SóProvas



Questões de Transparência Eletrônica


ID
67945
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Sob o ponto de vista do cidadão, podemos afirmar que os seguintes mecanismos, todos acessíveis pela Internet, são mantidos pelo governo federal como instrumentos de transparência, exceto:

Alternativas
Comentários
  • O SIAFI, apesar de ser acessível pela Internet, não é disponível a qualquer cidadão, mas apenas aos que possuem cadastro e senha de acesso e utilização do sistema
  • O SIAFI é um sistena que está voltado para as necessidades operacionais da administração pública, tornando secundária ou inexistente tanto as informações gerenciais quanto às de interesse público, sendo assim não tem exercido a função de instumentos de apoio à tomada de decisão.Dica: além do SIAFI, há outros sistemas que não são transparentes para o cidadão: todos começam com SI: SIAPE, SIASG, SIDOR, SISPLAN, SICAF e SIORG.
  • Caso esteja errado, alguém com mais conhecimento por favor corrija-me. A questão citou: "...mecanismo mantido pelo governo...". O portal transparência, é uma ONG, e até onde vai meu conhecimento, não recebe verbas do governo para manter-se operante.
  • http://www.portaltransparencia.gov.br/O Portal da Transparência é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. Sem exigir senha de acesso, o objetivo é aumentar a transparência da gestão pública e o combate à corrupção no Brasil. O Portal da Transparência, lançado em novembro de 2004, é um canal pelo qual o cidadão pode acompanhar a execução financeira dos programas de governo, em âmbito federal. Estão disponíveis informações sobre os recursos públicos federais transferidos pelo Governo Federal a estados, municípios e Distrito Federal – para a realização descentralizada das ações do governo – e diretamente ao cidadão, bem como dados sobre os gastos realizados pelo próprio Governo Federal em compras ou contratação de obras e serviços, por exemplo. Ao acessar informações como essas, o cidadão fica sabendo como o dinheiro público está sendo utilizado e passa a ser um fiscal da correta aplicação do mesmo. O cidadão pode acompanhar, sobretudo, de que forma os recursos públicos estão sendo usados no município onde mora, ampliando as condições de controle desse dinheiro, que, por sua vez, é gerado pelo pagamento de impostos. como também o programa "Olho Vivo no Dinheiro Público"http://www.cgu.gov.br/olhovivo/ Controladoria-Geral da União (CGU) desenvolve o Programa Olho Vivo no Dinheiro Público para incentivar o controle social. O objetivo é fazer com que o cidadão, no município, atue para a melhor aplicação dos recursos públicos. Com a iniciativa, a CGU busca sensibilizar e orientar conselheiros municipais, lideranças locais, agentes públicos municipais, professores e alunos sobre a importância da transparência na administração pública, da responsabilização e do cumprimento dos dispositivos legais.
  • Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI é um sistema contábil que tem por finalidade realizar todo o processamento, controle e execução financeira, patrimonial e contábil do governo federal brasileiro. Os documentos de entrada de dados no Siafi dividem-se em de natureza orçamentária e financeira.

    Uma das principais vantagens do Siafi é a descentralização da entrada, consulta, execução orçamentária, financeira e patrimonial da União, isto com a supervisão da Secretaria do Tesouro Nacional.

    O sistema foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados - (SERPRO). Foi implantado oficialmente no ano de 1987. Até o ano de 1986 o governo federal convivia com uma série de problemas de natureza administrativa inviabilizando a correta aplicação dos recursos públicos.

    Fonte: Wikipedia.

  • O SIAFI têm seu acesso restrito.

  • Acredito que a citação de que o SIAFI não é acessível ao público em geral seja a única justificativa para embasar o gabarito da questão. Pois ela solicita "do ponto de vista do cidadão".

    Todas os outras características solicitadas na questão relacionam-se sim ao SIAFI. Vejamos:
    Ribeiro (2004) citado por  Roselaine Mendes no livro Contabilidade Pública  coloca que "Pode-se afirmar sem receio que esse (SIAFI) revolucionou a administração federal no que diz respeito à transparência dos atos públicos".
    Temos ainda que segundo a Instrução Normativa STN nº 3, de 23 de maio de 2001, o SIAFI tem por objetivos:
    ...
    "permitir aos segmentos DA SOCIEDADE obter a necessária TRANSPARÊNCIA dos gastos públicos"
    Ou seja, na minha interpretação e com base no exposto, o SIAFI é mecanismo (sistema), mantido pelo governo federal e constitui-se instrumento de transparência.
    Espero ter colaborado.
  • Atentar que um dos objetivos do SIAFI é dar transparência aos gastos públicos. Como o Eduardo já falou, o gabarito se sustenta porque a questão fala que é do ponto de vista do cidadão e que são todos acessíveis pela Internet.  

    Os documentos gerados no SIAFI estão disponíveis lá no Portal da Transparência, que é mantido pela CGU.

  • Todos os portais mencionados cumprem esta função, menos o SIAFI. Este sistema não pode ser acessado por qualquer cidadão através da internet.

     

    Gabarito: B.
     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.
     


ID
89962
Banca
FCC
Órgão
TRE-AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Decreto Federal nº 5.482 de 30 de junho de 2005, que dispõe sobre a divulgação de dados e informações pelos órgãos e entidades da administração pública federal, por meio da Rede Mundial de Computadores - Internet, o órgão responsável pela gestão do Portal da Transparência é

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º O Portal da Transparência do Poder Executivo Federal, sítio eletrônico à disposição na Rede Mundial de Computadores - Internet, tem por finalidade veicular dados e informações detalhados sobre a execução orçamentária e financeira da União, compreendendo, entre outros, os seguintes procedimentos:§ 1º A Controladoria-Geral da União, como órgão central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, fica incumbida da gestão do Portal da Transparência.Bons Estudos
  • Art. 1º

    § 1º A Controladoria-Geral da União, [...], fica incumbida da gestão do Portal da Transparência.

  • GABARITO LETRA C 

     

    DECRETO Nº 5482/2005 (DISPÕE SOBRE A DIVULGAÇÃO DE DADOS E INFORMAÇÕES PELOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL, POR MEIO DA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES - INTERNET)

     

    ARTIGO 1º § 1º A Controladoria-Geral da União, como órgão central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, fica incumbida da gestão do Portal da Transparência.

  • A Controladoria Geral da União – CGU foi a grande idealizadora do Portal da Transparência. Atualmente, as informações contidas no portal continuam sob a gestão do órgão.

    Gabarito: C


ID
89965
Banca
FCC
Órgão
TRE-AL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Lei Complementar nº 131/2009 que altera a Lei de Res- ponsabilidade Fiscal no que se refere à transparência pública, determina a disponibilização de informações so- bre a execução orçamentária e financeira da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Essa Lei estabe- lece que todos os gastos e receitas públicos deverão ser divulgados em meios eletrônicos. O prazo para Municípios com mais de 100 mil habitantes, União, Estados e Distrito Federal se adequarem a nova norma é de

Alternativas
Comentários
  • “Art. 73-B. Ficam estabelecidos os seguintes prazos para o cumprimento das determinações dispostas nos incisos II e III do parágrafo único do art. 48 e do art. 48-A: I – 1 (um) ano para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios com mais de 100.000 (cem mil) habitantes;
  • É bom ficar atento aos prazos...“Art. 73-B - Ficam estabelecidos os seguintes prazos para o cumprimento das determinações dispostas nos incisos II e IIIdo parágrafo único do art. 48 e do art. 48-A:I - 1 (um) ano para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios com mais de 100.000 (cem mil) habitantes;II - 2 (dois) anos para os Municípios que tenham entre 50.000 (cinquenta mil) e 100.000 (cem mil) habitantes;III - 4 (quatro) anos para os Municípios que tenham até 50.000 (cinquenta mil) habitantes.Parágrafo único - Os prazos estabelecidos neste artigo serão contados a partir da data de publicação da lei complementar que introduziu os dispositivos referidos no caput deste artigo".“Art. 3º Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação”. (publicado no DOU no dia 28.5.2009).
  • Que tipo de conhecimento uma questão dessas mede? Me digam? Vou levar meu papagaio para fazer provas FCC!
  • Colega, talvez você esteja dando os primeiros passos nessa árdua estrada que é a dos concursos públicos e ainda não saiba de certas regras básicas atinetes aos certames.

    Durante as provas, não é permitido a utilização de nenhum artefato eletrônico, consultar anotações ou mesmo fazer perguntas a outros candidatos. Dessarte, é também VEDADO a utilização de animais silvestres no intuito de lograr algum tipo de vantagem durante a prova. Desse modo, você poderá ser surpreendido pelo fiscal caso esteja portando seu papagaio no momento da realização da prova e, ato contínuo, ser eliminado do concurso.

    Espero ter ajudado.
  • Realmente amigo  Klauss, você tem toda razão.

    Segundo as normas impostas pelo Direito Administrativo, nas palavras dos professores e doutos Jus Administrativistas Dhiogo Cantuário e Daniela Bonheur, vide Direito Administrativo Comentado, 39a edição, bem como a obra recorde de vendas Jurisprudência das Bancas, Editora Forense, pelo Professor e Doutor Camilo Todinho, o mais requisitado elaborador de questões para provas e concursos do Município de Chuí/RS, sua terra natal, temos que "será eliminado do concurso o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, pendrive, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros, protetor auricular ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira/grafite e/ou borracha, bem como na doutrina balisada do emérito Professor Lusca Ronado dos Santos, papagaios e maritacas, animais silvestres de inteligência singular capazes de repetir sequencialmente todas as respostas da prova previamente ditadas pelo candidato." (grifei)

    Assim, importante observação de nosso Guru-QC de não serem permitidos Louros Josés no momento do exame sob penalidade de extradição do candidato, consoante teor do art. 345 da CF/37.

    Bons estudos a todos e evitemos, por mais tentadora que seja, a cola.
  • “Art. 73-B.  Ficam estabelecidos os seguintes prazos para o cumprimento das determinações dispostas nos incisos II e III do parágrafo único do art. 48 e do art. 48-A: 

    I – 1 (um) ano para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios com mais de 100.000 (cem mil) habitantes; 

    II – 2 (dois) anos para os Municípios que tenham entre 50.000 (cinquenta mil) e 100.000 (cem mil) habitantes; 

    III – 4 (quatro) anos para os Municípios que tenham até 50.000 (cinquenta mil) habitantes. 

     

    Letra A.

  • GABARITO LETRA A 

     

    LEI COMPLEMENTAR Nº 131/2009 (ACRESCENTA DISPOSITIVOS À LEI COMPLEMENTAR  NO 101, DE 4 DE MAIO DE 2000, QUE ESTABELECE NORMAS DE FINANÇAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A RESPONSABILIDADE NA GESTÃO FISCAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, A FIM DE DETERMINAR A DISPONIBILIZAÇÃO, EM TEMPO REAL, DE INFORMAÇÕES PORMENORIZADAS SOBRE A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DA UNIÃO, DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E DOS MUNICÍPIOS)

     

    ARTIGO 73-B.  Ficam estabelecidos os seguintes prazos para o cumprimento das determinações dispostas nos incisos II e III do parágrafo único do art. 48 e do art. 48-A: 

     

    I – 1 (um) ano para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios com mais de 100.000 (cem mil) habitantes

     

    II – 2 (dois) anos para os Municípios que tenham entre 50.000 (cinquenta mil) e 100.000 (cem mil) habitantes; 

     

    III – 4 (quatro) anos para os Municípios que tenham até 50.000 (cinquenta mil) habitantes. 

  • Letra A

     Ficam estabelecidos os seguintes prazos para o cumprimento das determinações dispostas nos incisos II e III do parágrafo único do art. 48 e do art. 48-A: 

    I – 1 (um) ano para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios com mais de 100.000 (cem mil) habitantes

    II – 2 (dois) anos para os Municípios que tenham entre 50.000 (cinquenta mil) e 100.000 (cem mil) habitantes; 

    III – 4 (quatro) anos para os Municípios que tenham até 50.000 (cinquenta mil) habitantes. 

    Parágrafo único. Os prazos estabelecidos neste artigo serão contados a partir da data de publicação da lei complementar que introduziu os dispositivos referidos no caput deste artigo.” 

  • PRAZOS P/ DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES SOBRE DESPESA E RECEITA

    1A: QUEM? I- União II- Estados III- Mun IV- DF REQUISITO: + 100 mil hab

    2A: QUEM? Mun REQUISITO: Entre 50 mil 100 mil Hab

    4A: QUEM? Mun REQUISITO: Até 50 mil hab

    Estou comercializando meus mapas mentais! São materiais feitos com os melhores materiais do Estratégia + lei seca + 29 mil questões resolvidas.

    O preço é camarada, apenas R$20 por matéria.

    Interessados entrem em contato por e-mail: consultoriaconcursos.wesley@gmail.com ou pelo bate-papo do qc.

    Os arquivos estão em PDF, caso haja interesse na compra, eu disponibilizo o programa que realiza a criação e edição. Vc poderá alterar da forma que quiser e até mesmo fazer os seus próprios.

    Dou consultoria de estuda focada no concurso que estão estudando.


ID
319975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação à gestão de recursos logísticos na administração pública, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Um pouco mais sobre o ComprasNet:

    "O Ministério do Planejamento tem como missão planejar e coordenar as políticas de gestão da administração pública federal, para fortalecer as capacidades do Estado para promoção do desenvolvimento sustentável e do aprimoramento da entrega de resultados ao cidadão. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar. Acredita que a transparência é o melhor antídoto contra corrupção, dado que ela é mais um mecanismo indutor de que os gestores públicos ajam com responsabilidade e permite que a sociedade, com informações, colabore com o controle das ações de seus governantes, no intuito de checar se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam."

    Fonte: https://compras.serviços.gov.br/index.php/transparencia-assuntos

  • única que fez sentido, hahahaha. Fui por exclusão!

    gabarito letra B


ID
1071472
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

São requisitos básicos da ouvidoria enquanto mecanismo de participação social na gestão pública, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Letra: C

    Requisitos Básicos da ouvidoria pública: 

    Instituição de Mandato.

     Acesso irrestrito a todas as informações.

     Autonomia 

     Acesso direto à alta direção e a instância máxima 

     de decisão. 

     Estrutura organizativa e orçamento condizentes 

     com as necessidades. 


  • acesso irrestrito a todas as informações ?????

  • Se tivesse poder decisório não se chamaria "ouvidoria". 

  • engraçado, ja liguei varias vezes para algumas ouvidorias e as varias informações que solicitei, segundo os atendentes, eles nao tinham conhecimento das informações e que o setor nao tinha acesso. COMO ASSIM ACESSO IRRESTRITO DAS INFORMAÇÕES?


  • Ola pessoal, 

    Ouvidoria não possui Poder Decisório!

  • A ouvidoria tem acesso irrestrito, não significa que ela disponibiliza a informação de maneira irrestrita.
  • Olá Pessoal

    Gabarito C

    A questão foi retirada de texto escrito pelo Presidente, à época, da Associação Nacional dos Ouvidores Públicos, Aristóteles dos Santos, segundo ele, são requisitos básicos das ouvidorias

    a) Instituição de Mandato

    b) Acesso irrestrito a todas as informações

    c) Ausência de subordinação hierárquica no âmbito da agência

    d) Acesso direto à alta direção e à instância máxima de decisão

    e) Estrutura administrativa e orçamentária condizente com as necessidades

    Portanto, percebe-se que não há menção ao PODER DECISÓRIO, isso ocorre pois, as ouvidorias têm, geralmente PODER OPINATIVO, desprovido de mudança na gestão.

    Fonte: aulas do professor Rafael Encinas.

