SóProvas


ID
2045383
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Acerca da Gestão Patrimonial, seus conceitos, finalidades e procedimentos, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:

I - Na Gestão Patrimonial, as variações patrimoniais devem ser reconhecidas pelo regime de competência patrimonial.

II - A Gestão Patrimonial consiste em um conjunto de processos, metodologias e metas para o correto controle e administração do patrimônio.

III - Para o efetivo controle do patrimônio é imprescindível ter ao menos as seguintes informações: a destinação dada aos materiais, o custo unitário, a quantidade distribuída, e as últimas aquisições.

IV - O controle Patrimonial de uma organização se inicia com a entrada de um bem no seu acervo patrimonial, que ocorre com a inclusão de bens mediante: compra, cessão, doação, permuta, transferência e produção interna.

V - São atividades de controle patrimonial o tombamento e a carga, o registro dos bens, a guarda dos bens, a movimentação dos bens, a baixa patrimonial, dentre outras.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B: A gestão patrimonial volta sua atenção principalmente aos bens materiais. Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma instituição que podem ser avaliados monetariamente. Tudo, tudo, tudo que a empresa possui que possa ser avaliado em dinheiro é patrimônio, inclusive suas dívidas (obrigações). (PETRACHINI, 2016)

  • gestão patrimonial é o conjunto de métodos e processos para controlar e administrar um empreendimento. Esses processos são voltados especialmente para o patrimônio e compreendem o planejamento, a elaboração de funções e o comando, com a união de medidas, operações e atitudes, desde a aquisição até o destino final dos bens.

    O patrimônio de uma pessoa ou de uma entidade constitui-se do conjunto de bens, direitos e obrigações vinculadas a elas. Compreende tudo que uma pessoa e/ou empresa tem (direitos e bens) e tudo que ela deve (obrigações).

    É considerado um bem tudo aquilo que tem valor econômico ou que pode ser convertido em dinheiro – coisas úteis, que satisfazem as necessidades das companhias e das pessoas. Os bens podem ser classificados em: bens móveis (passíveis de remoção sem dano), bens imóveis (não podem ser retirados de seu local natural sem sofrer algum dano), bens tangíveis (possuem forma física, podem ser tocados) e bens intangíveis (não são físicos e não podem ser tocados).

    A junção da ideia de bens com a de patrimônio resulta nos bens patrimoniais. São considerados bens patrimoniais todo o patrimônio que uma pessoa, seja ela física ou jurídica, possui. Entre esses não estão apenas os bens imóveis e móveis (máquinas, equipamentos, mobília, acessórios, componentes, obras de arte, utensílios, veículos automotores em geral, entre outros), mas também os títulos de crédito, dívidas, herança, ações, investimentos etc., e ainda os bens de consumo de uso duradouro, dos quais são levados em consideração o parâmetro de durabilidade, a quantidade em uso e o valor monetário relevante.

    gestão de bens patrimoniais é uma atividade fundamental para uma administração correta e para o bom desenvolvimento de um negócio e funcionamento adequado de uma organização. Por esse motivo, muitas companhias atualmente estão à procura de profissionais qualificados na área e, para executar um excelente trabalho nesse setor, é indispensável que o especialista se mantenha atualizado. Uma ótima alternativa para aperfeiçoar os conhecimentos sobre gestão é realizar cursos voltados para esse assunto. Quem não dispõe de muito tempo livre e prefere estudar em casa pode optar pelos cursos online.

     

    http://www.capacitacaoead.com.br/blog/como-funciona-gestao-patrimonial/

     

    ALTERNATIVA B