-
A) Até 1982, os zoés viviam isolados, fugindo do contato com castanheiros, seringueiros e missionários. Em 1989, atingidos por uma epidemia de gripe, procuraram missionários e pediram ajuda a Funai, cuja a equipe de Coordenação de Índios Isolados aterrisou em uma das aldeias e demarcou o território zoé.
PEDIR - VTDI, logo: Pediram ajuda à FUNAI
B) Atualmente, o povo zoé vive sobre os cuidados da Frente de Proteção Cuminapanema, que garante a integridade cultural indígena de acordo com a Constituição Federal de 1988. Os índios dispõe de vacinação e assistência médica, acesso controlado a bens, como facões, enchadas, anzóis e um posto de comunicação por rádio.
Os índios dispõem....
C) CORRETA
D) Sem pajé e sem cacique, a vida social do povo zoé é regulada por intrincada rede de relações familiares. Sempre que uma mulher contrai novo casamento, o marido e sua família mudam para o pátio da família dela, onde todos convivem. Casamento entre gerações diferentes permitem aos mais velhos “criar” parceiros jovens.
Casamento entre gerações permite...
E) É norma dividir a caça entre todos. O caçador promove a distribuição de carne, onde os parentes mais próximos recebem os melhores pedaços; enquanto as pessoas que não tem proximidade são chamadas por último. A carne de macaco é a iguaria preferida. Ressalte-se ainda, que o ato de comer conecta todos os pátios, ensejando a troca de informações sobre caçadas, namoros e casamentos.
as pessoas que não têm proximidade
-
Tenho uma dúvida na letra "C". Na passagem “desde o primeiro contato, esse povo foi apresentado ao mundo em reportagens que enfatizavam a ‘pureza’ e a ‘fragilidade’ e os descreviam..." No que eu entendi, o sujeito do verbo descreviam seria "reportagens" e o termo "os" o complemento deste verbo. Se colocarmos de forma completa, a passagem seria " Reportagens descreviam o povo zoe como um dos ultimos grupos...". Este pronome " os " nao esta ligado ao " o povo zoe" e nao deveria estar no singular? Se puderem esclarecer a minha duvida.
-
Uma antropóloga francesa, que estuda o povo zoé, lembra que, “desde o primeiro contato, esse povo foi apresentado ao mundo em reportagens que enfatizavam a ‘pureza’ e a ‘fragilidade’ e os descreviam como um dos últimos grupos intactos na Amazônia.”
A vírgula após "lembra que" não esta errada???
O quê nesse caso é conjunção integrante que normalmente introduz uma Or. Sub. Substantiva. Mas ao meu ver, foi colocado um aposto após ele, correto??? Pode isso?
Um abs e boa sorte!
-
A alternativa C foi transcrita de forma errada.
-
A) Errada, não há artigo definido depois de "cuja".
B) Errada, o povo zoé vive SOB os cuidados.
C) Gabarito preliminar da ESAF, mas eu acho que está errada também, porque é só uma antropóloga francesa que estuda o povo zoé, é restritiva, não explicativa. Acho que será anulada, mas é muito difícil.
D) Errada, é "criarem" parceiros jovens e o casamento "permite".
E) Errada, não há vírgula depois de "ainda".
-
a) ERRADA - Até 1982, os zoés viviam isolados, fugindo do contato com castanheiros, seringueiros e missionários. Em 1989, atingidos por uma epidemia de gripe, procuraram missionários e pediram ajuda À Funai, cuja (a) deve ser suprimida) equipe de Coordenação de Índios Isolados aterrisou em uma das aldeias e demarcou o território zoé.
b) ERRADA - Atualmente, o povo zoé vive sobre os cuidados da Frente de Proteção Cuminapanema, que garante a integridade cultural indígena de acordo com a Constituição Federal de 1988. Os índios DISPÕEM de vacinação e assistência médica, acesso controlado a bens, como facões, ENXADAS, anzóis e um posto de comunicação por rádio.
c) GABARITO - Uma antropóloga francesa, que estuda o povo zoé, lembra que, “desde o primeiro contato, esse povo foi apresentado ao mundo em reportagens que enfatizavam a ‘pureza’ e a ‘fragilidade’ e os descreviam como um dos últimos grupos intactos na Amazônia.” Segundo ela, trata-se, de fato, de um povo indígena não atingido pela sociedade branca nem pela mensagem cristã.
