SóProvas


ID
2047351
Banca
FUNCAB
Órgão
CREA-AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para responder a questão.

A nova Califórnia (Fragmento)

    Tubiacanga era uma pequena cidade de três ou quatro mil habitantes, muito pacífica, em cuja estação, de onde em onde, os expressos davam a honra de parar. Há cinco anos não se registrava nela um furto ou roubo. As portas e janelas só eram usadas... porque o Rio as usava. [...]

    Mas, qual não foi a surpresa dos seus habitantes quando se veio a verificar nela um dos repugnantes crimes de que se tem memória! [...] violavam-se as sepulturas do “Sossego”, do seu cemitério, do seu campo-santo. [...]

    A indignação na cidade tomou todas as feições e todas as vontades. [...] A própria filha do engenheiro residente da estrada de ferro, que vivia desdenhando aquele lugarejo [...] não pôde deixar de compartilhar da indignação e do horror que tal ato provocara em todos do lugarejo. Que tinha ela com o túmulo de antigos escravos e humildes roceiros? Em que podia interessar aos seus lindos olhos pardos o destino de tão humildes ossos? Porventura o furto deles perturbaria o seu sonho de fazer radiar a beleza de sua boca, dos seus olhos e do seu busto nas calçadas do Rio?

    Decerto, não; mas era a Morte, a Morte implacável e onipotente, de que ela também se sentia escrava, e que não deixaria um dia de levar a sua linda caveirinha para a paz eterna do cemitério. [...]

    Organizaram então uma guarda. Dez homens decididos juraram perante o subdelegado vigiar durante a noite a mansão dos mortos.

    Nada houve de anormal na primeira noite, na segunda e na terceira; mas, na quarta, quando os vigias já se dispunham a cochilar, um deles julgou lobrigar um vulto esgueirando-se por entre a quadra dos carneiros. Correram e conseguiram apanhar dois dos vampiros. [...]

    A notícia correu logo de casa em casa e, quando, de manhã, se tratou de estabelecer a identidade dos dois malfeitores, foi diante da população inteira que foram neles reconhecidos o Coletor Carvalhais e o Coronel Bentes, rico fazendeiro e presidente da Câmara. Este último [...] a perguntas repetidas que lhe fizeram, pôde dizer que juntava os ossos para fazer ouro e o companheiro que fugira era o farmacêutico.

    Houve espanto e houve esperanças. Como fazer ouro com ossos? Seria possível? Mas aquele homem rico, respeitado, como desceria ao papel de ladrão de mortos se a coisa não fosse verdade!

    Se fosse possível fazer, se daqueles míseros despojos fúnebres se pudesse fazer alguns contos de réis, como não seria bom para todos eles!

    O carteiro, cujo velho sonho era a formatura do filho, viu logo ali meios de consegui-la Castrioto, o escrivão do juiz de paz, que no ano passado conseguiu comprar uma casa, mas ainda não a pudera cercar, pensou no muro, que lhe devia proteger a horta e a criação. Pelos olhos do sitiante Marques, que andava desde anos atrapalhado para arranjar um pasto, pensou logo no prado verde do Costa, onde os seus bois engordariam e ganhariam forças...

    Às necessidades de cada um, aqueles ossos que eram ouro viriam atender, satisfazer e felicitá-los; e aqueles dois ou três milhares de pessoas, homens, crianças, mulheres, moços e velhos, como se fossem uma só pessoa, correram à casa do farmacêutico.

BARRETO, Lima. A nova Califórnia. In: SALES, Herberto (Org.). Contos brasileiros. Rio de Janeiro: Ediouro. p. 25-27.

Para que se compreenda bem a maneira como são escolhidas e utilizadas as formas verbais nos enunciados da língua portuguesa, é importante que se leve em conta uma noção muito importante: o aspecto verbal.

Nesse sentido, em “A própria filha do engenheiro residente da estrada de ferro, que VIVIA DESDENHANDO aquele lugarejo” a forma verbal destacada marca o aspecto:

Alternativas
Comentários
  • Aspecto verbal

    aspecto verbal está relacionado com a duração da ação verbal, indicando se a ação verbal é considerada como concluída ou não. Nas ações concluídas, indica o ponto determinado no tempo em que a ação ocorreu, destacando o seu início, desenvolvimento ou fim. Em ações não concluídas, indica se a ação ocorre de forma frequente e repetitiva.

    Aspecto perfectivo

    O aspecto perfectivo indica que a ação está totalmente concluída, sendo facilmente concebido o começo, o desenvolvimento e o final dessa ação:

    Os alunos fizeram os exercícios na segunda-feira.

    Ontem, meu irmão comprou um livro novo. 

    Aspecto imperfectivo

    O aspecto imperfectivo indica que a ação não está totalmente concluída, não sendo possível identificar o começo, o desenvolvimento e o final dessa ação, que se encontra incompleta:

    Os alunos faziam os exercícios apenas quando sobrava tempo.

    Meu irmão comprava um livro novo sempre que tinha dinheiro. 

    Aspecto incoativo ou inceptivo

    O aspecto incoativo, também chamado de inceptivo, indica que o foco da ação está no seu início:

    Começou a nevar agora mesmo!

    Os diretores iniciaram as negociações.

    Aspecto cursivo ou permansivo

    O aspecto cursivo, também chamado de permansivo, indica que o foco da ação está no seu desenvolvimento:

    Já está nevando há cinco dias!

    Os diretores ainda estão em negociações.

    Aspecto conclusivo ou terminativo

    O aspecto conclusivo, também chamado de terminativo, indica que o foco da ação está no seu fim:

    Parou de nevar há três horas.

    Os diretores concluíram as negociações.

    Aspecto pontual

    O aspecto pontual indica que a ação é momentânea, ocorrendo apenas num determinado momento:

    O funcionário saiu do trabalho ao meio-dia.

    Eu quebrei o espelho do banheiro.

    Aspecto durativo

    O aspecto durativo indica que a ação é contínua, não sendo momentânea. Ocorre de forma duradoura ou repetitiva:

    O funcionário está tentando sair do trabalho há uma hora.

    O pedreiro está quebrando a parede da sala desde cedo.

    Aspecto contínuo

    O aspecto contínuo indica uma ação continuada, que ocorre de forma frequente:

    Estou trabalhando na loja de material de construção do meu tio.

    Meu filho está aprendendo alemão.

    Aspecto descontínuo

    O aspecto descontínuo indica o recomeço de uma ação que era continuada, mas que foi interrompida:

    Voltei a trabalhar na loja de material de construção do meu tio.

    Meu filho está novamente aprendendo alemão.

  • seria o aspecto imperfectivo cursivo, no qual se extrai a ideia de duração no curso da ação?