-
Essa questão tem uma baita pegadinha: não revelar qual livro utilizado e brincar de memória com o candidato.
.1.3. Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg é uma das mais importantes no estudo da Administração e uma das que mais se presta a “pegadinhas” de bancas de concurso. A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, daí o nome da teoria: dois fatores!
Fique atento: Para Herzberg, nem dinheiro nem pessoas motivam os trabalhadores.
Os fatores motivacionais seriam os relacionados a necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade.
Herzberg disse que quando esses fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando esses fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.
Já os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Entre esses fatores estão relacionadas: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.
-
Pra quem não assina: Gab letra B
Lembrar que os fatores motivacionais sao intrinsecos, psicológicos; e os fatores higiênicos são extrinsecos, relativos ao meio
-
Os fatores que indicam a motivação e, conseqüentemente, causam a satisfação têm como principal característica estarem ligados ao trabalho em si, tais como: realização, reconhecimento, responsabilidade, o trabalho em si e possibilidades de progresso e crescimento dentro da empresa. (BERGAMINI, 1994, p. 205).
-
Fatores Motivacionais:
Também chamados satisfacientes, são os fatores intrínsecos, internos ao trabalho. Estes fatores podem causar a satisfação e a motivação.
Exemplo:
- crescimento;
- progresso;
- responsabilidade;
- o próprio trabalho;
- o reconhecimento;
- a realização.
Letra B
-
Os fatores motivacionais não incluem a REMUNERAÇÃO, O SALÁRIO. Com isso, você já elimina três itens. Vi um comentário sobre isso em uma outra questão. Muito bom.
-
Alternativa B.
Teoria dos dois fatores de Herzberg
A teoria de Herzberg, ou dos dois fatores, diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos fatores que levam à insatisfação no ambiente de trabalho. De acordo com esse autor, teríamos dois fatores principais: MOTIVACIONAIS e HIGIÊNICOS.
a) Fatores Motivadores ou Motivacionais (aspectos intrínsecos) - influenciam a satisfação, são fatores cuja presença motiva o funcionário na sua atividade. São exemplos de fatores motivacionais:
- Crescimento pessoal;
- Conteúdo do trabalho;
- Exercício da responsabilidade;
- Reconhecimento; e
- Realização.
b) Fatores Higiênicos (aspectos extrínsecos) - influenciam a insatisfação, são fatores cuja presença não motiva os funcionários, haja vista que são elementos já esperados para a execução do trabalho. Entretanto, a ausência desses desmotiva. São exemplos de fatores higiênico:
- SALÁRIOS;
- Relacionamentos pessoais;
- Condições de trabalho;
- Supervisores; e
- Segurança.
-
a) Condições de trabalho; realização pessoal; salário; progresso profissional; e benefícios e serviços sociais.
b) O trabalho em si; realização pessoal; reconhecimento; progresso profissional; e responsabilidade.
c) Condições de trabalho; administração da empresa; salário; benefícios e serviços sociais; e responsabilidade.
d) O trabalho em si; administração da empresa; relações com o supervisor; reconhecimento; e condições de trabalho.
e) Administração da empresa; salário; realização pessoal; benefícios e serviço social; e reconhecimento.
-
Mata a questão:
fatores motivacionais = intrinsecos
-
LETRA B CORRETA
TEORIA DOS DOIS FATORES DE HERZBERG:
• Fatores higiênicos (extrínsecos – levam à insatisfação ou, se presentes, impedem-na): são fatores administrados e decididos pela empresa, estão fora do controle das pessoas. Os principais fatores são: salário, tipos de supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, regulamento interno, etc.
• Fatores motivacionais (intrínsecos – levam à satisfação ou, se ausentes, impedem-na): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo. São fatores que estão sob o controle dos indivíduos, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto realização.