GABARITO D:
Os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade são temas dos mais “batidos” em provas de concursos.
Eficiência se relaciona com o uso dos recursos disponíveis para atingir nossos objetivos. Portanto, quando falamos que alguém foi eficiente, é porque essa pessoa utilizou os recursos que tinha de forma adequada.7
Seria então a maneira como fazemos algo buscando atingir um objetivo! Lembre--se de que esses recursos podem ser vários, como o tempo, as pessoas, o dinheiro, as matérias-primas etc.
Eficácia é fazer a coisa certa! O conceito é relacionado não com a utilização dos recursos, mas se realmente atingimos o objetivo que traçamos.
GABARITO: D
Eficiência refere-se ao modo como determinada atividade é realizada, é o meio, não o fim.
Eficácia tem haver com o resultado referente a uma atividade, é o fim e não o meio.
Exemplificando:
Digamos que você esteja a estudar para a prova: separou todo o material adequadamente, esteve presente em todas as aulas, realizou todas as atividades e estudou todo o conteúdo necessário de forma bastante concentrada. Pois bem, você foi eficiente na preparação para o exame.
Posteriormente, na realização do exame, mesmo tendo se preparado adequadamente, suponhamos que você não tenha conseguido alcançar a nota 10. Nesse caso, você teria sido eficiente (meio) e não eficaz (fim). Portanto, alunos que estudam bastante são exemplos de eficiência, o que não garante a eficácia.
O contrário também é valido, ou seja, caso tivesse se preparado mal para o exame e conseguido alcançar a nota pretendida, teria sido ineficiente (meio), mas eficaz (fim).
Fonte: http://www.estudoadministracao.com.br/ler/diferenca-entre-eficiencia-eficacia/