SóProvas


ID
2051806
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A função de organizar abrange, necessariamente ,quatro componentes. Assinale a alternativa que apresenta o componente que agrupa as tarefas e as pessoas da organização.

Alternativas
Comentários
  • Organização

     

    1__Tarefa

     

    2__Pessoas

     

    3__Órgãos

     

    4__Relação

     

    Gaba C

  • https://books.google.com.br/books?id=0j1NJ69Zm0kC&lpg=PA192&ots=HRWPKjMU_Q&dq=A%20fun%C3%A7%C3%A3o%20de%20organizar%20abrange%2C%20necessariamente%20%2Cquatro%20componentes.&hl=pt-BR&pg=PA192#v=onepage&q=A%20fun%C3%A7%C3%A3o%20de%20organizar%20abrange,%20necessariamente%20,quatro%20componentes.&f=false

  • Segundo Chiavenato entende que há quatro componentes da função organização:

    - Tarefa: a função organizacional é dividida em tarefas.
    - Pessoas: cada pessoa é ocupante de um cargo na organização formal.
    - Órgãos: as tarefas e pessoas são agrupadas em órgãos, como divisões, departamentos ou unidades de uma organização.
    - Relação: é um dos conceitos mais importantes da organização, é o relacionamento entre os trabalhadores, fornecedores, clientes...

  • c)

    Órgãos.

  • Segundo Chiavenato:

     

    Tarefa: a função organizacional é dividida em tarefas.

    Pessoas: cada pessoa é ocupante de um cargo na organização formal.

     Órgãos: as tarefas e pessoas são agrupadas em órgãos, como divisões, departamentos ou unidades de uma organização.

    Relação: é um dos conceitos mais importantes da organização, é o relacionamento entre os trabalhadores, fornecedores, clientes.

  • Essa é nova para mim nessa altura do campeonato tem que criar historinha para lembrar

    Função ORGANIZAÇÃO divide-se em 4.

    comeu? não deixe desorganizado: O REsto TA PE

    Órgãos: 

    Relação:

    Tarefa: 

    Pessoas: 

  • Essa eu nao sabia , rsrs. Tem coisas que só fazendo questões para aprender.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as funções administrativas. Neste caso, marquemos a alternativa que indica corretamente o componente da função Organização que agrupa as tarefas e as pessoas da organização.

    Planejamento: é a função administrativa responsável pela definição dos objetivos e metas organizacionais e seus desdobramentos, assim como a definição das estratégias que serão usadas pela organização no decorrer das suas atividades.

    É na função de planejamento, especialmente no seu nível estratégico, que as perguntas: O que fazer? Para que fazer? Como fazer? Com que recursos fazer? Quando fazer? e Com quem fazer? são consideradas.

    Organização: refere-se, basicamente, à divisão dos recursos (humanos, materiais, financeiros, tecnológicos etc.) na organização. É a função que vai esclarecer quais atividades serão desenvolvidas, como ocorrerá a relação de hierarquia, autoridade e competência; assim como a disposição da estrutura adotada.

    Conforme o professor Chiavenato (2007, p.192), a função de Organização possui quatro componentes, sendo eles:

    • Tarefas: o trabalho desempenhado nas organizações passa por um processo de divisão do trabalho, o qual causa a especialização das atividades e funções. As funções organizacionais são divididas em funções.

    • Pessoas: cada pessoa é designada para ocupar um cargo, que é uma parte específica do trabalho global. Essa designação deve considerar habilidades, aptidões, interesses, experiência e comportamento de cada pessoa. Cada pessoa ocupa um cargo na organização formal.

    • Órgãos: as tarefas e as pessoas são agrupadas em órgãos, como divisões, departamentos ou unidades da organização. À medida que envolvam características ou objetivos similares, os órgãos passam a ser dispostos em níveis hierárquicos e em áreas de atividades, Em função da ligação direta ou indireta com os objetivos da empresa, passam a existir os órgãos de linha e de staff.

    • Relações: os relacionamentos constituem o conceito talvez mais importante da organização. A preocupação inicial focalizou as relações entre os órgãos componentes da organização e entre as pessoas com relação ao seu trabalho. Posteriormente, essa preocupação estendeu-se a outros aspectos fora da organização, como relacionamentos com clientes (a partir de sistemas de gestão como o CRM - Cusiomer Relationship Management), com fornecedores (a partir de sistemas de gestão como o SCM - Supply Chain Management).

    Direção: volta sua atenção para o elemento humano que integra as organizações. Chiavenato (2000, p. 279) leciona que para o Planejamento e a Organização funcionem de modo eficaz, é preciso que sejam complementados pela orientação a ser dada às pessoas por meio da comunicação e habilidade de liderar e motivar.

    Controle: tem a responsabilidade de estabelecer padrões de desempenho, fazer a medição e comparação do desempenho obtido por um processo com o que se esperava. E em caso de desvios consideráveis, ações corretivas devem ser tomadas imediatamente. De acordo com Chiavenato (2004. p. 16) o controle é o “processo de assegurar que as atividades atuais das organizações estejam em conformidade com as atividades planejadas.

    Podemos concluir, portanto, que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fontes:

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. São Paulo: Makron Books, 2000.

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007

    FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017