-
Questão muito mal elaborada, deveria ter sido anulada pela banca, não informa qual pododactilo que foi perdido nem fala a extensão da lesão, além do termo coeficiente de frequência estar em desuso. Deveria existir uma reforma na elaboração dos concursos públicos, cada questão absurda.
-
E nem informa a duração dos afastamentos.... nem o número total de funcionários
-
Gab: A
O Coeficiente de Frequência, com base nas ocorrências, mede a estimativa do número de acidentes com afastamento que os empregados podem sofrer nas próximas 1.000.000 de horas produtivas, Ceteris Paribus (mantidas inalteradas as condições laborais).
Fórmula:
CF (Coeficiente de Frequência) = (Nº de acidentes com afastamento x 1.000.000)/ Nº de homens_hora trabalhada
-
A alternativa correta é a letra A.
Alguns termos utilizados na questão são somente para confundir. O que é necessário saber para calcular o coeficiente de frequencia (Taxa de frequencia)?
o número de acidentes com afastamento (11) e a quantidade de horas-homem-trabalhadas que também foi dado na questão (1.000.000).
Da fórmula:
TF = número de acidentes x 1.000.000 / Horas-homem-trabalhadas (HHT), teremos
TF = 11 x 1.000.000 / 1.000.000, que resulta em:
TF = 11
Os 02 pododáctilos foi somente para confundir, este dado somente seria necessário se fôssemos calcular a taxa de gravidade, que não é pedido na questão.
Bons estudos
-
RESPOSTA: A
CF = 11 * 1.000.000 / 1.000.000 = 11
-
Na verdade, segundo a NBR 14.280 temos índices distintos:
2.11 taxa de freqüência de acidentes: Número de acidentes por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período.
2.12 taxa de freqüência de acidentados com lesão com afastamento: Número de acidentados com lesão com afastamento por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período (ver 2.9.1.6).
2.13 taxa de freqüência de acidentados com lesão sem afastamento: Número de acidentados com lesão sem afastamento por milhão de horas-homem de exposição ao risco, em determinado período (ver 2.9.1.7).
A assertiva solicitou o Coeficiente de Frequência, sem restringir aos acidentes com afastamento. Assim, para o cálculo, deveríamos considerar a somatória dos acidentes com e sem afastamento... Acredito que a resposta correta seria a alternativa E.