    Bons Estudos.


ID
1107568
Banca
CEPERJ
Órgão
Rioprevidência
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A ideia de transparência nos negócios públicos tem sido fortemente estimulada em todo o mundo. Leis se têm produzido, inclusive no Brasil. Este tipo de preocupação faz parte do E-govern sob as seguintes perspectivas, dentre as abaixo relacionadas

Alternativas
Comentários
  • Governo eletrônico, ou e-gov, (do inglês electronic government), consiste no uso das tecnologias da informação — além do conhecimento nos processos internos de governo — e na entrega dos produtos e serviços do Estado tanto aos cidadãos como à indústria e no uso de ferramentas eletrônicas e tecnologias da informação para aproximar governo e cidadãos. Essa aproximação é feita para superar obstáculos da comunicação entre as duas esferas. As diferentes ferramentas usadas podem ser portais de internet com fóruns, exposição de bancos de dados, aplicativos para telefonia móvel e telefones de serviço. Essas ferramentas também podem ser usadas entre governos e entre governo e organizações privadas, públicas ou de terceiro setor. Muitas das tecnologias envolvidas e suas implementações são as mesmas ou similares àquelas correspondentes ao setor privado do comércio eletrônico (ou e-business), enquanto que outras são específicas ou únicas em relação às necessidades do governo. Visa construir uma arquitetura interoperável a fim de munir os cidadãos com acesso a informações e serviços.

  • A gestão do conhecimento é um instrumento estratégico de articulação e gestão das políticas públicas do Governo Eletrônico

     

    A Gestão do Conhecimento é compreendida, no âmbito das políticas de governo eletrônico, como um conjunto de processos sistematizados, articulados e intencionais, capazes de assegurar a habilidade de criar, coletar, organizar, transferir e compartilhar conhecimentos estratégicos que podem servir para a tomada de decisões, para a gestão de políticas públicas e para inclusão do cidadão como produtor de conhecimento coletivo.

     

    Fonte: https://www.governoeletronico.gov.br/sobre-o-programa/diretrizes

  • O E-Gov - Governo Eletrônico -, com serviços e informações prestados pela internet

    e por outros meios de comunicação, abrange quatro linhas de ação:

     Voltadas ao cidadão: procuram oferecer informações e serviços aos cidadãos

    em geral, com qualidade e agilidade, e um canal para a participação

    dos cidadãos nas decisões públicas;

     Voltadas à eficiência interna: relativas ao funcionamento interno dos

    órgãos de governo, com destaque para sua utilização nos processos de

    licitações e contratações em geral;

    • Voltadas à cooperação: têm a finalidade de integrar os diversos órgãos

    governamentais, assim como promover a integração com outras organizações

    públicas, públicas não estatais e privadas;

     Voltadas à gestão do conhecimento: visam gerar e manter um banco de

    dados atualizado dos conhecimentos do Governo, para servir como fonte

    de informação e inovação a gerar melhorias nos processos em geral.

    Fonte: Paludo


ID
1152301
Banca
FUMARC
Órgão
AL-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem produzido inovações no âmbito da ação política, suscitado a formulação de conceitos que buscam explicar essas inovações e gerado um amplo debate acerca dos seus potenciais e limites. Diante disso, analise as afirmações a seguir:

I. Por e-democracia entende-se o ramo de estudo que se interessa pela incorporação de mecanismos digitais nas práticas democráticas e seu impacto nas instituições políticas. Por e-gov entende-se o uso de tecnologia, seja para processos internos de gestão, seja para fins de prestação de serviços para a sociedade, ambos considerados instrumentos para fins de eficiência do Estado

II. Podem-se estabelecer, pelo menos, duas classes de experiências de e-democracia: 1) a que envolve ações realizadas pela sociedade com objetivos políticos ou cívicos, mas sem interação formal com o Estado - denominada de e-democracia não institucional; 2) as organizadas e providas por alguma entidade do Estado – denominadas de institucionais – cujo fundamento é a viabilização de formas variadas de colaboração entre sociedade e Estado, principalmente no processo de formulação e implementação de polícas públicas

III. Os projetos de participação digital, desenvolvidos e implementados em instituições públicas, bem como as mudanças aceleradas da nova era da informação, geram novas demandas internas às organizações, com maior ou menor impacto na burocracia, de acordo com a complexidade e o alcance do projeto. O advento da internet e o desenvolvimento tecnológico criam tensão crescente entre a nova lógica de fluidez da informação e da interação social com a solidez das instituições públicas baseadas no modelo weberiano de organização administrativa hierárquica e procedimental.

IV. A qualidade, relevância e pertinência do conteúdo da participação, e o nível de engajamento, de representtividade e de escala de participação dependem da forma da interface bem como do contexto social, político e organizacional. Tais elementos interferem no processo de interação e são determinantes para os resultados da participação.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas

ID
1215352
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Dentre os valores que se destacam na governança corporativa, aquele que busca transparência das informações contábeis e da gestão, sobretudo daquelas que podem acarretar maiores riscos e impactos nos negócios e para eliminar dúvidas em relação à elaboração, aperfeiçoamento e oportunidade das informações emitidas, refere-se ao conceito de:

Alternativas
Comentários
  • Eu jurando que era a D e a resposta é isso mesmo: disclosure

     http://blog.fipecafi.org/disclosure-voce-sabe-o-que-e/

  • As iniciais FDAC representam os princípios da Governança Corporativa, que é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada.

    Os princípios da Governança:

    • Fairness ou equidade: consites no tratamento justo a todos os acionistas, tanto na geração de riquezas como nos resultados das operações.
    • Disclosure ou divulgação: na realidade este princípio é traduzido no desejo ou mesmo obrigação de divulgar as realizações da empresa aos clientes, fornecedores, acionistas e mercado, principalmente as informações relevantes que tenham influência nos negócios ou que envolvam resultados, oportunidades e riscos.
    • Accountability: está ligada a responsabilidade da prestação de contas fundamentada nas melhores práticas contábeis e de auditoria.
    • Compliance ou conformidade: significa o cumprimento fiel das normas reguladoras explícitas nos estatutos, regimentos das empresas e das leis do país, ressaltando assim uma postura transparente e ética da empresa.
  • No enunciado, quando o autor da questao usa a expressao informacoes contabeis, nos leva a desconfiar que trata-se de uma questao de accountability, presetacao de contas, enquanto a referencia à transparencia da uma indicacao de que tambem poderia ser disclosure, entretanto o resto do enunciado dá a dica para matar a questao: 

    "sobretudo daquelas que podem acarretar maiores riscos e impactos nos negócios e para eliminar dúvidas em relação à elaboração, aperfeiçoamento e oportunidade das informações emitidas"

    Sem decorebas, disclosure trata do comprometimento da organizacao a oferecer toda a informacao relevante e necessaria para as partes interessadas da organizacao que nao tem acesso a elas facilmente. Entenda que administradores possuem essas informacoes porque eles estao dentro da empresa, mas acionistas e potenciais acionistas, investidores, fornecedores entre outros precisam de ter acesso a informacoes para a tomada de decisao "investir ou nao nessa companhia". Assim, uma empresa com governanca corporativa, que se preocupa com todos os steakholders ( partes interessadas que assumem riscos), deve GARANTIR que eles tenham todos PLENO acesso a informacao relevante e que todos tenham acesso ao mesmo tempo para nao dar vantagens a uns frente a outros.

    :)

  • Falou em transparência é disclosure, não precisa nem terminar de ler o "textão".

    · compliance = a conformidade com as leis

    · accountability = a prestação de contas, boas praticas de governança.

    · disclosure  = transparência, prazos curtos

    . fairness = senso de justiça

  • "Oportunidade das informações emitidas, refere-se ao conceito de DISCLOSURE.

  • Cuidado com esse tipo de questão! Falou em "transparência", associe com "disclosure". Falou em "prestação de contas responsável", associe com "accountability". É uma armadilha constante em provas pois a diferença é bem singela!


ID
1216666
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O instituto de pesquisa PricewaterhouseCoopers, centro que desenvolve estudos sobre boas práticas de administração pública, afirma que uma melhoria incremental nos serviços públicos terá um impacto benéfico para milhões de pessoas. O primeiro passo para atender à expectativa do cidadão é conhecer o próprio cidadão e suas necessidades. Destaca que mais importante do que escolher o modelo mais apropriado para a prestação de serviços públicos ou aumentar a percepção a respeito da concretização de benefícios para os cidadãos é a tarefa de empreender a transformação real.

Sobre a postura profissional para desempenhar de modo eficiente os serviços prestados aos usuários do serviço público, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Repassar informações desconsiderando a veracidade de sua fonte. ERRADO ~> pelo contrario.... as informações devem ser verdadeiras;

    Agir intempestivamente diante de situações conflitantes.  ERRADO~> agir intempestivo é agir sem pensar e isso não é o correto!;

    Publicizar informações e documentos para assegurar transparência no processo de gestão. CERTO ~> salvo quando for sigilosa!;

    Protelar o processo de tomadas de decisões que envolvam opções divergentes. ERRADO ~> Protelar, significa retardar e o que deve acontecer é o inverso!

  • LETRA: C

    Pra quem passou das 10 questões.

  • Em relação a essas palavras, quem não conhecer o significado de fato erra a questão


ID
1468666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à evolução da administração pública.

A transparência, referente à possibilidade de acesso do cidadão às informações governamentais, é um elemento essencial para o controle do aparelho do Estado pela sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Carlos Pimenta (1998) identifica oito princípios nas reformas gerenciais: desburocratização, descentralização, foco no cidadão, competitividade, profissionalismo, ética, transparência e accountability. A estes, acrescente-se o pensar/decidir/agir de cunho estratégico, voltado para resultados e focando a sustentabilidade. Para Vera Osório (2003), a pedra angular da nova gerência pública consiste na “gerência orientada para resultados como forma de se avaliar o desempenho do aparelho estatal”.


    PALUDO ainda ressalta:  Com relação à transparência – o Governo Lula, mesmo tendo seu partido envolvido no escândalo do mensalão – julgados culpados pelo STF –, promoveu ações que fomentam a transparência das ações governamentais em todos os níveis de governo. Entendo que, se muitos escândalos vieram à tona, é porque temos hoje maior quantidade de informações e mais liberdade para denunciar as ilegalidades e os abusos cometidos pelos governos e autoridades públicas em geral. Ressalte-se que, em 2009, com o apoio do Governo, foram acrescentados mais instrumentos de transparência na LRF, por meio do art. 48-A, que obriga a divulgação “em tempo real” de informações relacionadas à arrecadação de recursos e à realização de despesas públicas.
    Por fim, dois pontos merecem destaque: a desigualdade e a corrupção. Houve redução na desigualdade social de 10% quanto à renda pessoal e redução de 37% da pobreza.19 No entanto, a corrupção aumentou no período do Governo Lula e os Órgãos Públicos essenciais dos Três Poderes tornaram-se mais políticos do que politizados.


  • Questão correta, outras ajudam a responder, vejam:

    A gestão pública moderna apresenta um conceito importante de transparência, que faz referência à possibilidade de o cidadão ter acesso às informações e ações do governo e de intervir em caso de verificação de fatos e atos que atentem contra os seus direitos.

    GABARITO: CERTA.



    O conceito de accountability implica a transparência das ações e práticas governamentais que passam a ter mais visibilidade e ser do conhecimento das pessoas em geral, portanto, representa ferramenta de combate à corrupção.

    GABARITO: CERTA.

  • CORRETO, POIS O PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE DISCRIMINA BEM TAL SITUAÇÃO. 


  • Verdadeiro, tanto que é um dos princípios gerais da Lei de Responsabilidade fiscal: 

    planejamento, a transparência e a responsabilização.


    Pelo artigo 48 da LRF também encontramos o seguinte disposto:

    Parágrafo único.  A transparência será assegurada também mediante: (Redação dada pela Lei Complementar nº 131, de 2009).

    I  – incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos; (Incluído pela Lei Complementar nº 131, de 2009).

    – liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público.

  • Eu errei por causa da palavra "controle". A meu entender, controlar significa intervir de maneira direta e imediata em algo. No caso em questão, entendo que a transparência pública, do ponto de vista do cidadão, possibilita mais uma relação de informação do que controle propriamente dito. Pensei que quem exerce controle são os órgãos específicos para tal, a exemplo dos tribunais de contas.

  • O princípio da Publicidade geralmente é tratado sob dois prismas:

     

    1. exigência de publidade oficial, como requisito de eficácia, dos atos admnistrativos que devam produzir efeitos externos e dos atos que impliquem ônus para o patrimônio público.

    2. exigência de transparência da atuação administrativa.

     

     

    Mas ter em mente:

    Regra: PUBLICIDADE

    Exceção: SIGILO

  • A própria disponibilização das informações na internet, por si só, já constitui uma espécie de controle e serve de estímulo ao controle social.

    Gabarito: CERTO

  • Vide princípios da LRF (LC 101/2000) = (P)lanejamento, (T)RANSPARÊNCIA, (R)esponsabilidade e (C)ontrole.

    Bons estudos.


ID
1545082
Banca
IDECAN
Órgão
CNEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Sobre a Infraestrutura de Dados Abertos (INDA), o Decreto de 15 de setembro de 2011 instituiu o Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto destinado a promover ações e medidas que visem ao incremento da transparência e do acesso à informação pública, à melhoria na prestação de serviços públicos e ao fortalecimento da integridade pública. Em seu art. 2º, o Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto contemplará iniciativas, ações, projetos, programas e políticas públicas voltados para

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A - Decreto 15/2011

    Art. 2o O Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto contemplará iniciativas, ações, projetos, programas e políticas públicas voltados para:

    I - o aumento da transparência;

    II - o aprimoramento da governança pública;

    III - o acesso às informações públicas;

    IV - a prevenção e o combate à corrupção;

    V - a melhoria da prestação de serviços públicos e da eficiência administrativa; e

    VI - o fortalecimento da integridade pública.


  • Apesar de o decreto citado no enunciado já ter sido revogado pelo Decreto 10.180/2019, a redação do novo decreto é bem parecida quanto aos planos de ação:

     Art. 3º Os planos de ação nacionais sobre governo aberto contemplarão iniciativas, ações, projetos, programas e políticas públicas destinadas:

         I - ao aumento da transparência;

         II - ao aprimoramento da governança pública;

         III - ao acesso às informações públicas;

         IV - à prevenção e ao combate à corrupção;

         V - à melhoria da prestação de serviços públicos;

         VI - à eficiência administrativa; e

         VII - ao fortalecimento da integridade pública.

    Gabarito A


ID
1545115
Banca
IDECAN
Órgão
CNEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A primeira versão da Estratégia Geral de Tecnologiada Informação (EGIT) foi elaborada em 2008, vigorando a partir de 2009. Era a origem para o modelo de governança do SISP, sendo sintetizada como transição e pautada nasseguintes metas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Essa é uma questão que eu tenho minhas dúvidas se vale a pena estudar nesse nível... Saber as metas do EGTI??? Melhor decorar outras coisas mais importantes para a prova...
  • SISP- Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação

    Objetivo de organizar a operação, controle, supervisão e coordenação dos recursos de tecnologia da informação da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal.

    Não dispõe sobre a gestão da segurança da informação.

  • Gabarito B - Gestão da Segurança da informação.


ID
1545118
Banca
IDECAN
Órgão
CNEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Relacione os valores da EGTI às respectivas características

1. Colaboração.
2.Inovação.
3.Foco em resultados
4.Valorização das pessoas.
5.Sustentabilidade.
6.Liderança.
7.Transparência.
8.Confiança.

( ) Buscar sempre a efetividade na geração de valor para as instituições governamentais.

