SóProvas


ID
2048776
Banca
CETREDE
Órgão
SC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

Conforme a Lei 10.257/2001 (Estatuto das Cidades) sobre a usucapião especial de imóvel urbano, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Seção V 

    Da usucapião especial de imóvel urbano

    § 4º O condomínio especial constituído é indivisível, não sendo passível de extinção, salvo deliberação favorável tomada por, no mínimo, dois terços dos condôminos, no caso de execução de urbanização posterior à constituição do condomínio.

  • a)  A usucapião especial coletiva de imóvel urbano será declarada pelo juiz, promotor de justiça e defensor público, mediante sentença, a qual servirá de título para registro no cartório de registro de imóveis. (o poder decisório só é conferido ao Juiz, o Mo atua necessariamente como custus legis)

    b)  Na sentença, o juiz atribuirá diferentes frações do terreno a cada possuidor, considerando a dimensão do terreno que cada um ocupe e suas condições econômicas, a fim de resguardar a equidade na distribuição da terra. (as frações serão iguais, independente da dimensão do terreno, todavia, se houver acordo dispondo o contrário, será possível a repartição diferenciada)

    c) O condomínio especial constituído é indivisível, não sendo passível de extinção, salvo deliberação favorável tomada por, no mínimo, dois terços dos condôminos, no caso de execução de urbanização posterior à constituição do condomínio.(correto)

    d) São partes legítimas para a propositura da ação de usucapião especial urbana apenas os possuidores em estado de composse.( as associações também possuem titutalidade, desde que esteja regularmente constituída e autorizada pelos representados. Além disso, os possuidores individuais também são legitimados)

    e) Na ação judicial de usucapião especial de imóvel urbano, o rito processual a ser observado é a introdução, o sumário e a justificativa ( justificativa não)

  • Candidato (a). O examinador teve a intenção de saber se você estudou e guardou o conteúdo do art. 10, em especial, do § 4º , do Estatuto da Cidade, reproduzido a seguir: “O condomínio especial constituído é indivisível, não sendo passível de extinção, salvo deliberação favorável tomada por, no mínimo, dois terços dos condôminos, no caso de execução de urbanização posterior à constituição do condomínio”. Desta forma, para a resolução da questão, é fundamental o conhecimento do mencionado dispositivo.

    Resposta: Letra C

  • Gab. C

    Complementando...

    Sobre a letra "e": Na ação judicial de usucapião especial de imóvel urbano, DE ACORDO COM O ESTATUTO DA CIDADE (não existe mais o instrumento do recurso sumário no NCPC) o rito processual a ser observado é o sumário. (não há nada falando sobre introdução, muito menos justificativa)