SóProvas


ID
2050495
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Como seremos amanhã?

    Estar aberto às novidades é estar vivo. Fechar-se a elas é morrer estando vivo. Um certo equilíbrio entre as duas atitudes ajuda a nem ser antiquado demais nem ser superavançadinho, correndo o perigo de confusões ou ridículo.

   Sempre me fascinaram as mudanças - às vezes avanço, às vezes retorno à caverna. Hoje andam incrivelmente rápidas, atingindo usos e costumes, ciência e tecnologia, com reflexos nas mais sofisticadas e nas menores coisas com que lidamos. Nossa visão de mundo se transforma, mas penso que não no mesmo ritmo; então, de vez em quando nos pegamos dizendo, como nossas mães ou avós tanto tempo atrás: “Nossa! Como tudo mudou!”

    Nos usos e costumes a coisa é séria e nos afeta a todos: crianças muito precocemente sexualizadas pela moda, pela televisão, muitas vezes por mães alienadas. [...]

   Na saúde, acho que melhorou. Sou de uma infância sem antibióticos. A gente sobrevivia sob os cuidados de mãe, pai, avó, médico de família, aquele que atendia do parto à cirurgia mais complexa para aqueles dias. Dieta, que hoje se tornou obsessão, era impensável, sobretudo para crianças, e eu pré- adolescente gordinha, não podia nem falar em “regime” que minha mãe arrancava os cabelos e o médico sacudia a cabeça: “Nem pensar”.

     Em breve estaremos menos doentes: células-tronco e chips vão nos consertar de imediato, ou evitar os males. Teremos de descobrir o que fazer com tanto tempo de vida a mais que nos será concedido... [...]

    Quem sabe nos mataremos menos, se as drogas forem controladas e a miséria extinta. Não creio em igualdade, mas em dignidade para todos. Talvez haja menos guerras, porque de alguma forma seremos menos violentos.

     [...]

    As crianças terão outras memórias, outras brincadeiras, outras alegrias; os adultos, novas sensações e possibilidades. Mas as emoções humanas, estas eu penso que vão demorar a mudar. Todos vão continuar querendo mais ou menos o mesmo: afeto, presença, sentido para a vida, alegria. Desta, por mais modernos, avançados, biônicos, quânticos, incríveis, não podemos esquecer. Ou não valerá a pena nem um só ano a mais, saúde a mais, brinquedinhos a mais. Seremos uns robôs cinzentos e sem graça!

Lya Luft, Veja. São Paulo, 2 de março, 2011, p.24 

Assinale a opção em que a palavra destacada foi acentuada segundo a mesma regra de acentuação de SAÚDE.

Alternativas
Comentários
  • O hiato é o nome de um dos três encontros vocálicos existentes na língua portuguesa. ...

     

    Por exemplo: lagoa (la-go-a), saúde (sa-ú-de), faísca (fa-ís-ca), aorta ... s

     

    e unem a outras vogais, por exemplo: dia (di-a), daí (da-í), baú (ba-ú), tio (ti-o

  • Acentuam-se os hiatos "I" e "U" quando não seguidos de "NH"

    SA-Ú-DE

    BA-Ú

  • Acredito que a mais correta seria a letra E, pois a mesma encontra-se com o hiato na mesma posição que a palavra "saúde".

    SA-Ú-DE>> SA=(ANTEPENÚLTIMA) Ú=(PENÚLTIMA) DE=(ÚLTIMA).

    Ú-TIL>> Ú=(ANTEPENÚLTIMA) TIL=(ÚLTIMA).

    Ambas têm hiato e estão na posição das paroxítonas.

    #MinhaOpinião...

    Foco, Força e Fé...

     

  • A regra do hiato é um caso especial, só é aplicada quando não cabe a regra geral. Por isso o correto é baú e não útil (paroxítona terminada em L - regra geral).

     

     

  • Sa-ú-de é acentuado pela regra do hiato no I e U tônicos

    Útil não é hiato. Não existe outra vogal junto do U.

    HIATO: quando duas vogais estão juntas na mesma palavra, mas em sílabas diferentes.

    http://www.infoescola.com/portugues/hiato/

  • VERSÁTIL - PAROXÍTONA TERMINADA EM L

     

    BAÚ - ACENTUAM-SE "I" E "U", QUANDO ISOLADOS NUMA SÍLABA, QUE NÃO A PRIMEIRA, SENDO, NO MÁXIMO, SEGUIDOS DE "S". ASSIM COMO EM: SAÍDA, BAÚ, SAÚVA, PAÍS, PAÚRA e RAÍZES.

     

    SÓBRIO - PAROXÍTONA TERMINADA EM DITONGO

     

    RÉPTIL - PAROXÍTONA TERMINADA EM L

     

    ÚTIL - PAROXÍTONA TERMINADA EM L

  • CUIDADO COM OS COMENTARIOS QUE ALGUNS COLEGAS FAZEM AQUI POIS ESTAO ERRADOS.

  • GABARITO B

    Hiato

  • baú = hiato / útil = paroxítona terminada em L

     

    Gab: B

  • Gab. B

    Regra dos Hitos

  • RUMO À NOMEAÇÃO.

  • Baú não seria oxitona? 

  • Acentua-se os hiatos terminados "i'' e ''u'' quando estiverem sozinhos ou seguidos de ''s'' e longe do dígrafo ''nh'' .

    obs: o hiato tem que ser a última letra da sílaba

  • GABARITO: LETRA B

    Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):

    Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.

    Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.

  • A questão exige conhecimento em acentuação gráfica e quer saber qual assertiva possui uma palavra com a mesma regra de acentuação da palavra abaixo. Vejamos:

    “SA-Ú-DE”⇢ acentuada por ser um hiato formado por "u" que fica sozinho na sílabas, Acentua-se o hiato quando formado pelas vogais "I" ou "U" sozinho na sílaba e não seguido de "NH".

    Após vermos o motivo que a palavra em questão é acentuada, iremos procurar nas assertivas uma com a mesma regra de acentuação. Analisemos:

    a) Incorreta.

    VER-SÁ-TIL⇢ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e terminar em "L", ou seja, entra na regra das paroxítonas terminadas em "L"

    b) Correta.

    BA-Ú“⇢ acentuada por ser um hiato formado por "u" que fica sozinho na sílaba. Acentua-se o hiato quando formado pelas vogais "I" ou "U" sozinho na sílaba e não seguido de "NH".

    c) Incorreta.

    SÓ-BRIO⇢ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e terminar em "ditongo crescente", ou seja, entra na regra da paroxítona terminada em ditongo. ⇢ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e terminar em "ditongo crescente", ou seja, entra na regra da paroxítona terminada em ditongo. As paroxítonas são aquelas que têm sua sílaba mais forte na penúltima sílaba. Acentua-se paroxítona terminada em: i, is, us, um, uns, /, n, r, x, ons, ps, ei, eis, ã, ãs, ão, ãos, guam e as terminadas em ditongo crescente. 

    d) Incorreta.

    RÉP-TIL⇢ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e terminar em "L", ou seja, entra na regra das paroxítonas terminadas em "L".

    e) Incorreta.

    Ú-TIL⇢ acentuada por ter a penúltima sílaba mais forte e terminar em "L", ou seja, entra na regra das paroxítonas terminadas em "L".

    Gabarito do monitor: B