( ) Assegurar que a informação, as ações e os recursos de TI sejam economicamente viáveis, ambientalmente corretos, socialmente justos e culturalmente aceitos.

( ) Promover um ambiente criativo, que propicie o desenvolvimento de ações inovadoras.

( ) Promover um ambiente propício à integração e realização coletiva dos projetos e ações propostos, favorecendo o compartilhamento de soluções e do conhecimento.

( ) Assegurar ações que garantam a credibilidade entre os órgãos do sistema.

( ) Incentivar a cultura da publicidade das ações governamentais, com honestidade e respeito, propiciando maior credibilidade à sociedade e ao próprio governo.

( ) Garantir o reconhecimento da relevante atuação das pessoas nas ações do SISP.

( ) Atuar como protagonista na condução das ações estratégicas para o SISP.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • toma no rahbo

  • Matei a questão analisando as opções.

    ( 8 ) Assegurar ações que garantam a credibilidade entre os órgãos do sistema. - Confiança.

    ( 7 ) Incentivar a cultura da publicidade das ações governamentais, com honestidade e respeito, propiciando maior credibilidade à sociedade e ao próprio governo. - Transparência.


ID
1821106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito de desenvolvimento e disponibilização de novas tecnologias, celeridade dos meios de comunicação e transparência das informações, tanto no âmbito privado quanto no público, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • entendendo a letra c)

    Resumo:  O Brasil lançou recentemente o Programa Sociedade da Informação, contendo um conjunto de propostas visando não apenas disseminar a adoção e o uso das tecnologias de informação no país, mas evitar que esse processo amplie as desigualdades hoje existentes entre pessoas e regiões ricas e pobres. O objetivo é afastar a ameaça de um novo tipo desequilíbrio, a partir da formação de um contingente de info-excluídos. O presente artigo tem como objetivo contextualizar o estabelecimento do Programa Sociedade da Informação no Brasil, no momento particular de profundas transformações das estruturas sociais contemporâneas.
    Palavras-chave: Programa Sociedade da Informação no Brasil, Info-exclusão, Disseminação da Informação,  Tecnologias da Informação

    fonte :http://www.dgz.org.br/out00/Art_02.htm

  • Gabarito letra b - CORRETA: 

    B) O uso de tecnologias da informação, que possibilita a elevação da eficiência administrativa e a melhoria tanto dos serviços internos como daqueles prestados ao cidadão, deu origem ao chamado governo eletrônico. Justificativa: "O uso das TIC [Tecnologias da Informação e Comunicação] visa elevar a eficiência administrativa a um novo patamar, ao mesmo tempo em que se busca a redução de custos, que pode originar-se de diversas maneiras: melhoria no desempenho de atividades internas, queda no preço das aquisições, redução/eliminação de distorções, redução da corrupção, dentre outras." (In: Paludo, Augustinho. "Administração Pública", p. 156)
  • [sobre a letra C - incorreta]

     

    SocInfo (Programa Sociedade da Informação) - Programa instituído em 1999 pelo governo federal, concebido a partir de um estudo conduzido pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e que faz parte do conjunto de projetos que compõem o Plano Plurianual 2000–2003 (PPA), com um aporte de recursos previsto de R$ 3,4 bilhões, sendo coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

     

    O objetivo do Programa SocInfo é integrar, coordenar e fomentar ações para a utilização de tecnologias de informação e comunicação, de forma a contribuir para a inclusão social de todos os brasileiros na nova sociedade e, ao mesmo tempo, contribuir para que a economia do País tenha condições de competir no mercado global. A execução do Programa pressupõe o compartilhamento de responsabilidades entre os três setores: governo, iniciativa privada e sociedade civil. Para tanto, se desdobra em sete grandes linhas de ação: “mercado, trabalho e oportunidades”, “universalização de serviços e formação para a cidadania”, “educação na sociedade da informação”, “conteúdos e identidade cultural”, “governo ao alcance de todos”, “P&D, tecnologias-chave e aplicações”, e “infra-estrutura avançada e novos serviços”.

     

    http://www.educabrasil.com.br/socinfo-programa-sociedade-da-informacao/

  • Amei a resposta da Vanessa para a acertiva C

  • bons comentários dos colegas, eu não tinha ouvido sobre o programa da letra C

  • "O termo 'Governo Eletrônico' pode ser visto como uma evolução das TIC e de sua utilização no meio público" (Pág. 145, Paludo, Administração Geral e Pública para AFT)

  • a) ERRADA. O Governo Eletrônico tem em um de seus escopos a maior participação social não apenas como cidadão de direitos, mas no controle governamental, deixando de ser passivo das ppolíticas públicas e se tornando partícipe.

    b) GABARITO.

    c) ERRADA. Ao contrário do comentário da colega Vanessa, o Programa Sociedade da Informação existe sim! O objetivo do Programa SocInfo é integrar, coordenar e fomentar ações para a utilização de tecnologias de informação e comunicação, de forma a contribuir para a inclusão social de todos os brasileiros na nova sociedade e, ao mesmo tempo, contribuir para que a economia do País tenha condições de competir no mercado global. Não tem nada relacionado à prestação de contas (accountability) o que torna a assertiva errada. 

    d) ERRADA. Se eu devo aumentar minha transparência na prestação de contas, isso aumentará a responsabilidade ou diminuirá? Transparência, Governo Eletrônico e Accountability são diretamente proporcionais.

    e) ERRADA. O Governo Eletrônico, para atender a evolução tecnológica global e competir com a iniciativa privada, inseriu o TIC em suas plataformas digitais para, além de desburocratizar, facilitar a acessibilidade de serviços e dados, aumentando a transparência. 

  • PALUDO, 2017, pág. 207

    ”As TIC são indissociáveis do Governo Eletrônico; sem o avanço dessas tecnologias não seria possível estar se postulando a ideia básica de Governo Eletrônico e nem de sua face ampliada.”

    GABARITO B

  • Alternativa A. Errado. As ações do governo eletrônico fomentam a participação do cidadão e fortalecem a cidadania.

    Alternativa B. Correto. O uso das tecnologias da informação e da comunicação – TIC’s para aumentar a eficiência administrativa e os serviços internos e externos consubstancia o que denominamos de governo eletrônico, e-gov ou governo digital.

    Alternativa C. Errado. Alternativa dificílima, pois cobra o conhecimento sobre um programa de governo específico e que não teve tanta repercussão. O objetivo do Programa Sociedade da Informação era integrar, coordenar e fomentar ações para utilização de tecnologias de informação e comunicação de forma a contribuir para a inclusão social e, ao mesmo tempo, contribuir para que a economia do país se tornasse mais competitiva. Era um programa que não estava centrado na accountability governamental, mas em como as tecnologias da informação poderiam ser utilizadas tanto no setor público quanto no setor privado para aumentar a competitividade do país.

    Alternativa D. Errado. A accountability governamental pretende aumentar a responsabilização dos governantes.

    Alternativa E. Errado. O uso das TIC’s facilita a transparência da administração pública.

    Gabarito: B

  • A questão em análise requer um comentário sobre cada uma das alternativas:

    Letra “A": As ações do governo eletrônico, relacionadas ao e-governança, e-democracia e e-governo favorecem a transparência, ampliam a participação do cidadão e fortalecem a cidadania. Essas características permitem ao cidadão ser partícipe das políticas públicas e não meros espectadores. Portanto, essa alternativa está errada.

    Letra “B": O uso de tecnologias da informação foi um divisor de águas na Administração Pública, pois proporcionou um aumento significativo de eficiência, qualidade, celeridade e melhoria dos serviços prestados ao cidadão. Sendo assim, podemos afirmar que essa alternativa está correta;
     
    Letra “C": O Programa Sociedade da Informação é um programa coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia que tem por objetivo contribuir com a inclusão social por meio de ações para a utilização de tecnologias de informação e comunicação. Portanto, ele não tem relação com a promoção da accountability governamental ou com a transparência das contas públicas;

    Letra “D": A adoção do accountability governamental contribui para uma maior transparência nas ações dos governantes. Isso contribui para um aumento de fiscalização e, consequentemente, de responsabilizações. Portanto, essas ações maximizam as responsabilidades, e não minimizam como afirma a alternativa;

    Letra “E": Conforme explicado na Letra “B", o uso da tecnologia da informação contribuiu para a formação de um governo eletrônico eficiente. Isso ampliou a transparência e a responsabilização dos agentes públicos, devido à ampliação do acesso à internet e às informações prestadas pelos agentes públicos.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “B".

    Gabarito do professor: Letra B.  
  • Só um detalhe da B: já respondi questões do CESPE em que ela considerou errada porque havia apenas Tecnologia da Informação, não Tecnologia da Informação e Comunicações.

    (CESPE – CADE – Analista Técnico - 2014) Vinculado apenas às tecnologias da informação, o governo eletrônico permite o controle e o acompanhamento dos atos de governo.

    Comentários:

    Nada disso! A questão, sob qualquer ângulo, está errada. Primeiro porque o governo eletrônico está relacionado ao uso das TICs (ou seja, tanto Tecnologias da Informação, quando Tecnologias de Comunicação). Segundo porque, mesmo se a questão tivesse mencionado “vinculado apenas às TICs” (ou seja, incluindo as Tecnologias de Comunicação), ainda assim estaria errada. Isso pois o uso das TICs deve estar combinado com mudança organizacional e com a adoção de novas práticas. Ora, de nada adianta o governo implementar as TICs, mas, por outro lado, adotar uma postura contrária à transparência e ao controle social. Ou seja, a “mentalidade” também deve mudar.

    Professor Stefan Fantini, Estratégia Concursos, 2020.

    Mas literatura é literatura, se tá no livro do Paludo, então beleza, segue o fluxo.


ID
1930885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da transparência na administração pública, julgue o item a seguir.

Controle e participação social podem ocorrer tanto no planejamento quanto na execução das ações de governo.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    O controle social pode ser entendido como a participação do cidadão na gestão pública: fiscalização, monitoramento e controle das ações da Administração Pública. É um importante mecanismo de fortalecimento da cidadania que contribui para aproximar a sociedade do Estado, abrindo a oportunidade de os cidadãos acompanharem as ações dos governos e cobrarem uma boa gestão pública.


    Ler mais: http://www.portalconscienciapolitica.com.br/ciber-democracia/democracia-participativa/controle-social/

  • Como se dá esse controle no planejamento?

  •  Gente esta afirmação saiu de um texto da CGU com as mesmas palavras sobre a controle e a participação da sociedade na atuação governamental.  O controle social, entendido como a participação do cidadão na gestão pública, é um mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania. "O controle social pode ocorrer tanto no planejamento como na execução das ações do governo."  

    Fonte: http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/controle-social/arquivos/controlesocial2012.pdf"

  • Vanessa,

     

    Um exemplo do controle social no planejamento é quando o Poder Executivo envia para o Legislativo as propostas orçamentárias (PPA/LDO/LOA), e a sociedade pode acompahar e até pressionar seus representantes eleitos para aprovarem ou não determinadas ações do governo.

     

    Espero ter ajudado.

  • É meio estranho haver controle social na fase de planejamento.

  • A participação social e o controle social podem ocorrer tanto no planejamento quanto na execução das ações de governo.

    Gabarito: correta.


ID
1957312
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Uma IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) está implantando um novo sistema integrado de gestão (SIG). O SIG possui os módulos: Sistema Integrado de Administração e Comunicação – SIGAdmin; Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos – SIPAC; Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos – SIGRH; Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e Projetos – SIGPP; Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documento – SIGED; e, Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA. São benefícios de um sistema integrado de gestão para uma IFES:

I. redução de custos;

II. abordagem holística para o gerenciamento dos riscos;

III. melhoria da comunicação organizacional;

IV. economia de tempo da alta direção.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

Alternativas
Comentários
  • SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas)

    É o principal sistema da UNILA, por onde alunos e professores atuam em conjunto, no módulo Turma Virtual. É pelo SIGAA que a PROGRAD faz a gestão dos cursos, turmas e notas da graduação. O sistema atua na gestão da graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, assistência ao estudante, biblioteca, monitoria, dentre outros eixos de atuação da UNILA.

    SIGRH (Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos)

    A gestão de recursos humanos, em uma universidade, merece atenção especial. É com o apoio do SIGRH que a PROGEPE faz a gestão dos recursos humanos da UNILA. É também através desse sistema, que os servidores podem marcar suas férias, atualizar informações cadastrais, dentre outros procedimentos. O sistema atua na administração de pessoal, férias, dimensionamento, capacitação, dentre outros eixos de atuação relacionados à gestão de recursos humanos.

    SIPAC (Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos)

    As atividades-meio da instituição são os pilares que sustentam o ensino, a pesquisa e a extensão. A complexidade de tais atividades certamente demanda uma gestão responsável. É com o objetivo de auxiliar nessa gestão que o SIPAC atua: seja no registro dos processos administrativos e memorandos, na gestão orçamentária, ou em outras atividades. Auxilia a UNILA a gerenciar os processos de orçamento, protocolo, patrimônio, almoxarifado, compras e licitações, contratos, transportes e infraestrutura, dentre outros relacionados às atividades administrativas da instituição.

    SIG + (SIG Mais)

    O "SIG +" é um sistema da UNILA que centraliza a emissão de relatórios e permite fácil extração de dados e indicadores dos registros feitos nos demais sistemas.

    SIG Eleição

    O Sigeleição é um sistema de gestão de eleições, onde os usuários do SIG podem votar em diversos processos de eleição.

    SIGED (Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos)

    O SIGED permite o cadastro de documentos da instituição, incluindo a possibilidade de fazer o upload de versões digitais dos mesmos. Permite a organização desses documentos por pastas, tipos e descritores, além de possibilitar a busca por documentos cadastrados em seu catálogo.

    SIGAdmin (Sistema Integrado de Gestão da Administração e Comunicação)

    Para todos esses sistemas funcionarem, é preciso gerenciá-los. O SIGAdmin é a área de administração e gestão dos sistemas que fazem parte do SIG. Através dele, administradores do sistema e gestores podem gerenciar informações comuns aos sistemas SIG, tais como: usuários, permissões, unidades, mensagens, notícias, dentre outras funcionalidades. Apenas gestores e administradores do sistema possuem acesso ao SIGAdmin.

  • LETRA E

  • Sistema ERP.

    Compartilha o mesmo banco de dados e é dividido em módulos. Imbatível na eficiência.


ID
2052736
Banca
ESAF
Órgão
FUNAI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Segundo Peters e Pierre (2010, pág. 21), uma das grandes “(...) mudanças na gestão pública [contemporânea] tem sido o estreitamento da relação entre Estado e sociedade na entrega de serviços públicos. O governo não é mais um ator autônomo na implementação de políticas, e cada vez mais frequentemente dependente do setor privado e do terceiro setor para cumprir seus objetivos”.

(PETERS, B. G.; PIERRE, J. Administração pública: coletânea. 2010, pág. 21)

São formas de interface do Estado brasileiro com organizações não-estatais e atores sociais, respectivamente, para a execução e discussão das políticas públicas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • A incorreta é a D, porque o insulamento burocrático isola a organização de qualquer participação estatal. Insulamento vem de insular (ilha).

  • Errada letra D:

    Insulamento burocrático:

    "Foi instalado no Brasil por JK com a criação dos Grupos Executivos.
    É o processo de proteção do núcleo técnico do Estado contra a interferência oriunda do público ou de outras organizações intermediárias.
    JK decidiu agir desta forma para conseguir cumprir seu Plano de Metas"

    O isolamento (ou "insulamento") burocrático das elites tecnocratas asseguraria a prevalência da racionalidade técnica sobre a racionalidade política, evitando-se assim a "balcanização do Estado".