Ao meu ver também está transcrito com erro gramatical. Percebam o verbo "descreviam", acredito que deveria estar no singular, pois está se referindo ao povo, e para tirar a dúvida, se passarmos para o passivo seria "O povo era descrito pelas reportagens..."
Ou seja, é a menos errada, pois as outras possuem erros grosseiros.
d) ERRADA - Sem pajé e sem cacique, a vida social do povo zoé é regulada por intrincada rede de relações familiares. Sempre que uma mulher contrai novo casamento, o marido e sua família mudam para o pátio da família dela, onde todos convivem. Casamento entre gerações diferentes PERMITE aos mais velhos “criar” parceiros jovens.
e) ERRADA - É norma dividir a caça entre todos. O caçador promove a distribuição de carne, onde os parentes mais próximos recebem os melhores pedaços; enquanto as pessoas que não TÊM proximidade são chamadas por último. A carne de macaco é a iguaria preferida. Ressalte-se ainda, que o ato de comer conecta todos os pátios, ensejando a troca de informações sobre caçadas, namoros e casamentos.
-
Concordo com o Fernando Simões. O sujeito do verbo descreviam é "reportagens" e o termo "os" o complemento deste verbo. Se colocarmos de forma completa, a passagem seria " Reportagens descreviam o povo zoe como um dos ultimos grupos...". O pronome "os" está ligado ao "povo" e deveria estar no singular.
-
Será que só eu percebi o erro no uso do "onde" na letra E? Onde tem que dar ideia de lugar, o que não acontece na questão.
-
Na letra "B", o correto é "enXada", com "X".
-
À respeito da letra E:.
Somente posso usar ONDE para lugar
Ex : Esta é a igreja ONDE rezo
Também posso substituir por à qual ou em que.
Esta é a igreja em que rezo.
Esta é a igreja à qual rezo.
No caso da letra E, o ONDE não se refere a lugar.
GABA C
-
Letra "B" perdi para ENXADAS ='/
-
Gente, quanto a posição das aspas na letra C... não deveria conter um ponto final após as aspas para fechar o período?
tipo isso: " ".
-
Entendo que esta questão deveria ser anulada.
motivo: na alternativa C, ..."Uma antropóloga francesa, que estuda o povo zoé, lembra que"..., a virgula separa uma oração restritiva e não explicativa pois não são todas as antropólogas francesas que estudam o povo zoé.
-
A) Até 1982, os zoés viviam isolados, fugindo do contato com castanheiros, seringueiros e missionários. Em 1989, atingidos por uma epidemia de gripe, procuraram missionários e pediram ajuda a Funai, cuja a equipe de Coordenação de Índios Isolados aterrisou em uma das aldeias e demarcou o território zoé.
b) Atualmente, o povo zoé vive sobre os cuidados da Frente de Proteção Cuminapanema, que garante a integridade cultural indígena de acordo com a Constituição Federal de 1988. Os índios dispõe de vacinação e assistência médica, acesso controlado a bens, como facões, enchadas, anzóis e um posto de comunicação por rádio.
c) Uma antropóloga francesa, que estuda o povo zoé, lembra que, “desde o primeiro contato, esse povo foi apresentado ao mundo em reportagens que enfatizavam a ‘pureza’ e a ‘fragilidade’ e os descreviam como um dos últimos grupos intactos na Amazônia.” Segundo ela, trata-se, de fato, de um povo indígena não atingido pela sociedade branca nem pela mensagem cristã. (os concorda com um dos últimos grupos intactos)
d) Sem pajé e sem cacique, a vida social do povo zoé é regulada por intrincada rede de relações familiares. Sempre que uma mulher contrai novo casamento, o marido e sua família mudam para o pátio da família dela, onde todos convivem. Casamento entre gerações diferentes permitem aos mais velhos “criar” parceiros jovens.
