SóProvas


ID
2052604
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os de forma a comporem um texto coeso e coerente. A seguir, assinale a opção correta.

( ) A antropologia cultural tem levantado objeções contra Napoleon Chagnon, que defendeu a tese de que ianomâmis são uma relíquia ancestral da espécie humana: selvagens com compulsão pela guerra como forma de obter mulheres, escassas em razão da prática do infanticídio feminino. A controvérsia dura quase meio século. O panorama se turvou de vez em 2000, com a publicação do livro “Trevas no Eldorado”.

( ) Segundo o antropólogo, os ianomâmis foram usados, sem saber, como grupo de controle de estudos sobre efeitos da radiação nuclear no sangue de sobreviventes de bombardeios em Hiroshima e Nagasaki, prática que contraria a ética profissional.

( ) Nele, o jornalista Patrick Tierney acusa Chagnon e o médico James Neel de, em 1968, terem causado uma epidemia de sarampo entre os ianomâmis da Venezuela e experimentado nos índios um tipo de vacina, além de negar-lhes socorro médico. Chagnon e Neel foram depois inocentados.

( ) Bruce Albert, antropólogo e crítico de Chagnon, escreveu sobre a ausência de fundamento das alegações de Thierney, mas nem por isso deixou de assinalar sérios erros éticos cometidos pela dupla.

( ) Em 2013, o antropólogo Marshall Sahlins renunciou à Academia Nacional de Ciências dos EUA, em reação ao ingresso de Chagnon. Em artigo publicado, defendeu que um antropólogo alcança entendimento superior de outros povos quando toma seus integrantes como semelhantes, e não, como objetos naturais “selvagens”, ao modo de Chagnon.

(Adaptado de Folha de S.Paulo, Marcelo Leite, 22/2/2015.)

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • B) 1 – 4 – 2 – 3 – 5.

     

    A antropologia cultural tem levantado objeções contra Napoleon Chagnon, que defendeu a tese de que ianomâmis são uma relíquia ancestral da espécie humana: selvagens com compulsão pela guerra como forma de obter mulheres, escassas em razão da prática do infanticídio feminino. A controvérsia dura quase meio século. O panorama se turvou de vez em 2000, com a publicação do livro “Trevas no Eldorado”.

     

    Nele ["Trevas no Eldorado"], o jornalista Patrick Tierney acusa Chagnon e o médico James Neel de, em 1968, terem causado uma epidemia de sarampo entre os ianomâmis da Venezuela e experimentado nos índios um tipo de vacina, além de negar-lhes socorro médico. Chagnon e Neel foram depois inocentados.

     

    Bruce Albert, antropólogo e crítico de Chagnon, escreveu sobre a ausência de fundamento das alegações de Thierney, mas nem por isso deixou de assinalar sérios erros éticos cometidos pela dupla [Chagnon e Neel].

     

    Segundo o antropólogo [Bruce Albert], os ianomâmis foram usados, sem saber, como grupo de controle de estudos sobre efeitos da radiação nuclear no sangue de sobreviventes de bombardeios em Hiroshima e Nagasaki, prática que contraria a ética profissional.

     

    Em 2013, o antropólogo Marshall Sahlins renunciou à Academia Nacional de Ciências dos EUA, em reação ao ingresso de Chagnon. Em artigo publicado, defendeu que um antropólogo alcança entendimento superior de outros povos quando toma seus integrantes como semelhantes, e não, como objetos naturais “selvagens”, ao modo de Chagnon.

  • ??????????
    Apesar de a questão ser a Letra B. 
    mas a lógica da questão ficaria errada. 

  • Também acho que o último paragrafo ficou sem contexto. 

     "Em 2013, o antropólogo Marshall Sahlins renunciou à Academia Nacional de Ciências dos EUA, em reação ao ingresso de Chagnon. Em artigo publicado, defendeu que um antropólogo alcança entendimento superior de outros povos quando toma seus integrantes como semelhantes, e não, como objetos naturais “selvagens”, ao modo de Chagnon"

  • Procurei só a conclusão, e respondi correto. Questão capiciosa essa!!

  • Fiz igual o pedro Souza, achei a conclusão depois conferi se fazia sentido.

     

    Ficou assim: 

     

    A antropologia cultural tem levantado objeções contra Napoleon Chagnon, que defendeu a tese de que ianomâmis são uma relíquia ancestral da espécie humana: selvagens com compulsão pela guerra como forma de obter mulheres, escassas em razão da prática do infanticídio feminino. A controvérsia dura quase meio século. O panorama se turvou de vez em 2000, com a publicação do livro “Trevas no Eldorado”.

     

    Nele , o jornalista Patrick Tierney acusa Chagnon e o médico James Neel de, em 1968, terem causado uma epidemia de sarampo entre os ianomâmis da Venezuela e experimentado nos índios um tipo de vacina, além de negar-lhes socorro médico. Chagnon e Neel foram depois inocentados.

     

    Bruce Albert, antropólogo e crítico de Chagnon, escreveu sobre a ausência de fundamento das alegações de Thierney, mas nem por isso deixou de assinalar sérios erros éticos cometidos pela dupla.

     

    Segundo o antropólogo, os ianomâmis foram usados, sem saber, como grupo de controle de estudos sobre efeitos da radiação nuclear no sangue de sobreviventes de bombardeios em Hiroshima e Nagasaki, prática que contraria a ética profissional.

     

    Em 2013, o antropólogo Marshall Sahlins renunciou à Academia Nacional de Ciências dos EUA, em reação ao ingresso de Chagnon. Em artigo publicado, defendeu que um antropólogo alcança entendimento superior de outros povos quando toma seus integrantes como semelhantes, e não, como objetos naturais “selvagens”, ao modo de Chagnon.

    (Adaptado de Folha de S.Paulo, Marcelo Leite, 22/2/2015.)

     

    Resposta: "B"

  • Não entendi. Pela resposta do pessoal a sequência correta seria 1 - 3 - 4 - 2 - 5. Alguém pode explicar, por favor? 

  • Alguem, por favor, dá uma dica de como responder questões como essa. 
    Por que pra mim a sequencia correta ta no item E.

    =(            #Xatiadérrima

  • Alice Maria, um modo mto eficaz que uso é o seguinte. 

    Tento encontrar dois trechos que sem sombra de dúvidas são sequencia um do outro. No caso o 1º trecho acaba com "...se turvou de vez em 2000, com a publicação do livro “Trevas no Eldorado”." e o 3º Trecho já inicia com "Nele, o jornalista Patrick Tierney acusa Chagnon...". 

    Com certeza nesse caso temos uma sequencia clara! Ai vem o golpe de sorte. Nas alternativas procure uma em que o 1º e 3º número sejam uma sequencia. No caso, foi de primeira pois a única alternativa que acontece isso é na "B".... 1 e 2 são uma sequencia.

    Se não desse de primeira, tentaria outra. Sempre procurando um termo no fim do paragrafo que é retornado no próximo. Por exemplo o 4º e 2º paragrafo são tb uma clara sequencia, e por ai vai...

    Espero mesmo ter ajudado!! Comigo tda vez dá certinho!

  • A alternativa B tem a sequência 1 – 4 – 2 – 3 – 5, mas o segundo trecho do texto que começa com "Nele, o jornalista Patrick Tierney..." corresponde ao número 3 e não ao 4 !!! Para mim questão com erro!!!!