SóProvas


ID
2047180
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Existem atos administrativos que são editados em situações nas quais uma determinada pretensão do particular coincide com a manifestação de vontade da administração, ainda que o interesse desta última na situação em questão seja apenas indireto. Existe um ato administrativo, considerado dos mais precários, em que predomina o interesse do particular, cuja característica é ser discricionário e precário. Assinale a alternativa que contém o ato descrito.

Alternativas
Comentários
  • Hei QC!!  Essa questão é repetida!! Exclui ela do sistema...

  • Gabarito: letra A.

    Autorização é: ato unilateral, discricionário, constitutivo e precário expedido para a realização de serviços ou a utilização de bens públicos no interesse predominante do particular. Exemplos: porte de arma, mesas de bar em calçadas e autorização para exploração de jazida mineral.

    Fonte: Manual de Direito Administrativo - Alexandre MAZZA.

  • Atos negociais: declaração de vontade da Administração coincidente com interesses do particular. 

     

    * Licença: ato vinculado e definitivo (não precário) em que a Administração concede ao Administrado a faculdade de realizar uma atividade. 

    * Autorização: ato discricionário e precário em que a Administração concede ao administrado a faculdade de exercer uma atividade.   
     

    Atos enunciativos: a Administração certifica ou atesta um fato sem vincular ao seu conteúdo. 

     

    * Atestado: são atos pelos quais a Administração Pública comprova um fato ou uma situação de que tenha conhecimento por seus órgãos competentes;  

    * Certidão: são cópias ou fotocópias fiéis e autenticadas de atos ou fatos constantes em processo, livros ou documentos que se encontrem na repartição pública;  
    * Pareceres: são manifestações de órgãos técnicos sobre assuntos submetidos à sua consideração. 

  • Atos negociais precários - podem ser revogados a qualquer tempo. Não gera direito de indenização ao particular. (caso a autorização tenha sido concedida por prazo certo, pode haver direito de indenização)

  • exclui vc do sistema, a repetiçao é que da o embasamento
  • ATOS NEGOCIAIS

    AUTORIZAÇÃO

     

    ATO UNILATERAL,DISCRICIONÁRIO,CONSTITUTIVO E PRECÁRIO EXPEDIDO PARA A REALIZAÇÃO DE SERVIÇOS OU A UTILIZAÇÃO DE DE BENS PÚBLICOS NO INTERESSE PREDOMINATE DO PARTICULAR

    EX :

     

    PORTE DE ARMA,MESAS DE BAR EM CALÇADAS e AUTORIZAÇÃO PARA EXPLORAÇÃO DE JAZIDA MINERAL

     

    GABA   A

  • FÁCIL.

  • Exige-se conhecimento acerca dos atos administrativos.

    O ato administrativo exposto no enunciado, ao mencionar precariedade e interesse do particular, se afina com a autorização. Logo, o candidato deverá assinar a alternativa que o mencione.

    Alternativa “a" correta: autorização é o ato administrativo pelo qual a Administração consente que o particular exerça atividade ou utilize bem público no seu próprio interesse. É ato discricionário e precário.

    Alternativa “b" incorreta: nos atestados e declarações, os agentes administrativos dão fé, por sua própria condição, da existência desse fato. É o caso, por exemplo, do atestado de vacina ou de residência.

    Alternativa “c" incorreta: as certidões comprovam a existência de fatos, representando a reprodução do que já está formalizado nos registros públicos. Como exemplo, a certidão de nascimento, a certidão de dados funcionais do servidor etc.

    Alternativa “d" incorreta: licença é o ato vinculado por meio do qual a Administração confere ao interessado consentimento para o desempenho de certa atividade.

    Alternativa “e" incorreta: os pareceres consubstanciam opiniões, pontos de vista de alguns agentes administrativos sobre matéria submetida à sua apreciação.

    GABARITO: A.