SóProvas


ID
2053114
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que tange às organizações familiares na contemporaneidade, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • as composições e recomposições familiares repercutem nas funções desempenhadas por pais e filhos, na organização do grupo familiar e na construção da subjetividade de cada membro da família. 

  • muito fácil...pois, as erradas estão muito erradas:

    a)às formas de os pais biológicos (errado)

    b)caraterizados como disfuncionais (errado)

    c) certo

    d)no âmbito da pesquisa, independe desta compreensão (errado)

    e)portanto reconhecida como imutável (errado)

     

  • Segundo Gorin et al (2015), "com efeito, as reorganizações são constantes e a parentalidade continua a ser exercida, não necessariamente pelo pai e pela mãe biológicos, no contexto da família nuclear tradicional, mas pelo arranjo que se compõe para exercer as funções parentais em relação às crianças" (p. 10) (A)

     

    Segundo Gorin et al (2015), "assim, as várias formas de ser pai e ser mãe hoje, em função da formação social da família e da valorização progressiva da busca da felicidade, acolhem distintos arranjos conjugais e familiares" (p. 12) (B)

     

    Segundo Gorin et al (2015), "as composições e recomposições, em voga nos dias de hoje, repercutem nas funções desempenhadas por pais e filhos, na organização do grupo familiar e na construção da subjetividade de cada membro da família" (p. 11) (C)

     

    Segundo Gorin et al (2015), "o estudo das famílias, tanto no campo da clínica quanto no âmbito da pesquisa, depende da compreensão das transformações existentes no contexto sócio-histórico, que incidem nas diversas formas de família dos tempos atuais, produzindo, por sua vez, novas práticas parentais" (p. 12) (D)

     

    Segundo Gorin et al (2015), "o importante é notar que nenhum dos autores se refere a alguma organização familiar de determinada época como estanque e, sim, como instituição da sociedade que se altera dinamicamente de acordo com a época e, portanto, também se altera na forma de ser pai e mãe (p. 11) (E)

     

    Fonte: GORIN, M. et al . "O estatuto contemporâneo da parentalidade". 2015, p. 3-15.

     

    ------------------- 

    Gabarito: A