SóProvas


ID
205084
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
TJ-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à atuação da equipe interprofissional nas questões relativas à adoção, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90 e alterações posteriores) e com a literatura especializada, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários

  • Art. 46. A adoção será precedida de estágio de convivência com a criança ou adolescente, pelo prazo que a autoridade judiciária fixar, observadas as peculiaridades do caso.

    § 4o O estágio de convivência será acompanhado pela equipe interprofissional a serviço da Justiça da Infância e da Juventude, preferencialmente com apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política de garantia do direito à convivência familiar, que apresentarão relatório minucioso acerca da conveniência do deferimento da medida.

    *Pelo meu entendimento do ECA é sempre necessária a orientação e os esclarescimentos das equipes interprofissionais tanto com a família adotante, quanto com a criança e o adolescente.  





     

  • art 7º
    §4º: incumbe ao poder público proporcionar assistênci psicológica à gestante e à mãe no período pós e pré natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências estado puerperal.
    §5º: a assistência rferida no §4º deste artigo deverá TAMBÉM ser prestada a GESTANTES  ou MÃES que manifestem interesse em entregar seus filhos para ADOÇÃO.
  •  Art. 166.  

      § 2o  O consentimento dos titulares do poder familiar será precedido de orientações e esclarecimentos prestados pela equipe interprofissional da Justiça da Infância e da Juventude, em especial, no caso de adoção, sobre a irrevogabilidade da medida. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)  Vigência

  • A) correta - conforme §4º do art.46 Lei 8.069/90, verbis:.

    §4º O estágio de convivência SERÁ ACOMPANHADO pela equipe interprofissional a
    serviço da Justiça da Infância e da Juventude, PREFERENCIALMENTE com apoio dos técnicos
    responsáveis pela execução da política de garantia do direito à convivência familiar, que APRESENTARÃO relatório minucioso acerca da conveniência do deferimento da medida.
    (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência

     

    B) incorreta cf §2º do art.166 da Lei supramencionada e transcrito acima;

    C) correta - conforme §1º do art.51, inciso III Lei 8.069/90, verbis:.

    §1º A adoção internacional de criança ou adolescente brasileiro ou domiciliado no Brasil SOMENTE TERÁ LUGAR quando restar COMPROVADO: (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência III - que, em se tratando de adoção de adolescente, ESTE
    FOI CONSULTADO, por meios adequados ao seu estágio de desenvolvimento, e que se encontra preparado para a medida, mediante parecer elaborado por equipe interprofissional, observado o disposto nos §§ 1o e 2o do art. 28 desta Lei
    .
    (Incluída pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência

    D) correta