-
a colocação de criança em família substituta não pode preceder trabalho com os vínculos afetivos em relação a sua família natural.
-
onde a alternativa d está errada?
-
Tiago, o erro da assertiva "d" é que a mesma está afirmando, em outras palavras, que não é benéfico à criança saber que é adotada, afirmação esta que está em desacordo com as teorias acerca desse tema que afirmam que a criança pode e deve saber da sua origem.
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
Gabarito: E
-
A palavra "cooping" tem erro de soletração. O termo correto na literatura é "coping", que significa enfrentamento, formas de se lidar com elementos traumáticos ou estressantes. Cooping tem outro significado que não condiz com o contexto da questão.
-
Alguém pode indicar bibliografia sobre o tema?
-
"A" - está errada, pois não há previsão no ECA para tal procedimento de escuta. Além disso, tal prática mostra-se descabida tendo em vista o sofrimento que causaria.
"B" - está errada esse não é o trabalho da defensoria
"C" - está errad pois o cooping é um fenômeno que ocorre em outras espécies de animais, não humanos, em que o filho passa a copiar certos comportamentos com quem ele tem o primeiro contato visual. Exemplo é o condor andino, animal ameaçado de extinção, que tem sua cabeça coberta por um capuz quando o filhote tem contato com os tratadores de centros de preservação.
"D" - está errada pois a criança saber que é adotada não produz em si problemas.