SóProvas


ID
2050192
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No exercício profissional, o assistente social utiliza a orientação e o acompanhamento no atendimento a indivíduos, grupos e famílias. Quanto às ações de orientação e acompanhamento, segundo a perspectiva crítica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • BO@ N ^O^ITE!

     

    As ações de orientação e acompanhamento estruturam-se sobre dois eixos: a socialização de informações e o processo reflexivo dando sustentação ao processo educativo que tem como finalidade os princípios contidos no código de ética do assistente social de 1993.


    A socialização das informações está pautada no compromisso da garantia do direito à informação, como direito fundamental de cidadania. Cepik (2000) classifica o direito à informação como um direito civil, político e social e destaca a sua centralidade para a construção da cidadania contemporânea. Para o autor a socialização da informação constitui-se, por um lado, como uma pré-condição para a incorporação plena de indivíduos e sujeitos coletivos, de forma organizada e qualificada, aos processos decisórios. Por outro, instaura a possibilidade de uma efetiva contraposição à lógica das grandes organizações, sejam elas estatais ou empresariais. Assim, ela constrói possibilidades de ajudar a qualificar a relação entre “sujeitos autônomos numa esfera pública reconstruída”. Além disso, destaca que, apesar de o direito à Informação estar contemplado na Constituição Federal de 1988, o Brasil enfrenta “o enorme desafio político, legal e administrativo de democratizar o acesso à informação, uma condição essencial para expansão e aprofundamento da própria cidadania” (CEPIK, 2000, p. 12).

    O processo reflexivo, característico das ações socioeducativas, se desenvolve no percurso que o assistente social faz com os usuários para buscar respostas para suas necessidades, imediatas ou não. Pauta-se no princípio de que as demandas que chegam às instituições, trazidas por indivíduos, grupos ou famílias, são reveladoras de processos de sujeição à exploração, de desigualdades nas suas mais variadas expressões ou de toda sorte de iniquidades sociais. Ele tem como objetivo a formação da consciência crítica. Esse objetivo somente se realiza à medida que são criadas as condições para que os usuários elaborem, de forma consciente e crítica sua própria concepção de mundo. Ou seja, que se façam sujeitos do processo de construção da sua história, da história dos serviços e das instituições e da história da sua sociedade.

     

    Ver: Orientação e acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias – Regina Célia Mioto.

  • a) São ações de natureza meramente informativas.

    --> As ações têm intuito de emancipar e levar à reflexão/crítica.

    b) Sempre contribuem para o processo emancipatório dos sujeitos atendidos.

    --> Nem sempre. É relativo e muda de acordo com cada realidade.

    c) Estruturam-se sobre dois eixos: a socialização de informações e o processo reflexivo.

    Correto.

    (MIOTO, Regina C. T.. Orientação e acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias. In. Serviço Social. Direitos e competências profissionais. Brasília. CFESS. 2010)

    d) O estabelecimento de vínculos entre o usuário e o assistente social e de uma relação hierárquica, na qual o profissional assuma uma posição que represente o saber e o poder, são fundamentais para que a orientação e o acompanhamento atinjam os objetivos traçados.

    e) Essas ações devem atender exclusivamente a demanda institucional e contribuir com a formação da consciência crítica dos usuários.

  • Vamos passar cada uma das alternativas.

    A) São ações de natureza meramente informativa.

    Errado. De acordo com a vertente crítica, a ação desenvolvida possui caráter crítico, reflexivo, e não meramente informativo.

    B) Sempre contribuem para o processo emancipatório dos sujeitos atendidos.

    Errado. A questão erra ao afirmar que “sempre”. De acordo com a professora Mioto (2009): no Serviço Social, particularmente os processos sócioassistenciais tornam-se um terreno fértil para a retomada de ações profissionais com características de “ajuda psicossocial individualizada”. Essas aparecem metamorfoseadas na “adequação de posturas pedagógicas subalternizantes às necessidades e demandas colocadas pela intensificação da exploração, do envolvimento produtivo do trabalhador e do controle persuasivo do trabalho pelo capital”.

    C) Estruturam-se sobre dois eixos: a socialização de informações e o processo reflexivo.

    Correto. Esses são os pilares que estruturam as ações socioeducativas.

    D) O estabelecimento de vínculos entre o usuário e o assistente social e de uma relação hierárquica, na qual o profissional assuma uma posição que represente o saber e o poder, são fundamentais para que a orientação e o acompanhamento atinjam os objetivos traçados.

    Errado. Não há hierarquia na relação entre o assistente social e o usuário.

    E) Essas ações devem atender exclusivamente a demanda institucional e contribuir com a formação da consciência crítica dos usuários.

    Errado. As ações socioeducativas não visam atender exclusivamente a demanda institucional.

    RESPOSTA: LETRA C