Na era da Gestão da Qualidade Total, o tema qualidade passou a ser visto como FATOR ESTRATÉGICO para o sucesso das organizações.
Desssa forma, todas as atividades da organização devem ser vistas como importantes para que a organização tenha qualidade.
Principais características da GQT:
- Prevenção do defeito
- Melhoria contínua
- Foco no cliente
- Envolvimento dos empregados
- Benchmarking
- Qualidade vista como diferencial competitivo pelos clientes e parceiros da empresa
4ª Era: da Gestão da Qualidade Total – Gestão Estratégica da Qualidade (Total Quality Management – TQM)
Esta era teve início a partir da invasão, no mercado americano, dos produtos japoneses de alta qualidade no final da década de 1970. A Era da Gestão da Qualidade Total é considerada a soma das três eras que a precedem e está em curso até hoje, quando sofreu uma alteração para Gestão Estratégica da Qualidade.
MELHORIA CONTÍNUA (KAIZEN)
Kaizen é uma expressão de origem japonesa – kai (mudança) e zen (bom) –, sendo traduzida como melhoramento contínuo. Para a filosofia do kaizen, nada na organização é estático. As melhorias podem ser apenas moderadas, mas devem ser contínuas e constantes. Significa nada menos que a constância de propósito.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL – GQT
É um modelo de gestão que tem como princípios:
• Foco no cliente/usuário: é uma necessidade reconhecer que, por mais que se busque a melhoria dos processos e o aperfeiçoamento da organização, o foco é a satisfação das demandas do cliente/usuário;
• Trabalho em equipe;
• Decisões baseadas em fatos e dados;
• Busca constante da solução de problemas: constância de propósito;
• Diminuição dos erros: não aceitação de erros.
ATENÇÃO!!! A principal característica do modelo de gestão baseado na qualidade é o foco no cliente. Lembre-se: quem diz o que é qualidade é o cliente/usuário
GABARITO: B - Criação de produtos de qualidade, envolvimento do cliente e desenvolvimento de parcerias com fornecedores.