-
Os custos diretos de um orçamento são estimados com base em dados extraídos do projeto e do planejamento da obra, expressos em valor monetário (quantitativos x custos unitários).
Vá e vença, que por vencido não os conheça!
-
Gabarito: C
A) Somente os tributos específicos do empreendimento compõem os custos (apesar de ser contabilmente despesa) indiretos do empreendimento. Além disso, o ponto e vírgula truncou a assertiva. Somente marcaria este item se todos os demais fossem mais absurdos, o que não foi o caso.
B) o preço venal é função do local. Como exemplo concreto, o IPTU, imposto cuja base de cálculo é o valor venal, costumeiramente é determinado por zonas. Do CTM de Teresina, em seu art. 14: "(...) o valor venal do imóvel [é] obtido através da aplicação da Planta Genérica de Valores (...)"
C) Faz todo sentido. Elimina-se a possibilidade de marcar a opção "A".
D) Composições de custo → orçamento analítico.
E) parte 1: "Orçamento discriminado mais detalhado do que a estimativa de custos": pode ser o sintético (convencional de editais - apesar de ser obrigatória a composição de custos) ou o analitico (com composição de custos).
Parte 2: "pressupõe o levantamento de quantidades dos serviços mais expressivos e requer pesquisa de preços dos principais insumos." este é o orçamento preliminar.
Parte 1 da assertiva não coaduna com a parte 2, sendo, portanto, falsa.
Não respondi muito seguro não, mas espero ter ajudado.
-
Sobre a alternativa A, que foi a que eu marquei, o erro só pode ser o fato desta banca considerar como diferentes os termos "custo" e "despesa".
Porque BDI claramente se refere a "tributos; despesas financeiras, riscos, administração central "
Há outras bancas com outros exercícios que tratam o BDI com a palavra custo também.
Só para firmar o conceito:
CUSTO é todo o gasto envolvido na produção, aí considerados os insumos diretamente utilizados na execução dos serviços (mão de obra, materiais e equipamentos) e toda a infraestrutura necessária para a produção (canteiros de obras, administração local, mobilização e desmobilização etc.).
DESPESA é todo o gasto necessário para a comercialização do produto, em especial os dispêndios com a administração central, com a comercialização, com o pagamento de tributos e com as despesas financeiras.
-
a) Os custos indiretos referem-se aos tributos; despesas financeiras, riscos, administração central.
b)O local de execução da obra não é um fator que impacta na formação do preço de venda.
c)Os custos diretos de um orçamento são estimados com base em dados extraídos do projeto e do planejamento da obra, expressos em valor monetário (quantitativos x custos unitários).
d) Orçamento preliminar é aquele elaborado com composições de custos e pesquisa de preços dos insumos. Definição de Analitico.
e) Orçamento discriminado mais detalhado do que a estimativa de custos pressupõe o levantamento de quantidades dos serviços mais expressivos e requer pesquisa de preços dos principais insumos. A questão induz que não existe o orçamento sintético, em grau de detalhamento ele fica entre Analitico e Extimativa de custos. A questão induz que, em grau de precisão, após a Estimativa de custos existe o Analitico (a definiçao dada na questão é do analitico).
-
Tive a mesma linha de raciocínio do Guilherme Rayol e ainda acrescento mais uma coisa na alternativa 'a' : Faltou o LUCRO.
Como as alternativas 'b', 'd' e 'e' são totalmente erradas, daria pra ficar em dúvida entre 'a' e 'c'. Mas aí entra o feeling de concurseiro em notar que a alternativa 'a' está estranha, parecendo que falta algo, e, ainda por cima, com aquele ponto e vírgula, transformando a oração em coordenada, e assim independente da outra.
"Calma, calma! Eu estou aqui!"
-
ERRO DA E -
- Orçamento discriminado mais detalhado do que a estimativa de custos OK É MAIS DETALHADO.
- pressupõe o levantamento de quantidades dos serviços mais expressivos e requer pesquisa de preços dos principais insumos. TODOS !