  • Insulamento burocrático foi instalado no governo JK, com o fortalecimento do executivo, para proteger o Estado de interferências do público ou de outras organizações intermediária. Desse modo, mais protegido, ele conseguiria cumprir seu Plano de Metas (50 anos em 5)
  • A banca pede a alternativa incorreta. E a única opção que está equivocada é a letra D, pois o insulamento burocrático é uma disfunção da Burocracia, em que o corpo burocrático se torna “opaco” aos interesses e demandas da sociedade, não uma forma de interação do Estado com organizações não estatais e atores sociais.
     

    De acordo com Nunes:
    “O insulamento burocrático é o processo de proteção do núcleo técnico do Estado contra a interferência oriunda do público ou de outras organizações intermediárias”.

     

    Gabarito: D.

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

  • GABARITO: LETRA D

    Insulamento burocrático é caracterizado como um fenômeno no qual a burocracia possui um alto grau de independência em relação aos controles político ou social. Segundo Bresser-Pereira (1997), o insulamento burocrático seria uma estratégia das elites para superar a arena controlada pelos partidos.

    FONTE:IPEA.GOV.BR

  • Gabarito D

    A questão fala do M. Gerencial - decentralização

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre as formas de interface do Estado brasileiro.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A Constituição Federal de 1988 trouxe várias formas de interação entre órgãos do Poder Executivo e atores sociais na construção de políticas públicas. Em regimes democráticos, como o Brasil, há interação entre cidadãos, empresas, representantes organizados e não organizados e o Estado.

    Essa interação pode ocorrer de variadas formas, entre elas estão: os fóruns públicos de participação e debate, os conselhos, as conferências, as audiências públicas, as ouvidorias e consultas públicas dentre outras. Com a interação, há valorização do papel da sociedade civil e a constituição de espaços para participação da sociedade, uma vez que o governo não é autônomo na implementação de políticas.

    Por outro lado, o insulamento burocrático significa a redução do escopo da arena em que os interesses e demandas populares podem desempenhar um papel; e seu grau de insulamento tem implicações na estrutura, eficiência, capacidade de respostas e responsabilidades.

    Ademais, o insulamento burocrático pode ser entendido como a redução do escopo da arena em que os interesses e demandas populares podem desempenhar um papel; e seu grau de insulamento tem implicações na estrutura, eficiência, capacidade de respostas e responsabilidades da organização.

    Ante o exposto, a alternativa incorreta é a letra D, uma vez que o insulamento burocrático traduz a redução da capacidade de influência da sociedade, seja por intermédio de meios institucionais ou não, ou seja, neste caso há redução da interface do Estado brasileiro com organizações não-estatais e atores sociais.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
2081560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca de transparência, governança, accountability, processos participativos, qualidade e gestão por resultados na administração pública, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Cespe considerou o gabarito como certo a letra A,

    Envolvimento de Todos os Servidores
    A alta administração, o corpo gerencial e a base operacional
    devem envolver-se com a Qualidade, assumindo o compromisso com
    a melhoria contínua da Administração Pública.
    4.3. Gestão Participativa
    A gestão pela Qualidade é participativa, ou seja:
    • pressupõe a convocação dos servidores a participar da
    melhoria de seus processos de trabalho;
    • estabelece a cooperação entre gerentes e gerenciados;
    • dissemina informações organizacionais;
    • compartilha desafios;

    • coloca a decisão o mais próximo possível da ação.

     

    Caderno Mare

  • Não entendi o que o comentário da Vanessa tem a ver com a resposta, ou como se pode chegar à resposta a partir desse comentário.

  • Acerca de transparência, governança, accountability, processos participativos, qualidade e gestão por resultados na administração pública, assinale a opção correta.


    a)A transparência na gestão pública inclui a divulgação de informações relativas a despesas de viagens pagas a servidores públicos, inclusive a colaboradores eventuais, em viagens no interesse da administração. CERTO. 


    b)Governança na administração pública está relacionada ao uso do poder expresso por meio da obrigação de prestar contas, enquanto accountability está relacionada à capacidade de governar, decidir e implantar políticas públicas. ERRADO. INVERTEU OS CONCEITOS.


    c)A participação dos cidadãos na gestão pública brasileira em assuntos econômicos, políticos e sociais tornou-se possível somente a partir da Constituição Federal de 1988, estando ainda hoje excluídos da participação popular os assuntos de teor orçamentário. ERRADO. CONFORME PALUDO (2013): O orçamento participativo é uma técnica orçamentária em que a alocação de alguns recursos contidos no orçamento público é decidida com a participação direta da população, ou através de grupos organizados da sociedade civil, como a associação de moradores. Até o momento, sua aplicação restringe-se ao âmbito municipal: os municípios pioneiros nessa técnica foram Porto Alegre-RS e Santo André-SP, na gestão 1989-1992.


    d)O princípio da gestão participativa, referente ao Programa da Qualidade e Participação na Administração Pública, pressupõe a convocação de toda a sociedade para participar da melhoria dos processos de trabalho no âmbito da administração pública. ERRADO. CONSOANTE PALUDO (2013): O Programa Qualidade e Participação na Administração Pública foi instituído em 1996, como instrumento básico da modernização da gestão pública, com ênfase nos princípios da qualidade e da participação dos funcionários no nível operacional. Buscava não apenas uma mudança na forma de gestão, mas também na cultura das organizações, no que diz respeito à cooperação entre administradores e funcionários: buscava introduzir novos conceitos e técnicas de gestão pública, baseados no desempenho, na redução ao mínimo dos erros e na participação dos funcionários na definição dos processos de trabalho, com vistas a uma maior qualidade dos serviços, dentro da filosofia do erro zero e da maior cooperação entre funcionários e administradores.


    e)A gestão por resultados no serviço público tem como premissa substituir os procedimentos adotados pelo modelo burocrático de administração e implantar um modelo gerencial, com foco na otimização dos processos. ERRADO. NÃO HÁ UMA SUBSTITUIÇÃO TOTAL. E O FOCO DO MODELO GERENCIAL É NOS RESULTADOS E NÃO NOS PROCESSOS.

     

    Fonte:

    Paludo, Augustinho. Administração pública, 3. ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

  • Comentário da Vanessa está claro. "Convocação dos SERVIDORES é diferente de "convocação de TODA A SOCIEDADE". Item "D" errado.

     

  • Essa questão foi ULTRADIFÍCIL, mas foi ótima para entender o tema, graças aos ótimos comentários dos colegas.

  • O termo accountability é originário da língua inglesa, e ainda não possui uma tradução exata para o português. No seu contexto mais utilizado, ele faz referência à obrigação de membros de um órgão administrativo de prestar contas às instâncias reguladoras, ou ao seus representantes diretos.

     

    O termo accountability também pode ser utilizado na esfera da ética, possuindo diversos significados nesse campo, tais como: responsabilidade civil, imputabilidade e a obrigação do governo de prestar contas de forma transparente.

     

    No geral, é tratada como um processo de avaliação e responsabilização do agente público, abrangendo todas as classes em virtude do múnus público que lhe é delegado.

  • A) CORRETA. Transparência na adm pub inclui diversos assuntos relacionados à política pública.

     

    B) ERRADA. Inverteu os conceitos.

     

    C) ERRADA. A participação popular esta incluida nos assuntos referentes à adm orçamentária.

     

    D) ERRADA. A gestão participativa é um dos fundamentos do FNQ, porém não é princípio(legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência) e pressupõe participação de todos os setores da empresa. A participação popular diz respeito ao fundamento do controle social.

     

    E) ERRADA. Gestão por processos foco nos processos. Gestão por resultados foco nos resultados. Gestão para cidadão foco no cliente. E, por fim, o nivel atual: Gestao de resultados para o cidadão.

  • Letra (a)

     

    Accountability -> prestação de contas

  • ✅Letra A.

    GOVERNABILIDADE = CAPACIDADE POLÍTICA DE GOVERNAR

    GOVERNANÇA = É MAIS AMPLO QUE O CONCEITO DE GOVERNABILIDADE. É A CAPACIDADE ADMINISTRATIVA DE EXECUTAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS, COMPREENDE AS SEGUINTES ESTRUTURAS: ADMINISTRATIVAS, POLÍTICA, SOCIAL, AMBIENTAL E LEGAL.

    ACCONUNTABILITY = OS DIRIGENTES TÊM O DEVER DE PRESTAR CONTAS DOS RESULTADOS DE SUAS AÇÕES À SOCIEDADE.

    Fonte: Prof: Rafael Barbosa.

  • Accountability: conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os decisores governamentais a prestar contas dos resultados de suas ações, garantindo-se maiores transparência e exposição das políticas públicas (MATIAS-PEREIRA, 2010).

     

     Promoção da transparência por meio de informações claras e justas (IIA, 2011). A accountability envolve, além do dever e da responsabilidade de prestar contas, o desejo de fazê-lo de forma voluntária.

     

    Fonte: https://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8182A14DDA8CE1014DDFC35CA83C74

  • Sobre a e)

     

    Ela está errada pq o gerencial não visava substituir o burocrático mas modernizá-lo. (Adm Geral e Publica Chiavenato cap 9 pag 48 ed. 2009)

  • b) Governança na administração pública está relacionada ao uso do poder expresso por meio da obrigação de prestar contas, enquanto accountability está relacionada à capacidade de governar, decidir e implantar políticas públicas. Inverteu os conceitos.


    c) A participação dos cidadãos na gestão pública brasileira em assuntos econômicos, políticos e sociais tornou-se possível somente a partir da Constituição Federal de 1988, estando ainda hoje excluídos da participação popular os assuntos de teor orçamentário. Quando fala que ainda hoje o cidadão está excluído de assuntos de teor orçamentário ficou MUITO ERRADO! Se fosse assim, não seria necessário divulgar PPA, LDO e LOA...


    d) O princípio da gestão participativa, referente ao Programa da Qualidade e Participação na Administração Pública, pressupõe a convocação de toda a sociedade para participar da melhoria dos processos de trabalho no âmbito da administração pública. A gestão participativa é um dos fundamentos do FNQ, porém não é princípio(legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência) e pressupõe participação de todos os setores da empresa. A participação popular diz respeito ao fundamento do controle social. [DITO PELO COLEGA PAULO GOMES].


    e) A gestão por resultados no serviço público tem como premissa substituir os procedimentos adotados pelo modelo burocrático de administração e implantar um modelo gerencial, com foco na otimização dos processos. A evolução da administração pública não significa rejeitar a burocracia. Afinal, faria algum sentido excluir características como meritocracia e profissionalismo?

  • Alternativa A. Correto. Alternativa está de acordo com o dever de transparência. No Portal da transparência existe uma seção específica que detalha os gatos realizados com viagens a serviço.

    Alternativa B. Errado. A alternativa inverte as características dos conceitos de governança e accountability.

    Alternativa C. Errado. A participação popular em assuntos orçamentários é garantida pela legislação nacional.

    Alternativa D. Errado. O Programa da qualidade e participação na Administração Pública era um programa dentro do Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado – MARE que fomentava a participação dos servidores (e não de toda a sociedado) no desenvolvimento da qualidade dos serviços públicos. Vejamos um trecho do documento:

    A ênfase na participação representa o envolvimento de todos os servidores, independentemente de nível, cargo ou função, com a melhoria do serviço público, e o compromisso de cooperação entre gerentes e gerenciados com a busca de solução dos problemas, com o aperfeiçoamento contínuo e com a satisfação dos clientes internos e externos da organização. (MARE, Programa da qualidade e participação na Administração Pública, 1997).

    Alternativa E. Errado. O modelo gerencial tem foco nos resultados e não nos processos.

    Gabarito: A

  • A questão em análise requer comentários sobre cada uma das alternativas:

    Letra “A": A transparência na gestão pública é um processo que envolve todas as ações dos governos, salvo as preservados por sigilo que, mesmo assim, devem ser publicadas por extrato no diário oficial. Entre as informações cuja divulgação é obrigatória, estão presentes os gastos com diárias e passagens dos servidores públicos. Portanto, essa alternativa está correta.

    Letra “B": A alternativa em análise inverteu os conceitos apresentados. Pois Governança está relacionada à capacidade de governar, decidir e implantar políticas públicas, enquanto accountability está relacionada ao uso do poder expresso por meio da obrigação de prestar contas.

    Letra “C": A participação dos cidadãos na gestão pública brasileira é uma ação que realmente se intensificou com a promulgação da Constituição Federal de 1988. Porém, a população não está excluída do processo orçamentário, haja vista a existência de orçamentos participativos, no qual a alocação dos recursos públicos é decidida por participação direta da sociedade. Cabe ressaltar que nenhum estado adota essa técnica orçamentária de forma exclusiva e apenas poucos municípios brasileiros a utilizam;

    Letra “D": O Programa da Qualidade e Participação na Administração Pública foi o principal instrumento de aplicação do Plano Diretor da Reforma do Aparelho Estado conduzido por Luiz Carlos Bresser Pereira, em 1996, então Ministro da Administração Federal e Reforma do Estado. O Programa tinha por objetivo introduzir no Setor Público mudanças de valores e comportamentos preconizados pela Administração Pública Gerencial, e, ainda, viabilizar a revisão dos processos internos da Administração Pública com vistas à sua maior eficiência e eficácia. Ademais, o Programa dava ênfase na participação dos funcionários do nível operacional e não buscava uma convocação de toda a sociedade para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho da Administração Pública.

    Letra “E": A gestão por resultados no serviço público tem como premissa o foco nos resultados da Administração Pública. Além disso, a substituição dos procedimentos adotados pelo modelo burocrático era um objetivo do modelo gerencial, do qual a gestão por resultados é uma das vertentes.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “A".

    Gabarito do professor: Letra A.  
  • LETRA A


ID
2187190
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No sistema da Lei de Acesso, foram contempladas duas formas de publicidade. A primeira foi denominada de transparência ativa, marcada pelo fato de que as informações são transmitidas ex-officio pela Administração, inclusive pela referência nos respectivos sítios eletrônicos. A segunda chama-se:

Alternativas
Comentários
  • Só lembrar que se existe a transparencia ativa, muito provavelmente existirá a transparencia passiva a qual é marcada pela informação a pedido.


ID
2354902
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O controle social pode ser exercido diretamente pelos cidadãos, de forma isolada, na qual cada indivíduo percebe e verifica o comportamento dos gestores frente às ações governamentais. No serviço público brasileiro, esse tipo de controle

Alternativas
Comentários
  • O controle social pode ser entendido como a participação do cidadão na gestão pública: fiscalização, monitoramento e controle das ações da administração pública.É um dos importante mecanismo de fortalecimento da cidadania que contibui para  aproximar a socieadade do estado, abrindo a oportunidade de os cidadãos acompanharem as ações dos governos e cobrarem uma boa gestão púbica.

  • Gabarito B para não.assinantes.