e) É norma dividir a caça entre todos. O caçador promove a distribuição de carne, onde os parentes mais próximos recebem os melhores pedaços; enquanto as pessoas que não tem proximidade são chamadas por último. A carne de macaco é a iguaria preferida. Ressalte-se ainda(,) que o ato de comer conecta todos os pátios, ensejando a troca de informações sobre caçadas, namoros e casamentos.
(Adaptado de Planeta/abr./2016, p.29.)
-
Sobre o comentário de "Dimas Pereira" na letra C: "Ao meu ver também está transcrito com erro gramatical. Percebam o verbo "descreviam", acredito que deveria estar no singular, pois está se referindo ao povo, e para tirar a dúvida, se passarmos para o passivo seria "O povo era descrito pelas reportagens..."
↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓
Quando o Sujeito for um coletivo (povo, exército, rebanho, grupo, turma,etc.), que é singular em sua forma e automaticamente expressa ideia de pluralidade, o Verbo ficará no singular se estiver junto do sujeito coletivo:
O exército traidor foi derrotado.
Se o verbo estiver distanciado do sujeito coletivo, ficará no singular ou irá para o plural conforme se pretender destacar mais a ideia de todo (singular) ou a presença dos indivíduos (plural). Gramaticalmente as duas concordâncias estão corretas:
O grupo se afastou; mais adiante, porém, foram presos.
O grupo se afastou; mais adiante, porém, foi preso.
Se o sujeito coletivo vier seguido de palavra que mencione os indivíduos nele contidos, o verbo poderá ficar no singular ou no plural; mas, a ideia do todo se destacará melhor no singular e a ação dos indivíduos será, ao invés, realçada com o plural:
A família toda - o marido, a mulher, os filhos, a empregada e os cachorros seguiu /seguiram viagem a pé.
-
A) a e cuja a
B) sobre e dispoe
C) SInceramente, em Uma antropóloga francesa, que estuda o povo zoé... a antropologa é somente uma. Portanto, nao deveria ter virgula depois de francesa, por se tratar de oraçao subordinada adjetiva restritiva.
D) permitem
E) TÊM
Foco e Disciplina!
-
Sobre o comentário de "Dimas Pereira" na letra C: "Ao meu ver também está transcrito com erro gramatical. Percebam o verbo "descreviam", acredito que deveria estar no singular, pois está se referindo ao povo, e para tirar a dúvida, se passarmos para o passivo seria "O povo era descrito pelas reportagens..."
O verbo "descreviam" não deve ser flexionado para concordar com "povo", pois seu sujeito é "reportagens".
-
Em resposta ao comentário do colega Alex Macedo ( O verbo "descreviam" não deve ser flexionado para concordar com "povo", pois seu sujeito é "reportagens".).
O termo reportagens não pode ser sujeito pois está precedido da preposição em.
Caso eu esteja enganada, por favor façam a devida correção. Bons estudos a todos.
-
Em resposta ao Casal Federal, o termo reportagens é o sujeito semântico de descreviam.
O sujeito sintático é o pronome que, e este retoma reportagens sem a preposição, por isso o verbo no plural.
-
Deveria ter sido anulada.
LETRA C - Uma antropóloga francesa, que estuda o povo zoé, lembra que, “desde o primeiro contato, esse povo foi apresentado ao mundo em reportagens que enfatizavam a ‘pureza’ e a ‘fragilidade’ e os descreviam como um dos últimos grupos intactos na Amazônia.” Segundo ela, trata-se, de fato, de um povo indígena não atingido pela sociedade branca nem pela mensagem cristã.
.. POVO foi apresentado ao mundo em REPORTAGENS que.... e os descreviam...
As reportagens descreviam O povo ...
"O descreviam" seria o correto.