Podemos distinguir 3 tipos de liderança: Liderança Autoritária, Liderança Democrática e Liderança Permissiva.
O líder autoritário decide e comanda sozinho todas as atividades do grupo, mas não participa ativamente na sua execução. Utiliza regularmente a crítica destrutiva e o elogio e não aceita opiniões por parte dos elementos do grupo. A liderança autoritária é a que conduz a uma maior produtividade no trabalho do grupo, mas os seus membros apresentam um baixo nível de satisfação pessoal gerado pelo mau ambiente existente.
O líder democrático aceita opiniões e discute os problemas e os objetivos com o grupo, permitindo a estes adotarem as estratégias que acharem mais adequadas para a realização das tarefas. Acompanha solidariamente as tarefas do grupo, embora não participe ativamente. Utiliza de forma ponderada e objetiva o elogio e a crítica, procurando justificar em fatos. Da liderança democrática resulta uma produtividade inferior à da liderança autoritária, mas as pessoas demonstram um elevado nível de satisfação.
Por último, o líder permissivo atua de uma forma passiva. Não toma iniciativas, não critica nem elogia os elementos do grupo e dá-lhes total autonomia na definição das atividades. Da liderança permissiva resulta uma menor produtividade relativamente aos outros dois tipos de liderança e a satisfação pessoal também é baixa porque ocorrem frequentemente discusões no seio do grupo durante a realização das tarefas.