SóProvas


ID
2051827
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O nível operacional está voltado predominantemente com a busca da eficiência, enquanto que o nível institucional se preocupa predominantemente para a busca da eficácia. A seguir, são apresentados níveis distintos de eficiência e eficácia e, em seguida, algumas situações organizacionais. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Eficiência baixa e eficácia baixa.
2. Eficiência baixa e eficácia alta.
3. Eficiência alta e eficácia baixa.
4. Eficiência alta e eficácia alta.

( ) Elevado retorno do investimento, pois os recursos são utilizados intensiva e racionalmente, sem o menor desperdício, graças a métodos e procedimentos bem planejados e organizados, redundando em baixos custos operacionais, sem sucesso empresarial.

( ) Dificuldade no alcance dos objetivos empresariais, redundando em perda de mercado, baixo volume de vendas, reclamações de consumidores, prejuízos elevados, pois os recursos são precariamente utilizados.

( ) A atividade operacional é deficiente e os recursos são precariamente utilizados e os métodos e procedimentos conduzem a um desempenho inadequado e insatisfatório, mas apesar disso, os objetivos empresariais são alcançados e a empresa obtém vantagens no seu ambiente.

( ) A atividade é bem executada e o desempenho individual e departamental é bom, pois os métodos e procedimentos são racionais, fazendo com que a atividade produza resultados vantajosos para a empresa, permitindo alcançar seus objetivos organizacionais.

( ) As coisas são bem feitas, executadas da melhor maneira, com os menores custos e esforço em menor tempo, possibilitando alcançar resultados visados pela empresa e que lhe assegurem sobrevivência, estabilidade e crescimento.

Alternativas
Comentários
  • d)

    3 – 1 – 2 – 4 – 4.

  • Gabarito: D

     

    Eficiência: em relação aos resultados alcançados e os recursos utilizados.

    Eficácia: em relação aos objetivos realizados e os resultados alcançados.

    Efetividade: o indívuduo terá efetividade se for eficiente e eficaz ao mesmo tempo.

     

    ´´A busca da excelência é a própria FELICIDADE´´

     

  • Cuidado colega, podemos ser eficiente e eficaz e não ser efetivo. A efetividade precisa provocar impactos e transformações que vão além de resultados.
  • Essa questão assusta pelo tamanho, mas é fácil.

  • EFICIÊNCIA: RECURSOS BEM UTILIZADOS

    EFICÁCIA: RESULTADO ATINGIDO

    EFETIVIDADE: IMPACTO GERADO PELA AÇÃO FOI REALMENTE O DESEJADO

  • Alternativa D.

     

    Diante das questões que eu já vi da AOCP, até que essa foi uma questão bem elaborada e condizente com a boa literatura da Administração Geral.

    Segundo Chiavenato, uma organização deve ser igualmente eficiente e eficaz. Contudo, nem sempre a eficiência e a eficácia andam de mãos dadas. Uma empresa pode ser eficiente em suas operações e pode não ser eficaz, ou vice-versa. Pode ser ineficiente em suas operações e, apesar disso, ser eficaz, muito embora a eficácia fosse bem melhor acompanhada da eficiência. Pode não ser nem eficiente nem eficaz. O ideal seria uma empresa igualmente eficiente e eficaz.

  • Uma das poucas questões boas do Instituto AOCP.

  • Bastava ver a última