SóProvas


ID
2052901
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A primeira teoria desenvolvida para explicar de uma maneira mais clara o comportamento dos compostos foi a Teoria do Campo Cristalino (TCC) desenvolvida em 1929 por Hans Bethe e ampliada por Van Vleck (1935). Sobre a teoria, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Um fator que não afeta o desdobramento do campo cristalino é o estado de oxidação da espécie central.
( ) No modelo da TCC, a interação eletrostática metal‐ligante remove parcialmente a degeneração dos cinco orbitais d que existem no íon metálico isolado.
( ) Os ligantes são considerados cargas ou dipolos pontuais.
A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • LETRA D.

    Suposições da teoria do campo cristalino:

    os ligantes são vistos como cargas pontuais

    Não há interação entre os orbitais dos ligantes e do metal

    todos os orbitais d do metal tem a mesma energia, mas quando há a formação do complexo, os ligantes  removem o caráter degenerado desses orbitais.

  • (   F  ) Um fator que não afeta o desdobramento do campo cristalino é o estado de oxidação da espécie central.

    Fatores que afetam o desdobramento do campo cristalino:

    1 - natureza do ligante: os halogênios são ligantes de campo fraco, o grau de desdobramento do campo cristalino tende a ser baixo

    exemplos de ligante de campo forte são: NO2, PPh3, CN-, CO.

    2- Identidade do metal Mn+2 < Ni+2 < Co+2 < Fe+2 < (...) Ir3+ < Pt+4 na qual a Platina é a que mais desdobra o campo cristalino

    3 - Simetria do campo - espécies octaédricas desdobram mais que espécies quadrada planar, ou trigonal etc

    4 - Oxidação - se aumetar a oxidação aumenta o Δ  e lembrando que se o valor de Δ o for maior que P (energia de emparelhamento) o campo será forte e o spin baixo, da mesma forma se o Δ o for menor que P o campo será fraco e spin alto

    (   V  ) No modelo da TCC, a interação eletrostática metal‐ligante remove parcialmente a degeneração dos cinco orbitais d que existem no íon metálico isolado.

    Verdadeiro. Conceito da teoria do campo cristalino é essa mesma, na qual cada ligante possui cargas pontuais, e é usada para explicar a "distribuição eletrônica" dos compostos complexos, essa teoria, postula que a única interação existente entre o íon central e os ligantes é de natureza eletrostática, na qual o ligante é considerado cargas ou dipolos pontuais.

    (  V   ) Os ligantes são considerados cargas ou dipolos pontuais. Verdadeira