Letra C
A: "Os custos benefícios comparam alternativas de programas/projetos/ações de saúde que apresentam o mesmo resultado." ERRADO! Trata-se, na verdade, da análise de custo-minimização (ACM), também denominada custo-identificação ou custo-eficiência, compara duas alternativas de programas, projetos, ou ações de saúde, que tenham o mesmo resultado (alcançam mesmo objetivo) e escolhe aquela com o menor custo, ou seja, é somente a busca da alternativa mais barata. Já a análise de custo-benefício (ACB) efetua a comparação entre custos e benefícios associados a diferentes alternativas de intervenção ou programas de saúde, sendo os custos e os benefícios apresentados sob forma de unidades monetárias. A principal vantagem da ACB é a possibilidade de comparação entre intervenções ou programas de saúde que apresentem desfechos diferentes.
B: "Os custos variáveis são aqueles que permanecem constantes, independente do volume de produção." ERRADO! Refere-se ao custo fixo. Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura.
C: "Os custos indiretos necessitam de algum critério de rateio para a sua devida apropriação." CORRETO! Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Necessita de taxas/critérios de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado.
D: "Os custos diretos mantêm uma relação direta com a produção, ou seja, crescem à medida que o volume de atividades aumenta." ERRADO! Trata-se dos custos variáveis. Assim, o total dos custos variáveis cresce à medida que o volume de atividades da empresa aumenta.
E: "Os custos fixos podem ser diretamente identificados ao produto ou serviço." ERRADO! Na verdade, os custos diretos é que podem ser diretamente identificados ao produto ou serviço. Assim, custo direto é aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado.
Fonte: http://www.uece.br/cmasp/dmdocuments/ricardojorge_2012.pdf, http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/custos_direitos.htm e anotações próprias.
"Se você cansar, aprenda a descansar, e não a desistir!"
Bons estudos!