SóProvas


ID
2052736
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Segundo Peters e Pierre (2010, pág. 21), uma das grandes “(...) mudanças na gestão pública [contemporânea] tem sido o estreitamento da relação entre Estado e sociedade na entrega de serviços públicos. O governo não é mais um ator autônomo na implementação de políticas, e cada vez mais frequentemente dependente do setor privado e do terceiro setor para cumprir seus objetivos”.

(PETERS, B. G.; PIERRE, J. Administração pública: coletânea. 2010, pág. 21)

São formas de interface do Estado brasileiro com organizações não-estatais e atores sociais, respectivamente, para a execução e discussão das políticas públicas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • A incorreta é a D, porque o insulamento burocrático isola a organização de qualquer participação estatal. Insulamento vem de insular (ilha).

  • Errada letra D:

    Insulamento burocrático:

    "Foi instalado no Brasil por JK com a criação dos Grupos Executivos.
    É o processo de proteção do núcleo técnico do Estado contra a interferência oriunda do público ou de outras organizações intermediárias.
    JK decidiu agir desta forma para conseguir cumprir seu Plano de Metas"

    O isolamento (ou "insulamento") burocrático das elites tecnocratas asseguraria a prevalência da racionalidade técnica sobre a racionalidade política, evitando-se assim a "balcanização do Estado".

  • Insulamento burocrático foi instalado no governo JK, com o fortalecimento do executivo, para proteger o Estado de interferências do público ou de outras organizações intermediária. Desse modo, mais protegido, ele conseguiria cumprir seu Plano de Metas (50 anos em 5)
  • A banca pede a alternativa incorreta. E a única opção que está equivocada é a letra D, pois o insulamento burocrático é uma disfunção da Burocracia, em que o corpo burocrático se torna “opaco” aos interesses e demandas da sociedade, não uma forma de interação do Estado com organizações não estatais e atores sociais.
     

    De acordo com Nunes:
    “O insulamento burocrático é o processo de proteção do núcleo técnico do Estado contra a interferência oriunda do público ou de outras organizações intermediárias”.

     

    Gabarito: D.

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

  • GABARITO: LETRA D

    Insulamento burocrático é caracterizado como um fenômeno no qual a burocracia possui um alto grau de independência em relação aos controles político ou social. Segundo Bresser-Pereira (1997), o insulamento burocrático seria uma estratégia das elites para superar a arena controlada pelos partidos.

    FONTE:IPEA.GOV.BR

  • Gabarito D

    A questão fala do M. Gerencial - decentralização

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre as formas de interface do Estado brasileiro.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A Constituição Federal de 1988 trouxe várias formas de interação entre órgãos do Poder Executivo e atores sociais na construção de políticas públicas. Em regimes democráticos, como o Brasil, há interação entre cidadãos, empresas, representantes organizados e não organizados e o Estado.

    Essa interação pode ocorrer de variadas formas, entre elas estão: os fóruns públicos de participação e debate, os conselhos, as conferências, as audiências públicas, as ouvidorias e consultas públicas dentre outras. Com a interação, há valorização do papel da sociedade civil e a constituição de espaços para participação da sociedade, uma vez que o governo não é autônomo na implementação de políticas.

    Por outro lado, o insulamento burocrático significa a redução do escopo da arena em que os interesses e demandas populares podem desempenhar um papel; e seu grau de insulamento tem implicações na estrutura, eficiência, capacidade de respostas e responsabilidades.

    Ademais, o insulamento burocrático pode ser entendido como a redução do escopo da arena em que os interesses e demandas populares podem desempenhar um papel; e seu grau de insulamento tem implicações na estrutura, eficiência, capacidade de respostas e responsabilidades da organização.

    Ante o exposto, a alternativa incorreta é a letra D, uma vez que o insulamento burocrático traduz a redução da capacidade de influência da sociedade, seja por intermédio de meios institucionais ou não, ou seja, neste caso há redução da interface do Estado brasileiro com organizações não-estatais e atores sociais.


    Gabarito do Professor: Letra D.