SóProvas


ID
2044801
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das formas de organização dos serviços e do planejamento no SUS, julgue o item que se segue.

No cenário atual, ainda há pouca resolutividade na estratégia de saúde da família, demandando assim que os serviços de saúde do SUS priorizem o acesso ao cuidado secundário e ao terciário.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 7.508/11 Art. 11.  O acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde será ordenado pela atenção primária e deve ser fundado na avaliação da gravidade do risco individual e coletivo e no critério cronológico, observadas as especificidades previstas para pessoas com proteção especial, conforme legislação vigente. 

  • O SUS deve priorizar sempre a atenção PRIMARIA que são cuidados de prevenção de doenças ou prevenção de agravameto delas.

  • Princípio da integralidade

  • Lei 8.080/1990 - Lei Orgânica da Saúde

    Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde - SUS, são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

    I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assitência.

  • A CF em seu art. 198, inciso II, afirma que a prioridade é para as atividades preventivas (promoção e prevenção), sem prejuízo das assistenciais!

    Art. 198.  As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
    II  –  atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

    Ainda que o cenário apresentado na questão seja o atual, as atividades prioritárias seráo sempre as de promoção e prevenção!

    QUESTÃO ERRADA!

     

     

     

     

  • No meu entender a questão fala que os atendimentos em níveis primários são pouco buscados. Porém, na classificação dos atendimentos em níveis temos:

    Primário: atendimentos em Postos de Saúdes, Programas de Saúde em Família.

    Secundários: Atendimentos em Hospitais Regionais que recebem determinada especificidade de atendimento em decorrência de encaminhamentos ou emergências

    Terciário: Demandam atendimento mais graves, no casos do Hospitais universitários. 

    É um caso de quando, não há atendimento no primário, é direcionado para secundário e assim po diante.

    Como disse o Prof Aristócrates - Grancursos, os atendimentos primários representam cerca de 80% dos atendimentos. Por isso acho a questão ERRADA.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 11. O acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde será ordenado pela atenção primária e deve ser fundado na avaliação da gravidade do risco individual e coletivo e no critério cronológico, observadas as especificidades previstas para pessoas com proteção especial, conforme legislação vigente.

    Parágrafo único. A população indígena contará com regramentos diferenciados de acesso, compatíveis com suas especificidades e com a necessidade de assistência integral à sua saúde, de acordo com disposições do Ministério da Saúde.

    FONTE: DECRETO PRESIDENCIAL Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.