ID
2442901
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A reforma e a modernização do Estado devem ser algumas das prioridades na agenda política para possibilitar maior transparência na gestão pública e maior eficiência, eficácia e efetividade na qualidade dos serviços públicos ofertados à população. Assinale a alternativa que apresenta dois benefícios que podem ser criados com estas ações de reforma e modernização da gestão pública.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D) - 

    eduz-se o papel do Estado como produtor ou prestador direto de serviços, para direcioná-lo ao papel de regulador e controlador. Busca-se fortalecer as funções de regulação e de coordenação no nível federal, aliado à descentralização das funções executivas para os níveis estadual e municipal. Procura-se reforçar a governança, através da transição da Administração Pública burocrática (rígida e ineficiente, voltada para si própria e para o controle interno) para a Administração Pública gerencial (flexível e eficiente, voltada para o atendimento do cidadão). O problema brasileiro é de governança e não de governabilidade. Seu problema não está na legitimidade, mas na sua incapacidade de implementar políticas públicas que atendam às demandas sociais.
    Frederico Lustosa da Costa (2008) interpreta a reforma preconizada no Plano Diretor, a partir de cinco diretrizes principais:
    • institucionalização, considera que a reforma só pode ser concretizada com a alteração da base legal, a partir da reforma da própria Constituição;
    • racionalização, que busca aumentar a eficiência, por meio de cortes de gastos, sem perda de “produção”, fazendo a mesma quantidade de bens ou serviços (ou até mesmo mais), com o mesmo volume de recursos;
    • flexibilização, que pretende oferecer maior autonomia aos gestores públicos na administração dos recursos humanos, materiais e financeiros colocados à sua disposição, estabelecendo o controle e cobrança a posteriori dos resultados;
    • publicização, que constitui uma variedade de flexibilização, baseada na transferência para organizações públicas não estatais de atividades não exclusivas do Estado (devolution), sobretudo nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente;

    • desestatização, que compreende a privatização, a terceirização e a desregulamentação.
    Nesse período de crise econômica no mercado, e de crise fiscal no Estado, a maioria dos governos não tinha mais como financiar seus déficits públicos. Ganhou destaque a afirmação de que “os Estados encontravam-se com menos recursos e com menos poder”.  

  • Questão de interpretação do enunciado

    Objetivo: possibilitar maior transparência na gestão pública e maior eficiência, eficácia e efetividade na qualidade dos serviços públicos ofertados à POPULAÇÃO.

    a. Um ambiente favorável para a permanência no cargo e o fortalecimento da capacidade de estabelecer objetivos político-partidários e pessoais a longo prazo.

    b. Um ambiente favorável para a abertura de concurso público e o fortalecimento da capacidade de planejamento e controle das ações sociais.

    c. Um ambiente favorável para a negociação salarial com os servidores públicos e o fortalecimento da capacidade de estruturação de plano de cargos e salários.

    d. Um ambiente favorável para a inclusão social e o fortalecimento da capacidade de formulação e implementação de políticas públicas

    e. Um ambiente favorável para a comunicação interna e o fortalecimento da capacidade de coordenação corporativa.

  • Valeu, Natália!


ID
2509567
Banca
FGV
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As entidades da administração pública devem divulgar uma série de informações consideradas de interesse da sociedade acerca da condução das atividades públicas e outras que podem ser requisitadas individualmente por pessoas ou entidades representativas.


São requisitos para o exercício da denominada transparência passiva:

Alternativas
Comentários
  • Correto Letra B

     

    O que é transparência passiva?

    É a disponibilização de informações públicas em atendimento a demandas específicas de uma pessoa física ou jurídica.

     

    O que é transparência ativa?

    É a divulgação de dados por iniciativa do próprio setor público, ou seja, quando são tornadas públicas informações, independente de requerimento, utilizando principalmente a Internet. 

     

    http://www.acessoainformacao.gov.br/perguntas-frequentes/aspectos-gerais-da-lei

  • Mas qual a diferença entre a Letra B e C????

  • Fabiano, a existência por si só da página oficial do ente não significa coisa alguma.

  • Resumo de transferência: 

     

    Ativa: de ofício

    Passiva: a pedido

  • Quanto a letra C vejo da seguinte forma:

    1) A exixtência da página oficial PODERIA atender a transparência PASSIVA, visto que fora o ente que tomou a iniciativa de publicar as informações ali contidas, não há atendimento ao pleito de cidadão algum;

    2) como mensionado por um dos colegas, o fato de existir a página por si só não é fator determinante de que sejam publicadas as informações devidas, afinal de contas, o que impede que esta trate APENAS de propaganda institucional?

    Abraço a todos e bons estudos.

  • É a disponibilização de informações públicas em atendimento a demandas específicas de uma pessoa física ou jurídica. Por exemplo, a resposta a pedidos de informação registrados para determinado Ministério, seja por meio do SIC físico do órgão ou pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).

  • O que é transparência passiva?

     

    É a disponibilização de informações públicas em atendimento a demandas específicas de uma pessoa física ou jurídica. Por exemplo, a resposta a pedidos de informação registrados para determinado Ministério, seja por meio do SIC físico do órgão ou pelo e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).

     

     

     

    O que é transparência ativa?

     

    É a divulgação de dados por iniciativa do próprio setor público, ou seja, quando são tornadas públicas informações, independente de requerimento, utilizando principalmente a Internet. 

    Um exemplo de transparência ativa são as seções de acesso à informações dos sites dos órgãos e entidades. Os portais de transparência também são um exemplo disso.

    A divulgação proativa de informações de interesse público, além de facilitar o acesso das pessoas e de reduzir o custo com a prestação de informações, evita o acúmulo de pedidos de acesso sobre temas semelhantes.

     

     

     

     

     

    http://www.acessoainformacao.gov.br/perguntas-frequentes/aspectos-gerais-da-lei

  • Fabiano, na página oficial do Ente, ele mesmo divulga informações, independente de solicitação.

  • afs, essa questao meio foda kk

     

  • Alguém sabe me dizer por que a letra E está errada??

  • Gabarito B

    Transparência ativa: o setor publico realiza ação(ao divulgar informação).

    Transparência passiva: o setor publico sofre a ação do cidadão(ao requisitar informação)

  • Somente a C está incorreta. Banca lixosa é isso aí.

  • Tipos de transparência:

    Ativa: de ofício (iniciativa da própria administração pública)

    Passiva: a pedido (provocação de terceiro)

  • O conceito de transparência na gestão pública se divide em duas vertentes: a transparência ativa e a transparência passiva.

    A transparência ativa é a atuação do poder público em liberar o maior número de informações e dados possíveis em seu portal de transparência. Isso significa que a atuação é ativa, quando um órgão ou instituição pública disponibiliza dados em cumprimento à lei, seguindo as regras  e sem necessidade de pedidos prévios.

    Já na transparência passiva, o poder público fornece informações mediante solicitações e pedidos realizados pela sociedade civil, empresas ou qualquer cidadão. 

    Para realizar estes pedidos, a pessoa deve seguir alguns procedimentos e regras estabelecidos pela LAI, chamados . Esses dispositivos validam os pedidos, criando padrões de recebimento e análise nas instituições públicas. Tais como:

    As cidades são a representação mais tangível de todas as esferas de poder, já que as questões municipais causam impacto direto sobre as comunidades. De acordo com a Lei 12.527, cada município deve preparar um portal oficial para divulgar os dados para todos os cidadãos. Os únicos municípios isentos de divulgar seus dados online são aqueles com menos de dez mil habitantes.

    No caso destacado em vermelho, existe a obrigatoriedade de disponibilização virtual (internet) das informações - salvo para municípios de até 10.000 habitantes. No entanto, esse acesso deve respeitar também a Lei de Acessibilidade.

    O texto da resposta - alternativa B - encontra-se no artigo 9º da Lei:

    " Art. 9º O acesso a informações públicas será assegurado mediante:

    I - criação de serviço de informações ao cidadão, nos órgãos e entidades do poder público, em local com condições apropriadas para:

    a) atender e orientar o público quanto ao acesso a informações;

    b) informar sobre a tramitação de documentos nas suas respectivas unidades;

    c) protocolizar documentos e requerimentos de acesso a informações"

  • Letra E também está correta, uma vez que, sendo informação de caráter pessoal, ela não será divulgada (transparência ativa), e o interessado irá solicitar ao órgão, através do SIC.

  • Alternativa A. Errado. A divulgação de informações voluntárias, isto é, independentemente de pedido, corresponde a um exemplo de transparência ativa.

    Alternativa B. Certo. Os serviços de informações ao cidadão são os meios utilizados para receber e processar os pedidos de informação, portanto, são exemplos de transparência passiva.

    Alternativa C. Errado. A página eletrônica oficial é um exemplo de transparência ativa, pois divulgará diversas informações, independentemente de pedidos individuais.

    Alternativa D. Errado. A informação disponível de forma imediata é uma característica da transparência ativa. Na transparência passiva, a informação precisará ser formulada quando o pedido for apresentado.

    Alternativa E. Errado. A restrição à informação de caráter pessoal é uma exceção à transparência.

    Gabarito: B

  • A "D" também é resposta para a questão.

  • #PMCE2021

  • deve-se dar extrema atenção para a manutenção da transparência nos órgãos públicos. E essa transparência poderá ser definida como transparência ativa, ou transparência passiva.

    A transparência ativa é a divulgação de informações por iniciativa do próprio órgão público, sem que sequer tenha sido solicitada pelo administrado. Difere-se da transparência passiva, uma vez que na passiva, o cidadão só obteve as informações após requerer à Administração Pública.

    Um bom exemplo de transferência ativa seria a publicação e esclarecimento de informações do interesse da população, no site oficial do órgão público. Ou seja, seria a divulgação proativa de toda e qualquer informação que seja de interesse público.

    São diversos os motivos pelos quais órgãos públicos definitivamente devem investir na tendência da transparência ativa. Listaremos alguns deles a seguir:

    Quando se investe na transparência ativa, uma consequência natural (e excelente para a gestão pública) é a diminuição de pedidos sobre um mesmo tema.

    Ao deixar a informação ao (fácil) acesso da população, sem que o cidadão tenha de solicitar, o número de pedidos de informações e esclarecimentos certamente diminui.

    Dessa forma, pode-se dedicar o tempo que se dedicaria ao atendimento das solicitações de informação, a outras coisas importantes no dia a dia do órgão público.

    Além de evitar acúmulo de pedidos, os órgãos públicos acabam, consequentemente, reduzindo o custo que antes tinham com a prestação de informações solicitadas pelos cidadãos.

    Ao divulgar proativamente as informações de interesse público, a gestão pública acaba, consequentemente, sendo levada mais a sério e criando uma imagem de maior respeito junto à população.

    Lembre-se da essência da LAI: reduzir o abismo que antes havia entre o administrado e o administrador, e favorecer o controle social. Sem o acesso à informação, esse controle sequer poderá ser realizado.

    Facilitar o contato dos cidadãos também é fundamental nos órgãos públicos.

    Lembre-se: a prática da transparência ativa não é apenas muito recomendável e benéfica, como obrigatória. Afinal, a Lei n.º 12.527/2011, em seu art. 8º, determina que órgãos e entidades públicas tem o dever de publicar informações públicas, de interesse coletivo ou geral, na internet. Há até mesmo um rol mínimo de informações que devem ser publicadas.

    https://www.sisgov.com/transparencia-passiva-e-transparencia-ativa-nos-orgaos-publicos-saiba-a-diferenca/


ID
2521978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca do orçamento participativo, da transparência na administração pública, da gestão por resultados e do neocorporativismo, julgue o próximo item.


Entre os dados de despesas efetuadas por órgãos e entidades da administração pública federal disponibilizados no Portal da Transparência do Poder Executivo Federal não se incluem aqueles relativos aos repasses de recursos federais para os estados, o Distrito Federal e os municípios.

Alternativas
Comentários
  • O orçamento participativo é um importante instrumento de complementação da democracia representativa, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos de uma cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da prefeitura. Além disso, ele estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a corresponsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da cidade.

     

    Art. 11.  O Projeto e a Lei Orçamentária de 2016 discriminarão, em categorias de programação específicas, as dotações destinadas:

    I - às ações descentralizadas de assistência social para cada Estado e respectivos Municípios e para o Distrito Federal;

    II - às ações de alimentação escolar;

    III - ao pagamento de benefícios do Regime Geral de Previdência Social - RGPS;

    IV - ao pagamento de benefícios assistenciais custeados pelo Fundo Nacional de Assistência Social - FNAS;

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/L13242.htm

  • Que transparência é essa se não incluiu os repasses aos Estados, DF e Municípios?

     

    Gabarito ERRADO

     

    O Portal da Transparência do Governo Federal é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), lançada em novembro de 2004, para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar.

    (..)

     

    Fonte: http://www.transparencia.gov.br/sobre/

  • No entanto, nada pode ser considerado mais transparente do que o portal da Transparência da CGU, criado em 2004. Nesse portal, qualquer pessoa/cidadão pode acompanhar e fi scalizar a execução dos programas governamentais e os recursos transferidos a estados e municípios, assim como obter informações sobre compras e contratações públicas.

     

    Augustinho Paludo, pg 180.
     

  • GABARITO:E

     

    Portal da Transparência do Governo Federal é um canal pelo qual o cidadão pode acompanhar a utilização dos recursos federais arrecadados com impostos no fornecimento de serviços públicos à população,  além de se informar sobre outros assuntos relacionados à Administração Pública Federal. O site, lançado em novembro de 2004, é mantido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) e tem o objetivo de garantir e ampliar a transparência da gestão pública e fortalecer a participação social na fiscalização dos gastos e investimentos do Poder Executivo Federal.


    No Portal, estão disponíveis informações sobre os recursos públicos federais transferidos pelo Governo Federal para estados, municípios, para o Distrito Federal e diretamente para o cidadão, bem como dados sobre os gastos realizados pelo próprio Governo Federal em compras ou contrato de obras e serviços. Adicionalmente, o espaço exibe, com atualização diária, os documentos de todas as fases de execução da despesa gerados no dia anterior. [GABARITO]


    A ferramenta disponibiliza, ainda, informações sobre sanções recebidas por empresas, organizações sem fins lucrativos e pessoas físicas em suas relações com a Administração Pública Federal e informações sobre servidores públicos, incluídos dados cadastrais, remuneração, utilização de imóveis funcionais e eventuais punições sofridas, entre outros. 

  • ERRADO

     

    O nome do programa já diz tudo: portal da transparencia. Serve para que a receita e os gastos públicos, de todos os tipos, daquela instituição sejam acessíveis e visualizados por qualquer pessoa, por meio da internet. Entretanto, a qualquer pessoa é permitida a visualização desses documentos públicos por meio presencial, diretamente requerido pelo interessado.

  • O Portal da Transparência do Poder Executivo Federal inclui os dados de repasses de recursos federais para os estados, DF e municípios. O que esse portal não dispõe é de informações sobre execução de receitas, despesas, servidores e informações que não possuam alguma relação com o Poder Executivo Federal.

    Gabarito: ERRADO

  • (ERRADO)

    Repasses de recursos federais para os estados, o Distrito Federal e os municípios DEVEM ser disponibilizados no Portal da Transparência (OBRIGATORIAMENTE)


ID
2574019
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) pode ser adquirido por qualquer órgão ou entidade da administração pública de Estados e Municípios que deseje implantar um sistema eletrônico para recebimento e gerenciamento dos pedidos de acesso à informação.

Fonte: (https://esic.cgu.gov.br/sistema/site/index.aspx).


Esse Sistema está relacionado a qual princípio constitucional da Administração Pública?

Alternativas
Comentários
  • A regra é o acesso à informação. O sigilo somente é constitucionalmente permitido para a segurança da sociedade e do Estado, e para preservar a intimidade das pessoas.

    O princípio da publicidade pode ser entendido como o dever da administração de tornar transparentes os atos praticados. Por outra perspectiva, é o direito da sociedade de ter conhecimento dos atos administrativos

  • Letra C - Transparência.

  • GABARITO = LETRA C

     

    "Na Administração Pública brasileira, a transparência, que é decorrência do Estado Democrático de Direito, este concebido pela Constituição Federal de 1988, visa objetivar e legitimar as ações praticadas pela Administração Pública por meio da redução do distanciamento que a separa dos administrados; se concretiza segundo Martins Júnior (2010, p. 40) “pela publicidade, pela motivação, e pela participação popular nas quais os direitos de acesso, de informação, de um devido processo legal articulam-se como formas de atuação”."

