-
Os serviços primários são 80% dos problemas. A falta de estrutura faz com que os resultados positivos fique longe do ideal.
-
Para responder esta questao, utilizei como referencia um artigo sobre APS (http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v20n4/05.pdf)
O mesmo alerta que "as necessidades de saúde da população brasileira na atualidade veem se alterando em função das mudanças demográficas observadas no país, que apontam para o envelhecimento de nossa população e pelo significativo aumento das condições crônicas em seu perfil de morbimortalidade. Ainda,doencas cronicas coexistindo com doenças infectocontagiosas e também com um aumento expressivo da morbimortalidade por causas externas, caracterizam um quadro epidemiológico bastante complexo, cujo enfrentamento exige profundas mudanças no SUS.
O SUS, da forma como está estruturado, mostra-se hoje mais preparado para o manejo clínico das condições agudas (infecto-contagiosas) presentes nesse quadro de necessidades do que para o manejo clínico das condições crônicas.
-
GAB: CERTO
Realmente a atenção primária (Unidades Básicas e Estratégia de Saúde da Família) tem como desafio atender as doenças crônicas da população local, e muitas vezes os recursos e tecnologias são insuficientes , necessitando de envolvimento da atenção secundária (Unidades de Referência).
-
GABARITO: CERTO
LEI 8.080/90:
Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):
I - a execução de ações:
b) de vigilância epidemiológica;
§ 2º Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
-
Na Atenção primária, o combate a doenças infectocontagiosas, (hanseníase, influenza,malária,tuberculose etc..) tem uma demanda muito grande, em determinadas regioes do país, sendo assim, o trabalho preventivo de doenças cronico- degenerativas é feito de modo insuficiente.