-
Letras "A" e "D" são aplicabilidades gerenciais humanas.
Letras "B" e "C" são técnicas.
"E" considerei conceituai. GABARITO.
-
Segundo Chiavenato (2000, p. 3):
"Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato."
As habilidades conceituais são imprescindíveis aos Administradores de Topo.
FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/administrador-habilidades-e-caracteristicas/13089/
GABARITO: LETRA E
-
A) capacidade de estabelecer e manter relações formais e informais (= humana), especialmente do mesmo nível hierárquico.
B) Estimula, no gerente, a capacidade de supervisão de primeira linha quando o seu trabalho está diretamente ligado ao operacional. (= técnica)
C) Está relacionada com atividade especifica (= operacional) do gerente e compreende conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização das tarefas. (= técnica)
D) Abrange a compreensão das pessoas e suas necessidades e atitudes, estimulando, no gerente, a capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas. (= humana)
E) Envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade organizacional e usar o intelecto para formular estratégias.
-
A questão em análise nos questiona sobre o postulado de Katz em relação às habilidades gerenciais. Em relação à habilidade conceituai, vejamos qual das alternativas está correta.
Robert Katz é um dos principais nomes no que diz respeito aos estudos das habilidades gerenciais, responsável por retomar e aprofundar as ideias de Henri Fayol. Ele, Katz, dividiu as habilidades gerenciais em três categorias, como apresenta Maximiano (2018):
- Habilidade técnica: é a habilidade intimamente relacionada com a atividade específica do gerente. Estão relacionados às habilidades técnicas os conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização das atividades que estão no campo da sua área especializada do gestor.
- Habilidade humana: é a área que envolve a compreensão das pessoas e das suas necessidades, interesses e atitudes. Tem a ver com a capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas.
- Habilidade conceitual: é a habilidade que envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade da organização como um todo e usar, a partir disso, o intelecto para formular estratégias. A criatividade, planejamento, raciocínio abstrato e entendimento do contexto são representações da habilidade conceitual.
De Acordo com Katz, conforme o indivíduo sobe na hierarquia, a importância da habilidade técnica diminui, ao passo que a habilidade conceitual se torna mais importante.
Feita essa apresentação sobre o assunto, podemos concluir que a alternativa "E" é a correta.
GABARITO: E
Fonte:
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.