     

    "A transparência administrativa tem como um de seus maiores expoentes e núcleo jurídico, o princípio da publicidade, estampado no caput art. 37 da Constituição Federal, reforçado pelo art. 5º, incisos XXXIII[3], e XXXIV, b)[4], LXXII[5] restringindo-se a intimidade e o interesse social, tal como estabelecido no inciso LX[6] do art. 5º da nossa Carta Maior."

     

    FONTE: https://ralmeidasgc.jusbrasil.com.br/artigos/113024627/principio-da-transparencia-na-administracao-publica

     

  • Estudei essa matéria eainda estou aprendendo! Mas um sistema eletronica não disponibiliza: eficiência, transparência, econimicidade, publicidade,equidade, inclusão social... Unidade, exclusividade,universalidade são principios orçamentários; podemos até pensar em excluir apesar que um sistema eletronico auxilia na execução desses principios.

    O que me deixou na dúvida é porque que a eficiência tá errado sendo que é um principio da administração publica e é constitucional?

  • LETRA C

  • Para resolução da questão, faz-se necessário o conhecimento do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC).

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.


    Com o objetivo de estabelecer os procedimentos a serem observados pela União, Estados, DF e Municípios, quanto ao acesso a informações previsto no inciso XXXIII do artigo 5º, no inciso II do §3º do artigo 37 e no §2º do artigo 216, todos da Constituição da República, foi editada a Lei Federal 12.527/2011, que dispõe os cinco princípios que regem a Lei de Acesso à Informação que são:

    a) Observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção;
    b) Divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações; (transparência ativa).
    c) Utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação;
    d) Fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública;
    e) Desenvolvimento do controle social da administração pública.

    Com efeito, o decreto n.º 7.724, de 16 de maio de 2012, regulamenta a Lei n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011. Em seu capítulo IV, da transparência passiva, Seção I, referente ao serviço de informação ao cidadão, o art. 9º instrui aos órgãos e entidades para criar o serviço de informações ao cidadão (SIC), que deve ter como um dos seus objetivos atender e orientar o público quanto ao acesso à informação.

    Para aumentar a transparência e facilitar o gerenciamento dos pedidos de acesso à informação, foi criado o e-SIC, que é o sistema eletrônico do serviço de informações ao cidadão e pode ser adquirido por qualquer órgão ou entidade da administração pública de Estados e Municípios.

    Por fim, cabe ressaltar que o governo eletrônico é fruto do uso de tecnologias da informação, que possibilitam a elevação da eficiência administrativa e a melhoria tanto dos serviços internos como daqueles prestados ao cidadão.

    Ante o exposto, vamos analisar cada item.


    A) Errado, pois o princípio da universalidade estabelece que o orçamento público contemple todas as receitas e as despesas.

    B) Errado, pois o princípio da unidade ou totalidade estabelece que exista apenas um orçamento para cada ente da federação por exercício financeiro.

    C) Certo, pois o intuito da lei de acesso à informação é justamente dar mais transparência (ativa e passiva) aos atos dos gestores públicos e disponibilizar as partes interessadas as informações que sejam do seu interesse.

    Com efeito, verifica-se que a criação do serviço de informações ao cidadão (SIC), que tem o objetivo de atender e orientar o público quanto ao acesso à informação.

    Deste modo, o e-SIC é a utilização de um sistema para aumentar a transparência, bem como facilitar o gerenciamento dos pedidos de acesso à informação, sendo pilar para o cumprimento do princípio da transparência.

    D) Errado, pois o princípio da exclusividade estabelece que a lei orçamentária deverá conter apenas matéria financeira, exclusivamente.

    E) Errado, pois eficiência é o uso racional dos meios, ou seja, não utilizar mais do que o necessário para alcançar determinado objetivo.



    Fontes:
    Lei Federal 12.527/2011.

    Decreto n.º 7.724.


    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
2611471
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2011, regula o acesso às informações previsto na Constituição Federal e, assim, está vinculada à noção de controle social e transparência. Considerando o disposto nessa lei, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) A Lei de Acesso à Informação garante que qualquer interessado possa apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades competentes abrangidos pela lei, devendo o pedido conter a identificação do requerente, a especificação da informação requerida e os motivos determinantes da solicitação de informações.

( ) O direito de acesso aos documentos ou às informações neles contidas, utilizado como fundamento de tomada de decisão e de ato administrativo, será assegurado com a edição do ato decisório respectivo.

( ) As informações ou documentos que versem sobre condutas que impliquem violação dos direitos humanos praticada por agentes públicos ou a mando de autoridades públicas poderão ser objeto de restrição de acesso.

( ) Primariedade refere-se à qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

( ) Autenticidade refere-se à qualidade da informação não modificada, inclusive quanto a origem, trânsito e destino.

Alternativas
Comentários
  • Todas as alternativas são meras cópias da letra da lei.

     

    (I) FALSA:  Art. 10.  Qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos no art. 1o desta Lei, por qualquer meio legítimo, devendo o pedido conter a identificação do requerente e a especificação da informação requerida. 

     § 3o  São vedadas quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público. 

    (II) VERDADEIRA: Art. 7o  O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter: 

    § 3o  O direito de acesso aos documentos ou às informações neles contidas utilizados como fundamento da tomada de decisão e do ato administrativo será assegurado com a edição do ato decisório respectivo. 

    (III) FALSA: Art. 21.  Não poderá ser negado acesso à informação necessária à tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais. 

    Parágrafo único.  As informações ou documentos que versem sobre condutas que impliquem violação dos direitos humanos praticada por agentes públicos ou a mando de autoridades públicas não poderão ser objeto de restrição de acesso. 

    (IV) VERDADEIRA: Art. 4o  Para os efeitos desta Lei, considera-se: 

    IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações. 

    (V) FALSA: Art. 4o  Para os efeitos desta Lei, considera-se: 

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema; 

    Espero ter ajudado!

  • Só complementando o amigo, a ultima assertiva diz respeito à integridade.

    Art. 4º Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    VIII - integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino


ID
2832373
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Tem por objetivo aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe o uso do dinheiro público ajudando a fiscalizá-lo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    O QUE É UM PORTAL DA TRANSPARÊNCIA?

     

    é um site de acesso livre, no qual o cidadão pode encontrar informações sobre como o dinheiro público é utilizado, além de se informar sobre assuntos relacionados à gestão pública.

     

    FONTE: Portal da Transparência do Governo Federal

  • Lançado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União em 2004, o Portal da Transparência do Governo Federal é um site de acesso livre, no qual o cidadão pode encontrar informações sobre como o dinheiro público é utilizado, além de se informar sobre assuntos relacionados à gestão pública do Brasil. Desde a criação, a ferramenta ganhou novos recursos, aumentou a oferta de dados ano após ano e consolidou-se como importante instrumento de controle social, com reconhecimento dentro e fora do país.

    Fonte: http://www.portaltransparencia.gov.br/sobre/o-que-e-e-como-funciona

  • essa questão foi dada pela banca, pra gente acertar pelo menos uma.rsrs

  • LETRA B

  • Criado pela CGU em 2004 e depois tornado obrigatório para os demais entes políticos por meio da LAI, o portal da transparência permite que qualquer cidadão acompanhe o uso do dinheiro público e, assim, fomenta o controle social.

    Gabarito: B

  • GABARITO: LETRA B

    Lançado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União em 2004, o Portal da Transparência do Governo Federal é um site de acesso livre, no qual o cidadão pode encontrar informações sobre como o dinheiro público é utilizado, além de se informar sobre assuntos relacionados à gestão pública do Brasil. Desde a criação, a ferramenta ganhou novos recursos, aumentou a oferta de dados ano após ano e consolidou-se como importante instrumento de controle social, com reconhecimento dentro e fora do país.

    A fim de atender de forma mais eficiente a crescente demanda e as obrigações de transparência, a CGU iniciou projeto para a restruturação do Portal. Como resultado do trabalho, o Governo Federal lança, em 2018, o novo Portal da Transparência. Entre as novidades, estão: formas diversas de apresentação dos dados, mecanismo de busca integrado e intuitivo, melhor usabilidade, mais recursos gráficos, integração com redes sociais, maior e melhor oferta de dados abertos, adequação a plataformas móveis, maior interatividade.

    E não deixe de experimentar as ferramentas de notificação para ficar informado sobre os temas de seu interesse!

    O novo Portal da Transparência reforça, assim, com novos recursos e mais informações, sua razão de ser uma ferramenta que permita ao cidadão, de forma cada vez mais eficiente, fiscalizar e assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos federais.

    FONTE: http://www.portaltransparencia.gov.br/sobre/o-que-e-e-como-funciona

  • Sempre portal da transparência. Um sítio eletrônico de informação do governo para o cidadão. Respeitando o princípio da publicidade.


ID
2894590
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Para Gomes et.al. (2005), “há transparência quando há controle cognitivo externo de um ato, ou do que dele resulta, para além do agente que o praticou”. Na gestão pública, tal princípio é consolidado quando sujeitos, independentes do agente que realizou determinada ação, podem acessar a informação necessária que possibilita saber que ato foi praticado, por quem e em qual situação. Pode-se definir transparência da gestão como a atuação do órgão público no sentido de tornar sua conduta cotidiana, e os dados dela decorrentes, acessíveis ao público em geral. A transparência vai além, considerando que ela se detém na garantia do acesso às informações de forma global, não somente aquelas que se deseja apresentar. Contudo, a partir da redemocratização do país, diferentes normas com foco na transparência pública foram sancionadas, como, por exemplo, a Lei nº 8.159/1991 - Lei de Arquivos. Essas leis colaboraram muito para que a transparência não tenha apenas um fim em si mesmo, mas que seja um instrumento auxiliar da população para o acompanhamento da gestão pública.

Diante do exposto, assinale a alternativa que NÃO REPRESENTA uma das normas sancionadas que tem por objetivo colaborar efetivamente com a transparência na administração pública.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A. 

    LETRA A: LEI nº 12.965/2014 - LEI DO MARCO CIVIL DA INTERNET: Minha opinião: Marquei a alternativa “A” por exclusão das demais, e por entender que a Lei do Marco Civil, em síntese, estabelece princípios, garantias, direitos e deveres aos usuários da internet, ou seja, regulamenta as interações sociais na rede on-line, sem tratar de forma efetiva da transparência do serviço público. Ocorre que que em uma análise mais atenta do assunto, pude verificar que o decreto o Decreto 8.771/2016 que regulamenta o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), estabeleceu o dever a todos os órgãos da administração pública federal de publicar anualmente relatórios estatísticos sobre requisições de dados cadastrais a provedores de conexão e de aplicações de internet (art. 12). A meu ver tal determinação consiste em medida efetiva de transparência a ser observada pela Administração pública. Acredito que a justificativa seria de que a transparência do serviço público não estaria prevista na Lei do marco civil (exigida na alternativa) e sim em seu Decreto Regulamentar.

    LETRA B: LEI nº 12.527/2011 - LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: regulamenta o direito, previsto na Constituição, de qualquer pessoa solicitar e receber dos órgãos e entidades públicos, de todos os entes e Poderes, informações públicas por eles produzidas ou custodiadas – hipótese de efetiva colaboração com a transparência do Poder Público (Vide art. 6º, I)

    LETRA C: LEI COMPLEMENTAR nº 131/2009 - LEI DA TRANSPARÊNCIA: determina a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (vide art. 48, parágrafo único) - hipótese de efetiva colaboração com a transparência do Poder Público

    LETRA D: LEI COMPLEMENTAR nº 101/2000 - LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências, bem como regulamenta o modo de transparência da gestão fiscal (vide art. 48 a 49) - hipótese de efetiva colaboração com a transparência do Poder Público

    LETRA E: LEI nº 9.784/1999 - LEI DO PROCESSO ADMINISTRATIVO: Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, prevendo entre outros critérios o de divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição (vide art. 2º,I) - hipótese de efetiva colaboração com a transparência do Poder Público

  • Também é importante recordamos o conceito do princípio da publicidade.

    Princípio da publicidade pode ser entendido como o dever de divulgação oficial dos atos administrativos (art. 2º, parágrafo único, V, da Lei n. 9.784/99). Tal princípio encarta-se num contexto geral de livre acesso dos indivíduos a informações de seu interesse e de transparência na atuação administrativa, como se pode deduzir do conteúdo de diversas normas constitucionais.

    (Fonte: Manual de Direito Administrativo Alexandre Mazza) 


ID
3125080
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O principal objetivo do Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União é ser uma ferramenta que permita ao cidadão conhecer, questionar e atuar, também, como fiscal da aplicação de recursos públicos.


É correto afirmar que o papel da sociedade na fiscalização do Estado denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    CONTROLE SOCIAL: É o controle do Poder Público que é realizado pela sociedade.

    Exemplos desse controle:

    1) Função legislativa: Leis de iniciativa popular, onde acabam por determinar que a Administração realize determinada conduta.

    2) EC 19/98 (art. 37, §3º da CR): Possibilidade de atuação do particular na Administração.

    3) Art. 198, III da CF: Normas programáticas - ações do Estado na Saúde.

    4) Art. 194, VII da CR. Participação social na seguridade social.

    5) Lei 9.784/99: Art. 31 e 32: Consulta pública a audiência pública.

    Entre outros...

    Formas de efetivação do controle social:

    1) Controle NATURAL: Executado diretamente pelas comunidades, indivíduos, entidades representativas.

    2) Controle INSTITUCIONAL: Exercido por órgãos e entidades do Poder Público que tem por escopo a defesa de interesses sociais (ex.: MP e Defensoria).

    Fonte: Cadernos Sistematizados.

  • GABARITO E

     

    Pode também ser chamado de accountability social

  • GABARITO:E

     

    Controle social é a integração da sociedade com a administração pública com a finalidade de solucionar problemas e as deficiências sociais com mais eficiência e empenho.

  •  é um canal pelo qual o cidadão pode acompanhar a utilização dos recursos federais arrecadados com impostos no fornecimento de serviços públicos à população, além de se informar sobre outros assuntos relacionados à Administração Pública Federal.

    Controle social é a integração da sociedade com a administração pública com a finalidade de solucionar problemas e as deficiências sociais com mais eficiência e empenho.

    Tipos de Controle Social

    Existem dois tipos de controle, o formal e o informal.

    controle formal corresponde as leis e regras institucionalizadas, já o controle informal corresponde as normas de conduta social que são reconhecidas e compartilhadas em uma sociedade, como por exemplo crenças, costumes, valores e etc.

  • Gabarito''E''.

    >O controle social das ações dos governantes e funcionários públicos é importante para assegurar que os recursos públicos sejam bem empregados em benefício da coletividade. É a participação da sociedade no acompanhamento e verificação das ações da gestão pública na execução das políticas públicas, avaliando os objetivos, processos e resultados.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Assertiva E

    controle social.

  • A introdução da questão em análise nos leva a refletir sobre o modelo de transparência e controle externo existente hoje no Brasil. Segundo a Constituição Federal de 1988(CF/1988), art. 71: “O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União". Porém, cabe aprofundarmos um pouco mais esse assunto. A CF/1988, em seu art. 70, apresenta que: 
    “A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder".
    Além disso, em seu art. 74, complementa que: 

    Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:
    I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;
    II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;
    III - exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;
    IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
    Por fim, no § 2º, do art. 74, a CF/1988 garante que “qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União". Para tanto, é fundamental que o Estado garanta ao cidadão transparência e acesso às informações governamentais. A questão nos mostra que esse acesso está sendo garantido no Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União.

