-
Q681612 Aplicada em: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-PA Prova: Auditor de Controle Externo - Área Administrativa - Enfermagem
As taxas de prevalência e incidência são os indicadores de morbidade mais utilizados no planejamento e na avaliação das medidas de prevenção e controle de doenças e agravos. (CERTO)
Q681613 Aplicada em: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-PA Prova: Auditor de Controle Externo - Área Administrativa - Enfermagem
A prevalência indica o número de casos conhecidos de uma determinada doença, mensurada com base na soma dos casos anteriormente conhecidos e ainda existentes com os casos novos registrados desde a data do último levantamento. (CERTO)
-
GAB: CERTO
Prevalência e incidência
Ambas são medidas de freqüência de ocorrência de doença. Prevalência mede quantas pessoas estão doentes, incidência mede quantas pessoas tornaram-se doentes. Ambos os conceitos envolvem espaço e tempo – quem está ou ficou doente num determinado lugar numa dada época.
-
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/0111terminologia0.pdf
Incidência: Número de casos novos (doenças ou outros fatos) que ocorrem em uma comunidade em determinado período, dando uma idéia dinâmica do desenvolvimento do fenômeno.
Prevalência: Número de casos existentes (doenças ou outros fatos) que ocorram em uma comunidade em determinado período ou momento.
-
Clássicas medidas de frequência de doença.
A incidência é um indicador da velocidade de ocorrência de uma doença ou outro evento de saúde na população e, consequentemente, é um estimador do risco absoluto de vir a padecer da mesma. Determina o RISCO.
A prevalência é um indicador da magnitude da presença de uma doença ou outro evento de saúde na população.