necessariamente, deixar de lado alguma opção em sua escolha.
Por exemplo, as pessoas enfrentam o trade off entre consumo e lazer. Ou seja, para se obter mais consumo é necessário trabalhar mais, e assim abdicar de tempo de lazer.