    Ademais, segundo MATIAS-PEREIRA (2018), “a democratização do Estado tinha como um dos pressupostos o controle do seu aparelho pela sociedade civil". Portanto, esse controle da sociedade ou controle social deve ser entendido como um instrumento da democracia e como uma medida indispensável para garantir a moralidade, a probidade da atuação dos governos e a transparência dos atos públicos. Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “E".
    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “E".
    FONTES:
    Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988;
    MATIAS-PEREIRA, José. Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. 5ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2018.
  • GABARITO E

    O controle social consiste na participação da sociedade na verificação, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas. Trata-se do cidadão participar das ações e decisões do governo, sugerindo novas ideias, correções e alterações. É uma forma do cidadão exercer ativamente a cidadania.

  • No material diz que é a mídia e a sociedade civil que faz o controle social e não o cidadão. O cidadão faz controle vertical/politico pelo voto. Discordo.


ID
3175030
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

 Leia as afirmativas a seguir:

I. Frequentemente, um indicador é definido como uma divisão entre duas variáveis básicas, ou seja, é formado por um numerador e um denominador, ambos compostos por dados que podem ser obtidos pelos membros da organização. Eventualmente, porém, ele pode ser complexo na sua fórmula, envolvendo muitas variáveis. Em todo caso, porém, é imprescindível que seja claro, atenda à necessidade do decisor e que esteja adequadamente documentado.

II. Direcionar ações para a busca de resultados para a sociedade, encontrando soluções tempestivas e inovadoras para lidar com a limitação de recursos e com as mudanças de prioridades; e promover a simplificação administrativa, a modernização da gestão pública e a integração dos serviços públicos, especialmente aqueles prestados por meio eletrônico, são exemplos de diretrizes da governança pública.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Não-assinantes, gabarito: A

  • Alternativa a)

    I. Frequentemente, um indicador é definido como uma divisão entre duas variáveis básicas, ou seja, é formado por um numerador e um denominador, ambos compostos por dados que podem ser obtidos pelos membros da organização. Eventualmente, porém, ele pode ser complexo na sua fórmula, envolvendo muitas variáveis. Em todo caso, porém, é imprescindível que seja claro, atenda à necessidade do decisor e que esteja adequadamente documentado. CORRETA

    II. Direcionar ações para a busca de resultados para a sociedade, encontrando soluções tempestivas e inovadoras para lidar com a limitação de recursos e com as mudanças de prioridades; e promover a simplificação administrativa, a modernização da gestão pública e a integração dos serviços públicos, especialmente aqueles prestados por meio eletrônico, são exemplos de diretrizes da governança pública. CORRETA

  • fiquei na dúvida na dúvida

    II. Direcionar ações para a busca de resultados para a sociedade, encontrando soluções tempestivas e inovadoras para lidar com a limitação de recursos e com as mudanças de prioridades; e promover a simplificação administrativa, a modernização da gestão pública e a integração dos serviços públicos, especialmente aqueles prestados por meio eletrônico, são exemplos de diretrizes da governança pública.

    simplificação e limitação, fiquei na dúvida se estava correto

    se alguém sabe explicar agradeço

  • LETRA A


ID
3191815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Governos em todo o mundo utilizam as tecnologias da informação e comunicação (TIC), em especial a Internet, para serviços, transações, disponibilização de informações, entre outras aplicações. No Brasil, já existem experiências em todos os níveis de governo no uso das TIC para melhorar o acesso às informações públicas. No que se refere ao assunto tratado, é correto afirmar que, na utilização das TIC, o principal desafio para alcançar a combinação ideal dos princípios de eficiência, transparência e accountability consiste em

Alternativas
Comentários
  • KD os professores dessa plataforma?

  • Gabarito: E

    Um subtema que vemos como emergente em e-democracia é o uso das TIC para a criação de novos espaços de participação da sociedade, o que envolve a elaboração de modelos inovadores de relacionamento governo-sociedade baseados nas novas tecnologias, chamadas genericamente de mídias sociais.

  • Essa questão merece uma explicação mais objetiva.

  • Sério que o PRINCIPAL desafio é a construção de indicadores??? Sério isso?

  • Gabarito E

    Atentar para o comando da questão: principal desafio para alcançar a combinação ideal dos princípios de eficiência, transparência e accountability.

    Traduzir os números e informações técnicas para que participação da população em geral seja mais efetiva sempre foi um desafio segundo autores renomados da adm publica como Matias Pereira e kanaane, por exemplo.

    Por isso, construir indicadores de transparência da gestão pública e transformar essas informações em medidas compreensíveis para o cidadão dentre as alternativas dadas seria o mais acertado.

  • Vamos ver o que diz a Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Setor Público Brasileiro (TIC Governo Eletrônico, 2017):

    O uso de tecnologias digitais oferece aos governos oportunidades de se tornarem mais efetivos e eficientes ao mesmo tempo em que melhoram a transparência, a prestação de contas e a participação e o envolvimento público, levando, em última instância, a sociedades mais produtivas e competitivas, formas de governança mais democráticas e crescimento mais inclusivo e sustentável. 

    “(…) têm apontado a necessidade se desenvolverem indicadores para acompanhar e monitorar o uso das TIC para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos nas cidades.”

    A pesquisa conclui que o principal desafio é justamente determinar métricas que sejam adequadas para atender os diferentes contextos, e que sejam compreensíveis para o cidadão.

  • Determinar indicadores vai melhorar em quê? Peloamor... (no âmbito de ser o principal desafio...)

  • Indo um pouco pela lógica, vamos pensar o seguinte:

    A letra A se refere a "padrões de interação entre os órgãos de controle.", sendo que o enunciado se refere à transparência para com o cidadão.

    A letra B fala em ampliar o acesso à internet. Meus amigos, hoje até no mais remoto lugar tem gente com um smartphone acessando a internet. Mesmo que seja só para whatsap e instagram. A falta de interesse em acessar informações produtivas é diferente de não ter acesso à internet.

    A letra C fala em ampliar o acesso por meio presencial, o que não tem sentido, pois a questão fala especificamente da tecnologia da informação e comunicação. Ou seja, o intuito é que esse acesso seja virtual.

    A letra D fala na criação de aplicativos para dar rapidez e agilidade ao cidadão, sendo que os aplicativos já existem. Quase todos os órgãos, senão todos, possuem aplicativos, fora os portais da transparência, que é só jogar no google o nome do órgão e o termo 'transparência', que aparece lá. O pessoal não acessa por outros motivos.

    A letra E é sim a que tem mais lógica, pois como falei: existem aplicativos, o pessoal tem internet, as informações muitas vezes estão lá disponibilizadas. O que acontece é que, na maioria das vezes, as informações são confusas, o que desestimula o cidadão nessa consulta.

    Pessoal, eu sei que é uma resposta sem fundamentação teórica, mas na Administração, as vezes o que nos resta é a lógica, mesmo que ela não esteja tão clara.

    Espero ter ajudado. Abraço.

  • Questão difícil dada a generalidade do enunciado: “o principal desafio para alcançar a combinação ideal dos princípios de eficiência, transparência e accountability consiste em..”

    O principal desafio segundo quem? A partir de qual perspectiva? Governo, sociedade?

    Para lidar com esses enunciados abrangentes é importante relembrar os conceitos básicos do assunto e analisar com calma cada uma das alternativas.

    Pois bem.

    Sobre o processo de transformação digital da Administração Pública, a Estratégia de Governança Digital – EGD deixa claro que o “desafio da transformação digital não é tecnológico. O maior desafio é direcionar esforços e coordenar mudanças estruturais na organização da sociedade e do governo, preparando-os para enfrentar as barreiras e, principalmente, aproveitar as oportunidades de uma economia digital”.

    Assim, a partir desse documento de referência, fica claro que a parte tecnológica não é o principal desafio, por isso conseguimos eliminar, praticamente, todas as alternativas incorretas. 

    Façamos uma análise individualizada:

    a) estabelecer padrões de interação entre os órgãos de controle.

    Errado. A barreira tecnológica não é o principal desafio da transformação digital. Além disso, desde 2005 já existem padrões de interoperabilidade de Governo Eletrônico (E-Ping). Esses padrões servem justamente para permitir condições de interação dos Poderes e das esferas de governo.

    b) ampliar o acesso à Internet nos municípios brasileiros.

    Errado. Apesar de o acesso à internet ser um aspecto relevante, nenhuma das barreiras técnicas, segundo a Estratégia de Governança Digital – EGD, corresponde ao principal desafio da transformação digital. 

    c) ampliar o número de instâncias participativas tanto no formato presencial como no formato digital.

    Errado. Essa alternativa descreve, na verdade, um desafio da administração pública gerencial. O modelo gerencial baseia-se na participação cidadã. Assim, dentro desse modelo temos a preocupação com a construção de instâncias participativas, tais como conselhos de gestão, audiências públicas, orçamento participativo, etc. Caso não existe uma alternativa mais específica sobre as TIC, conteúdo pedido no enunciado, poderíamos considerar essa alternativa como válida.

    d) criar aplicativos de serviços que proporcionem aos cidadãos maior rapidez e agilidade.

    Errado. A barreira tecnológica não representa o principal desafio da transformação digital, segundo a EGD.

    e) construir indicadores de transparência da gestão pública e transformar essas informações em medidas compreensíveis para o cidadão.

    Correto. 

    (i)         Necessidade de indicadores

    Segundo artigo internacional publicado pelo G20, temos que o desenvolvimento de indicadores capazes de captar e mesmo mensurar o impacto da transformação digital da economia é um dos grandes desafios a serem enfrentados pelos países, seja no plano doméstico, seja no plano internacional.

    (ii)        Analfabetismo digital

    Conforme a EGD, o desafio da transformação digital é promover mudanças estruturais tanto no governo quanto na sociedade. Na parte da sociedade, segundo levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União – TCU, a falta de alfabetização digital e a ausência de disponibilidade de conteúdo adequado e personalizados são alguns dos principais desafios da política pública de inclusão digital.

    Gabarito: E

  • De que adianta a construção de indicadores se grande parte da população não tem acesso à internet?

  • Não encontrei fundamentação para essa afirmação. Mesmo nas pesquisas da TIC não havia de fato essa informação como foi colocada.

  • construir indicadores de transparência da gestão pública e transformar essas informações em medidas compreensíveis para o cidadão.

  • LETRA E

  • O professor colocou no vídeo alternativa=C como certa

  • se a prova do Cespe consegue pegar até o professor com o gabarito na mão, imagine nós meros concurseiros kkkk

    Desculpe ai o comentário inútil, mas vamos em frente!!!

    Se tá cansado, descanse e depois volte. Se não ta cansado, continue até o limite sempre!

  • O professor deu gabarito C e a cespe deu gabarito E kkkk e agora?

    Bom, eu fui pela lógica mesmo e marquei E, acredito que é a resposta mais completa. Ora, a C fala apenas da ampliação da participação das pessoas, mas de que adianta a participação se não há a compreensão? Fui por esse pensamento e marquei E, já que, de fato, pra uma participação efetiva, o cidadão tem que entender o que tá acontecendo. Agradeço se alguém tiver uma fundamentação teórica sobre o tema ;)

  • muito bom

    Marcelo Franklin!

  • e) correta

    A letra A se refere a "padrões de interação entre os órgãos de controle.", sendo que o enunciado se refere à transparência para com o cidadão.

    A letra B fala em ampliar o acesso à internet. Meus amigos, hoje até no mais remoto lugar tem gente com um smartphone acessando a internet. Mesmo que seja só para whatsap e instagram. A falta de interesse em acessar informações produtivas é diferente de não ter acesso à internet.

    A letra C fala em ampliar o acesso por meio presencial, o que não tem sentido, pois a questão fala especificamente da tecnologia da informação e comunicação. Ou seja, o intuito é que esse acesso seja virtual.

    A letra D fala na criação de aplicativos para dar rapidez e agilidade ao cidadão, sendo que os aplicativos já existem. Quase todos os órgãos, senão todos, possuem aplicativos, fora os portais da transparência, que é só jogar no google o nome do órgão e o termo 'transparência', que aparece lá. O pessoal não acessa por outros motivos.

    A letra E é sim a que tem mais lógica, pois como falei: existem aplicativos, o pessoal tem internet, as informações muitas vezes estão lá disponibilizadas. O que acontece é que, na maioria das vezes, as informações são confusas, o que desestimula o cidadão nessa consulta.

  • Acho que a letra c e a mais correta. Falta mais instâncias participativas do que a falta de compreensão em si. O acesso a internet tbm poderia ser uma barreira. Então, acho que deveria ser anulada.

  • Afinal, é c ou e?

  • O professor do QC deu resposta a alternativa C.

  • Ler um comentário abaixo dizendo que todo mundo tem acesso à internet é saber que a pessoa vive numa bolha e não sabe da pobreza que existe no Brasil. Outro dia eu estava na fila da caixa econômica e tinha um agricultor idoso, bem humilde, dizendo para a atendente que ele não tinha celular nem ninguém que convive com ele para requerer o auxílio emergencial, e ela explicava que para receber precisava ter o aplicativo tal. Ele ficou pedindo o celular das pessoas na fila emprestado para ligar para um parente tentar ajudar (e geral tava com medo do contato por causa do corona, o dele roubar o celular, mas ele não ia roubar, era visível que era trabalhador, foi triste.)

  • O Gabarito do Professor, foi a alternativa C, já o colocado aqui foi alternativa E.. Contribui ainda mais para a dúvida em nossos estudos...

    Contudo, acredito o gabarito ser mesmo a letra E, por ter resolvido outras questões do mesmo assunto que se trata como um sistema virtual... atender de forma presencial, não condiz com o objetivo do mesmo.

  • em 2020 o brasil chegou a 81% dos lares com acesso a internet.

    em 2019 o número era de 74%.

    https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-08/brasil-tem-152-milhoes-de-pessoas-com-acesso-internet

    mais de 20% de lares sem acesso a internet tá bonito? tá tranquilo? tá favorável?

    eu queria entender a mania de defenderem questões merdas e sem fundamentação.

  • Aí veio a pandemia e mostrou que o principal entrave é a falta de acesso à internet!


ID
3320908
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Bárbara - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Governo Eletrônico, com informações e serviços disponibilizados pela internet e por outros meios de comunicação, impacta diretamente a transparência e a eficiência da gestão pública municipal e estadual abrangendo quatro linhas de ações.
São linhas de ação, exceto:

Alternativas
Comentários
  • O erro da "C" está no fato de que o e-gov voltado à cooperação é do tipo G2B: government to business, ou seja, trato com a iniciativa privada. A descrição do item não bate.

  • to boiando até agora...

  • O Governo Eletrônico, com serviços e informações prestados pela internet

    e por outros meios de comunicação, abrange quatro linhas de ação:

    Voltadas ao cidadão: procuram oferecer informações e serviços aos cidadãos

    em geral, com qualidade e agilidade, e um canal para a participação

    dos cidadãos nas decisões públicas;

    Voltadas à eficiência interna: relativas ao funcionamento interno dos

    órgãos de governo, com destaque para sua utilização nos processos de

    licitações e contratações em geral;

    Voltadas à cooperação: têm a finalidade de integrar os diversos órgãos

    governamentais, assim como promover a integração com outras organizações

    públicas, públicas não estatais e privadas;

    Voltadas à gestão do conhecimento: visam gerar e manter um banco de

    dados atualizado dos conhecimentos do Governo, para servir como fonte

    de informação e inovação a gerar melhorias nos processos em geral.

