-
BO@ N ^O^ITE
O Serviço Social surge da estratégia de dar um tratamento sistemático à “questão social”, de frear o movimento operário e assegurar as condições gerais de reprodução do capital no fordismo-keynesianismo. A interpretação da “questão social” como elemento constitutivo da relação entre a profissão e a realidade social, tem algumas implicações: trata-se de imprimir historicidade a este conceito e a seus nexos causais relacionados às formas de produção e reprodução do capital, das relações sociais e logo, das condições de vida, de cultura e de riqueza.
Resposta letra "E".
-
Achei mal elaborada esta questão!
-
a)A Doutrina de Santo Agostinho, filosofia que fundamenta a Doutrina Social da Igreja Católica, influenciou a gênese do Serviço Social no Brasil e a formação dos primeiros assistentes sociais no país.
R: O correto seria São Tomas de Aquino
b)A matriz teórica fenomenológica e o racionalismo formal abstrato foram adotados pelo Serviço Social no processo sócio-histórico da profissão, para subsidiar a qualificação técnico-científica na formação dos assistentes sociais, na gênese da profissão.
R: Na genese temos o NEOTOMISMO com São Tomas de Aquino
c) Pode-se considerar que, na gênese do Serviço Social no Brasil, a atuação dos assistentes sociais, nos diferentes espaços sociocupacionais, caracterizava-se pelo pragmatismo e empirismo e pela apreensão da totalidade e da dinâmica contraditória das relações sociais.
R: Na gênese não se tem este entendimento de totalidade, teremos bem posterior
d)A integração social e o ajustamento de condutas dos sujeitos atendidos pelo assistente social à ordem social estabelecida eram práticas comuns e hegemônicas nos primórdios da profissão no Brasil.
A integração social foi direcionada na perspectiva modernizadora
-
O Serviço Social no Brasil surge, prioritariamente, para atender a requisição das classes trabalhadoras no atendimento as suas reinvindicações = errado!
não há gabarito.
-
A questão está corretíssima, não entendi pq estão problematizando.
-
Obrigado Larly..
-
Gabarito forçado.
Pensemos: Como as expressões da questão social eram compreendidas? Como uma questão moral e religiosa. De que forma as primeiras assistentes sociais desenvolviam seu trabalho? A partir de posturas ajustadoras e psicologizantes. E qual era a finalidade? A conservação e a manutenção do controle sobre a classe trabalhadora. Isso pode ser caracterizado, portanto, como atendimento prioritário às demandas dos trabalhadores? Creio que não.
Como aponta Yazbek (p. 03): "O contributo do Serviço social nesse momento, incidirá sobre valores e comportamentos de seus "clientes" na perspectiva de sua integração à sociedade, ou melhor, nas relações sociais vigentes."
E é apenas com o movimento de intenção de ruptura que o SS adota, de forma clara e intencional, um direcionamento e um projeto profissional em defesa dos direitos da classe trabalhadora, consequentemente, do atendimento de suas demandas.
Assim, como a própria Yazbek afirma que o SS buscava a integração dos sujeitos à sociedade nesse período, esse objetivo não é uma marca apenas da perspectiva modernizadora, como apontou Iarly Vanderlei. Por isso, creio que o gabarito mais apropriado é a letra D.
Fonte: http://cressrn.org.br/files/arquivos/ZxJ9du2bNS66joo4oU0y.pdf
-
@Aline Correia de Lira, a questão (gabarito), está "erradissimo.
Segundo Iamamoto - livro, Relações Sociais e Serviço Social no Brasil - pag 83. " O assistente social passa a receber um mandato diretamente das classes dominantes para atuar junto a classe trabalhadora. A demanda de sua atuação não deriva daqueles que são o alvo de seus serviços profissionais - Os trabalhadores- mas do patronato, que é quem diretamente o remunera,para atuar, segundo metas estabelecidas por estes, junto aos setores dominados."
-
A questão está erradíssima, voltei até na pergunta para ver se estava pedindo o item incorreto. AFFFF
Quem estudou a gênese e o processo do Serviço Social brasileiro sabe que a reivindicação da profissão foi da Igreja, do Estado e do mercado nos marcos do capitalismo monopolista. O público-alvo da intervenção (cliente/classe trabalhadora) do Serviço Social não o reivindicou.
Leitura obrigatória para compreender sobre essa questão é Relações Sociais e Serviço Social (Carvalho e Iamamoto). Na dúvida procurem textos no Google sobre essa temática.
bons estudos