SóProvas


ID
2051800
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria da Burocracia de Max Weber mostra um tipo ideal de burocracia que apresenta sete dimensões. Assinale a alternativa que apresenta a dimensão na qual se afirma que todas as atividades da organização são definidas por escrito (rotinas e procedimentos) e que a organização opera de acordo com um conjunto de leis e regras (regras e regulamentos, regimento interno, estatutos) que são aplicáveis a todos os casos individuais, sem exceção.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A: A Burocracia corresponde a uma instituição Administrativa (pública ou privada) cujos pilares são o caráter legal das normas e procedimentos, a racionalidade, a formalidade etc. Caracterizava-se como uma forma superior de organização capaz de realizar, de modo eficiente e em grande escala, as atividades administrativas, através do trabalho de muitos funcionários, organizado de maneira racional. É um tipo de organização que proporciona a profissionalização de seus funcionários, visto que se orienta pelos princípios da competência e da meritocracia, não se prestando a favores pessoais de indicação política (típicos do patrimonialismo).
    Estudos recentes identificaram uma dupla racionalidade nos escritos de Weber: a formal e a substantiva. Segundo Hermano Thiry-Cherques (2009), a racionalidade formal é constituída pela calculabilidade e predicabilidade dos sistemas jurídico e econômico. No campo das organizações, a racionalidade formal está presente em aparelhos como o contábil e o burocrático. Implica regras, hierarquias, especialização, treinamento. A racionalidade substantiva é relativa ao conteúdo dos fins operacionais dos sistemas legal, econômico e administrativo. Difere da formal por ter uma lógica estabelecida em função dos objetivos e não dos processos.

  • - Formalidade, Impessoalidade e Profissionalismo.

  • Segundo Weber, a burocracia tem os seguintes princípios fundamentais:

    Formalização: existem regras definidas e protegidas da alteração arbitrária ao serem formalizadas por escrito.

    Divisão do trabalho: cada elemento do grupo tem uma função específica, de forma a evitar conflitos na atribuição de competências.

    Hierarquia: o sistema está organizado em pirâmide, sendo as funções subalternas controladas pelas funções de chefia, de forma a permitir a coesão do funcionamento do sistema.

    Impessoalidade: as pessoas, enquanto elementos da organização, limitam-se a cumprir as suas tarefas, podendo sempre serem substituídas por outras - o sistema, como está formalizado, funcionará tanto com uma pessoa como com outra.

    Competência técnica e Meritocracia: a escolha dos funcionários e cargos depende exclusivamente do seu mérito e capacidades - havendo necessidade da existência de formas de avaliação objetivas.

    Separação entre propriedade e administração: os burocratas limitam-se a administrar os meios de produção - não os possuem.

    Profissionalização dos funcionários.

    Completa previsibilidade do funcionamento: todos os funcionários deverão comportar-se de acordo com as normas e regulamentos da organização a fim de que esta atinja a máxima eficiência possível.

  • 1. Caráter legal das normas e regulamentos.

     

    2. Caráter formal das comunicações.

     

    3. Caráter racional e divisão do trabalho.

     

    4. Impessoalidade nas relações.

     

    5. Hierarquia de autoridade.

     

    6. Rotinas e procedimentos padronizados.

     

    7. Competência técnica e meritocracia.

     

    8. Especialização da administração.

     

    9. Profissionalização dos participantes.

     

    10. Completa previsibilidade do funcionamento.