    Fonte:Augustinho Paludo


ID
3325948
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A governança digital é a utilização, pelo setor público, de tecnologias da informação e comunicação com o objetivo de melhorar a informação e a prestação de serviços, incentivando a participação dos cidadãos no processo de tomada de decisão e tornando o governo mais responsável, transparente e eficaz.

Disponível em: <https://www.governodigital.gov.br/egd> . Acesso em: 28 abr. 2018.

Assinale a alternativa que apresenta um princípio que orienta as atividades de governança digital na Administração Pública Federal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. Atentar para o comando da questão: princípio que orienta as atividades de governança digital na Administração Pública Federal. Letra D fala dos princípios da segurança da informação.

  • A) Governo como plataforma: o governo deve constituir-se como uma plataforma aberta, sobre a qual os diversos atores sociais possam construir suas aplicações tecnológicas para a prestação de serviços e o desenvolvimento social e econômico do país, permitindo a expansão e a inovação.

    B) Foco nas necessidades da sociedade: a perspectiva da sociedade, pessoas físicas e jurídicas, é o principal instrumento para o desenho e a entrega de serviços públicos digitais.

    C) Participação e controle social: possibilitar a colaboração dos cidadãos em todas as fases do ciclo das políticas públicas e na criação e melhoria dos serviços públicos. Órgãos e entidades públicas devem ser transparentes e dar publicidade à aplicação dos recursos públicos nos programas e serviços do Governo Federal, fornecendo informação de forma tempestiva, confiável e acurada para que o cidadão possa supervisionar a atuação do governo. 

    D) Segurança e privacidade: os serviços públicos digitais devem propiciar disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade dos dados e informações, além de proteger o sigilo e a privacidade pessoais dos cidadãos na forma da legislação

    E) GABARITO Abertura e transparência: ressalvado o disposto em legislação específica, dados e informações são ativos públicos que devem estar disponíveis para a sociedade, de modo a dar transparência e publicidade à aplicação dos recursos públicos nos programas e serviços, gerando benefícios sociais e econômicos. 

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca dos aspectos gerais da governança digital na Administração Pública Federal (APF). 


    Conforme o livro Estratégia de Governança Digital: Transformação Digital – cidadania e governo publicado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação em 2018, 10 princípios regem as atividades de governança digital na APF.


    Vejamos as alternativas:


    A) O governo deve constituir-se como uma plataforma fechada, sobre a qual apenas alguns atores federais podem construir as respectivas aplicações tecnológicas para a prestação de serviços e o desenvolvimento social e econômico do país.


    Errado. De acordo com o 9° princípio - Governo como plataforma:o governo deve constituir-se como uma plataforma aberta, sobre a qual os diversos atores sociais possam construir suas aplicações tecnológicas para a prestação de serviços e o desenvolvimento social e econômico do país, permitindo a expansão e a inovação".

    B) As necessidades dos parlamentares, dos governadores e dos senadores são os principais insumos para o desenho e a entrega de serviços públicos digitais.


    Errado. De acordo com o 1° princípio - Foco nas necessidades da sociedade: “a perspectiva da sociedade, pessoas físicas e jurídicas, é o principal instrumento para o desenho e a entrega de serviços públicos digitais".


    C) Deve-se evitar a colaboração dos cidadãos em todas as fases do ciclo das políticas públicas e na criação e melhoria dos serviços públicos.


    Errado. De acordo com o 8° princípio - Participação e controle social: “possibilitar a colaboração dos cidadãos em todas as fases do ciclo das políticas públicas e na criação e melhoria dos serviços públicos".


    D) Os serviços públicos digitais podem propiciar disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade dos dados e informações, além de disponibilizar as informações dos cidadãos para todos os usuários.


    Errado. De acordo com o 7° princípio - Segurança e privacidade: “os serviços públicos digitais devem propiciar disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade dos dados e informações, além de proteger o sigilo e a privacidade pessoais dos cidadãos na forma da legislação".


    E) Ressalvado o disposto em legislação específica, dados e informações são ativos públicos que devem estar disponíveis para a sociedade, de modo a dar transparência e publicidade à aplicação dos recursos públicos nos programas e serviços, gerando benefícios sociais e econômicos. 

    Certo. Trata-se do 2° princípio – Abertura e transparência.



    Gabarito do Professor: Letra E.


ID
3626902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2017
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, a respeito do regime jurídico dos servidores públicos, da Lei de Responsabilidade Fiscal, da Lei de Improbidade Administrativa e da garantia empregatícia de servidores efetivos e vitalícios. 


Entre os instrumentos de transparência da gestão pública utilizados pelos servidores públicos e disponibilizados pelo poder público, encontram-se os meios eletrônicos de acesso público que asseguram ao cidadão o acesso a informações pormenorizadas sobre a gestão fiscal

Alternativas
Comentários
  • qualquer cidadão pode obter informações sobre a gestão fiscal do serviço público.
  • CERTO

    LRF

    Art. 48. São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos.

    § 1  A transparência será assegurada também mediante:

    II - liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público; e 

  • GAB [C] AOS NÃO ASSINANTES .

    #ESTABILIDADE SIM !

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !

  • CERTO

  • Vamos analisar a questão.

    Segundo a Lei Complementar nº 101/2000, Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, em seu artigo 48: os instrumentos de transparência na gestão fiscal são os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos. Para esses instrumentos deve-se dar ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público.

    Além disso, o §1o do artigo 48 da LRF assegura essa transparência por meio da liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade de informações sobre a gestão fiscal e por meio da adoção de um sistema integrado de administração financeira e controle. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está correta.


    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO.
  • Que se pormenorizou; que expressa muitos detalhes; detalhado.

  • Gabarito CERTO


ID
5028583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca de governo eletrônico, transparência da administração pública, accountability, gestão por resultados e gestão de redes organizacionais, julgue o item seguinte.


Os serviços relacionados ao imposto de renda de pessoa física e ao Portal Empresa Simples estão entre as iniciativas de governo eletrônico mais relevantes e inovadoras dos últimos anos, segundo os seus gestores estratégicos.

Alternativas
Comentários
  • As iniciativas de governo eletrônico mais relevantes e inovadoras dos últimos anos, segundo os gestores estratégicos entrevistados, seus desafios e melhores práticas são:

    Top e-Serviços G2C (Governo-para-Cidadão)

    1) IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física

    2) SPED/eSocial – Sistema Público de Escrituração Digital/eSocial

    3) ENEM/SISU/FIES – Serviços relacionados à Educação Superior

    Top e-Serviços G2B (Governo-para-Empresas)

    1) Portal Empresa Simples

    2) Portal Único do Comércio Exterior

    Top G2G (Governo-para-Governo) - Sistemas Estruturantes e Processos (e-Administração)

    1) SICONFI – Sistemas de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público

    2) SIGEPE – Sistema de Gestão de Pessoas do governo federal

    3) SINESP – Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública

    4) PEN/SEI – Processo Eletrônico Nacional/Sistema Eletrônico de Informações

    Como desafios comuns dessas iniciativas, podemos destacar: necessidade de interoperar com vários órgãos de diferentes níveis de governo, com diversidades tecnológicas; grande volume de dados; barreiras culturais; e resistência a mudança.

    As implementações de e-Gov apontadas pelos entrevistados como o IRPF, eSocial, Portal Empresa Simples, Siconfi e Sigepe são soluções inovadoras a nível mundial por causa de suas melhores práticas, tais como: simplificação dos processos; redução da burocracia; redução do custo Brasil; melhoria da transparência; maior integração e interoperabilidade entre órgãos dos diferentes níveis de governo; uso da metodologia ágil no desenvolvimento de seus sistemas; uso de padrões (e-PING e XBRL); e uso de certificados digitais para aumentar a segurança e proporcionar serviços 100% digitais.

    https://serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2018/estrategias-governo-eletronico-brasileiro

  • e não basta mais os autores loucos e as invenções lunáticas dessa matéria, agora a gente tem que ver entrevista de gestor. COMO EU ODEIO ESSA MATÉRIA!!

  • Sem dúvidas, basta olhar como os sistemas da receita federal são eficientes quando falamos de impostos. Esses sistemas são invejáveis.

  • Ronaldo , adm geral e pior kkkk
  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Com base no Artigo elaborado pelo SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) por meio da Analista de Desenvolvimento de Sistemas do SERPRO – Valéria Esther Nigri Musafir – publicado no dia 05 de julho de 2018, nos diz em seu tópico “Iniciativas Top do Governo Eletrônico Brasileiro" que “As iniciativas de governo eletrônico mais relevantes e inovadoras dos últimos anos, segundo os gestores estratégicos entrevistados, seus desafios e melhores práticas são:

    Top e-Serviços G2C (Governo-para-Cidadão)

    1) IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física.
    2) SPED/eSocial – Sistema Público de Escrituração Digital/eSocial.
    3) ENEM/SISU/FIES – Serviços relacionados à Educação Superior.

    Top e-Serviços G2B (Governo-para-Empresas)

    1) Portal Empresa Simples.
    2) Portal Único do Comércio Exterior.

    Top G2G (Governo-para-Governo) - Sistemas Estruturantes e Processos (e-Administração)

    1) SICONFI – Sistemas de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público.
    2) SIGEPE – Sistema de Gestão de Pessoas do governo federal.
    3) SINESP – Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública.
    4) PEN/SEI – Processo Eletrônico Nacional/Sistema Eletrônico de Informações.".

    Logo a afirmativa em questão estará correta.


    Fonte:
    Estratégias do Governo Eletrônico Brasileiro (disponível no site do SERPRO).


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Hahahah que isso Ronaldo! Senta aqui vamos conversar! :P

  • Serviços relacionado ao imposto de renda ---> "Pra tomar dinheiro da gente é sempre mais fácil e rápido".

  • CERTO

  • Por ser uma questão ESPECÍFICA para o CARGO voltado para o curso de ADMINISTRAÇÃO, dá para pular essa caso não saiba a resposta. Específica DEMAIS!

  • Mais inovadores? kkkkkkk que forçada sinistra.

  • Defina últimos anos... Sistema da RF existe desde a década de 1990

ID
5040589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da gestão do Estado, julgue o item a seguir.


A gestão do Estado moderno prevê foco no cidadão, o que significa oferecer transparência e sistemas personalizados.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se do modelo de administração pública gerencial, a qual tem como foco o cliente-cidadão. O foco está em prover serviços especializados, prezando pela transparência, por meio das TICs (tecnologia da informação e comunicação).

  • O Estado moderno adota um modelo de gestão pública predominantemente gerencial. Dentre os princípios gerenciais, temos o foco no cidadão, isto é, a percepção de que todos os esforços da Administração Pública devem estar voltados à criação de valor público para a sociedade.

    Assim, não há dúvidas de que a gestão do Estado moderno, de fato, possua foco no cidadão. Esse foco no cidadão conduz a maiores níveis de transparência (pressuposto para o exercício do controle social) e construção de sistemas personalizados (sistema adequado/compatível com às necessidades dos cidadãos)

    Fonte: Prof. Marcelo Soares

  • CERTO

  • Achei forçado o sistemas personalizados... Alguém tem algum exemplo de sistema personalizado que o Estado provê?

  • Certo

    O Estado moderno adota um modelo de gestão pública predominantemente gerencial. Dentre os princípios gerenciais, temos o foco no cidadão, isto é, a percepção de que todos os esforços da Administração Pública devem estar voltados à criação de valor público para a sociedade.

    Assim, não há dúvidas de que a gestão do Estado moderno, de fato, possua foco no cidadão. Esse foco no cidadão conduz a maiores níveis de transparência (pressuposto para o exercício do controle social) e construção de sistemas personalizados (sistema adequado/compatível com às necessidades dos cidadãos).

    Fonte: https://www.direcaoconcursos.com.br/artigos/gabarito-extraoficial-comentado-tce-rj-administracao-publica/

  • Sistemas personalizados é brabo!!

  • A questão em análise nos faz refletir sobre a gestão do Estado moderno, o qual possui raízes no modelo gerencial de administração.

    Com o alinhamento do Estado para esse Modelo Gerencial, necessita-se reorganizar as estruturas da Administração, dando ênfase na qualidade e na produtividade do serviço público. Esse modelo gerencial passa por uma evolução que se divide em três fases: Managerialism (gerencialismo puro), Consumerism e Public Service Orientation (PSO).

    O Gerencialismo Puro era uma resposta a uma crise fiscal do Estado, o usuário do serviço público é tido somente como financiados do sistema ou contribuinte. O Consumerism volta-se para a qualidade e para a satisfação do consumidor ou cliente do serviço público. Por fim, o PSO possui um foco na participação do cidadão e da sociedade nas decisões públicas. Os usuários do serviço público são vistos como cidadãos e perde força a visão do usuário como consumidor.

    Assim, percebe-se que o Estado moderno está voltado para o atendimento das necessidades do cidadão, com ênfase na participação da sociedade na elaboração de políticas públicas e no processo decisório. Além disso, as modernas práticas gerencialistas possibilitam um controle maior da sociedade, por meio da transparência das ações do Estado e do processo de accountability vertical e societal.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está correta, uma vez que a transparência é ratificada por esse processo de controle e os sistemas personalizados são encontrados nos processos de elaboração de políticas públicas, as quais orientam a atuação do Estado.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Fernando Solo, o "meu INSS e o sistema Consultas públicas de tribunais são exemplos de sistemas personalizados.

  • Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: TCE-BA Prova: FGV - 2013 - TCE-BA - Agente Público

    O atendimento das inúmeras demandas sociais encontra uma limitação prática na vida do Estado moderno em razão da escassez de recursos e das restrições fiscais que trazem como consequência a necessidade cada vez mais urgente do administrador público melhorar seu desempenho de forma a adotar modelos gerenciais que se aproximam da administração privada, como é o caso da gestão com foco no cliente que na administração pública representa o cidadão consumidor de bens e serviços disponíveis. Como exemplo de ação da gestão com foco no cidadão é correto citar a implantação de sistemas flexíveis de atendimento ao cidadão, com maiores condições de atendimento segmentado ou personalizado.

  • Exemplo de serviço personalizado do governo federal: aplicativos GOV.BR e SOUGOV

  • Sistemas personalizados ...

    tipo de questão que ou elimina ou classifica, porque pode estar certa ou errada, a depender da banca..

  • Anexo do Decreto 10332/2020

    Objetivos da Estratégia do Governo Digital para o período de 2020 a 2022

    (...)

    Objetivo 9 - Serviços preditivos e personalizados ao cidadão;

    (...)


ID
5615173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o próximo item, quanto à reforma do aparelho do Estado, ao Estado regulador, aos conselhos de gestão, à transparência da administração pública e à gestão por competências.


A sociedade pode acompanhar o uso dos recursos públicos por meio das informações disponíveis no Portal da Transparência, o qual engloba, entre outras, informações sobre despesas realizadas pela Câmara dos Deputados, por exemplo. 

Alternativas
Comentários
  • O QUE VOCÊ ENCONTRA NO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

    As informações existentes no Portal referem-se ao Poder Executivo e à esfera federal. A ferramenta publica, ainda, dados sobre assuntos transversais ou que estejam relacionados à função da maioria desses órgãos.

    https://www.portaltransparencia.gov.br/sobre/o-que-voce-encontra-no-portal

  • Gab.: Errado!

    No Portal da Transparência engloba informações da Administração Pública Federal!

    Não está incluso, portanto, informações sobre a Câmara dos Deputados, pertencente ao Poder Legislativo.

  • Cai igual um pato :(

  • Pegadinha do caramba. Dá a entender que o item se refere ao Portal de Transparência da Câmara dos Deputados. Deveria se referir ao Portal da Transparência do Governo Federal. Aí sim possui informações apenas do Poder Executivo Federal.

  • Errei na prova e errei aqui de novo